Em determinados momentos profissionais, é possível que você se encontre em dúvida ou desorientado em relação ao mercado de trabalho. Geralmente, quando isso acontece, é porque chegou o momento de dar mais um passo rumo ao sucesso profissional. Um bom start pode ser desenhar o seu plano de carreira em Y.
As possibilidades são inúmeras: se candidatar para uma vaga, investir em cursos de negócios, pedir um aumento salarial ou até mesmo mudar completamente de área. O que importa é entender e mensurar, conforme for possível, quais são os melhores caminhos a seguir.
Da carreira em Y a carreira em W
O conceito de carreira em Y surgiu, como a própria grafia da letra Y mostra, da ideia de que um profissional tem dois caminhos a seguir, como se fosse uma bifurcação: especialista ou gestor. Após se inserir no mercado de trabalho e de adquirir certa experiência, muitos profissionais escolhem entre se qualificar tecnicamente e entender toda a parte operacional dos projetos em que trabalham ou focar nas habilidades necessárias para gestão e liderança.
Leia também: Carreira estagnada: saiba como reverter essa situação
No entanto, essa bifurcação aplica-se apenas a algumas áreas e perfis profissionais. Já para outros, o ideal é tentar outro modelo. Principalmente com as mudanças atuais no mercado de trabalho, cada vez mais trajetórias híbridas têm ganhado destaque, repensando as formas de se gerenciar equipes e projetos.
Neste cenário, surgiu o conceito de carreira em W, que vai de um lado ao outro, coletando e mesclando experiências ao longo da caminhada profissional. O estilo dinâmico e multidisciplinar desse modelo leva em consideração a versatilidade de cada pessoa e de cada demanda.
Afinal, qual escolher?
Separe alguns minutos para analisar sua área de atuação, o mercado em geral, o que faz no dia a dia e perceba o que te faz mais feliz nesse momento. Caso sinta que deseja se especializar ou se tornar um grande líder, não perca tempo: invista no que deseja e mantenha o foco. Logo colherá os frutos.
Em contrapartida, talvez você precise de algo mais dinâmico e multifacetado, de forma que consiga usar experiências variadas que adquiriu ao longo da vida para agregar valor e qualidade ao seu trabalho. Nesse caso, a carreira em W está mais alinhada com o seu perfil.
Mesmo que você ainda esteja em dúvida sobre carreira em Y ou W, ou analisando suas possibilidades, com certeza um curso de MBA pode ampliar os horizontes necessários para seu crescimento.