Se você já está cursando a sua pós-graduação provavelmente ficou na dúvida de como colocar pós-graduação em andamento no currículo, não é mesmo? Isso é muito comum em quem começa o curso e está em busca de uma nova oportunidade de trabalho.
Um dos pontos positivos em cursar uma pós é conseguir enriquecer ainda mais seu currículo, pois isso te dá mais autoridade profissional e aumenta suas chances na hora da seleção para determinadas vagas.
É importante que a formação acadêmica esteja visível logo após os dados pessoais e o seu objetivo profissional. Quando falamos de pós-graduação é importante explicar qual curso foi realizado — lato sensu ou stricto sensu.
Continue acompanhando este artigo para saber como colocar pós-graduação no currículo corretamente, organizar suas outras formações e garantir que o seu currículo seja notado.
Como colocar pós-graduação em andamento no currículo?
Antes de mais nada, é importante saber que os cursos que foram realizados devem estar em ordem cronológica decrescente. Ou seja, da mais recente para a mais antiga. Isso facilita o entendimento do recrutador ao ver as informações do currículo.
Uma das dúvidas de quem cursa pós-graduação é se está correto incluir no currículo mesmo que ainda esteja em andamento. E a resposta é sim, o curso pode ser incluído no seu currículo. Ter uma pós, mesmo em andamento, conta como diferencial e os recrutadores são capazes de identificar sua proatividade por buscar novas habilidades.
Mas, para não gerar mal entendido é importante tomar cuidado na hora que incluir o curso e deixar claro que você ainda está cursando e a previsão de conclusão. Abaixo, listamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de montar seu currículo:
Coloque sua pós-graduação na área de formação acadêmica do seu currículo
O certificado ou diploma da sua pós deve estar na parte de formação acadêmica. Mesmo que o seu curso de pós seja lato sensu — também conhecidos como especialização e MBAs — devem constar nessa parte. Ter esse certificado no currículo é importante para mostrar o seu domínio no assunto.
Na área de formação acadêmica devem entrar os certificados que tenham tempo mínimo de 100 horas na carga horária total. Outros certificados que você considera importante devem estar em cursos extras, que geralmente é a última categoria do currículo.
Preste atenção à ordem das informações
Quando for colocar suas certificações, lembre sempre do seu objetivo profissional e da vaga que você está buscando ocupar. Normalmente, a organização é feita em ordem cronológica decrescente e sempre observando o grau de escolaridade em cada certificação. Caso você tenha mais de uma pós-graduação, deve se atentar a seguinte ordem:
- Doutorado;
- Mestrado;
- MBA;
- Especialização.
Essa não é uma regra para ser seguida, pois se você tiver um mestrado em uma área e o MBA em outra, mas deseja seguir na área do seu MBA, ele deve vir antes do mestrado no seu currículo.
Indique as informações da sua pós-graduação de forma clara e concisa
Outro ponto importante é saber organizar as informações da maneira mais direta possível. Assim, a pessoa que está lendo o seu currículo consegue identificar imediatamente as suas experiências e habilidades. Por exemplo:
Pós-graduação lato sensu/especialização em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas
Unopar EAD
Data de Início: Fevereiro/2021
Previsão de conclusão: Dezembro/2021
Incluir o curso, instituição de ensino responsável pela certificação e o período que vai concluir a pós-graduação é muito importante na hora de montar seu currículo e enviá-lo para a vaga que deseja. Assim, o recrutador sabe que você entende do assunto, mas ainda está finalizando o curso.
Pós-graduação em andamento no currículo: como colocar?
Existem duas formas para colocar a sua pós em andamento no currículo. São elas:
Especialização em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas — Cursando
Unopar EAD
Fevereiro/2021 — Dezembro/2021
Pós-graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas
Unopar EAD
Data de Início: Fevereiro/2021
Previsão de conclusão: Dezembro/2021
De qualquer forma, é importante que seu curso esteja no seu currículo e da maneira correta, deixando claro que você ainda está cursando e a data que será concluído.
Tenha certeza da validade da sua pós-graduação
Para o recrutador reconhecer a sua pós-graduação, é importante que ela seja válida e reconhecida pelo MEC. Por isso, ao decidir começar o curso, busque saber se a instituição escolhida tem esse reconhecimento.
Com o aumento dos cursos EAD, é normal encontrar cursos lato sensu e o MBA on-line. Todas as instituições que têm reconhecimento pelo MEC deixam isso no site e na aba do curso que você escolheu, mas também é possível checar a informação no próprio site do Ministério da Educação.
Saber como colocar pós-graduação em andamento no currículo pode te ajudar a se destacar dos demais concorrentes e mostrar que, por mais que você ainda esteja cursando, tem domínio na área em questão. Continue no blog e aproveite para ler como montar uma carta de apresentação com um conteúdo imbatível.
[Infográfico] Passo a passo de como montar um bom currículo
Para que você seja um destaque nos processos seletivos, é de boa prática construir um ótimo currículo para ter mais chances de passar no emprego dos sonhos. Pensando nisso, nós fizemos um infográfico com 10 passos para montar um bom currículo. Confira e boa sorte!