O que é carreira acadêmica e como trabalhar na área

pessoas no corredor de uma universidade para ilustrar texto sobre o que é carreira acadêmica

Muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre o que é carreira acadêmica, mas, basicamente, você vai se dedicar a produzir novos conhecimentos, por meio de muita pesquisa sobre temas que você tem mais afinidade. Para seguir esse caminho, é importante iniciar o mestrado. Logo depois, para dar continuidade aos estudos, vem o doutorado e o pós-doutorado. O aluno que opta por esses tipos de cursos escreve muitos artigos científicos e está sempre envolvido com teorias.

Vale ressaltar também que, ao escolher os cursos dessa modalidade stricto sensu, você terá uma aproximação maior e contínua com as universidades por conta das pesquisas. Além disso, o aluno formado num mestrado, por exemplo, tem mais chances de dar aulas nas instituições de ensino superior, aliando a sua prática como pesquisador à docência. Esses profissionais também costumam fazer projetos de iniciação científica com os estudantes da graduação ou participam de grupos de estudos.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Mestres e doutores costumam ser curiosos, estão sempre estudando e não param de se atualizar. Eles participam de congressos, seminários, simpósios e diversos tipos de eventos acadêmicos a fim de debater ideias, estar de olho nas tendências de sua área e promover o enriquecimento dos seus trabalhos e pesquisas. Dessa forma, caso seja do seu interesse, saiba que os estudos caminharão com você por uma longa jornada e é importante ter disciplina para manter as aulas, pesquisas e produções em dia.

O que é carreira acadêmica e como trabalhar na área

A vida acadêmica traz inúmeras possibilidades ao profissional. Além de poder trabalhar em indústrias, laboratórios ou centros de estudo, ele pode atuar dando consultorias a empresas dentro do seu segmento de atuação. Lembrando que é possível fazer mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento (humanas, exatas e saúde/biológicas). A partir do momento que você escolhe o curso, você seguirá uma linha de pesquisa e se aprofundará nela, estudando e investigando cada vez mais.

A atividade como professor universitário, que é o mais recorrente para quem decide entrar na carreira acadêmica, contempla diversas demandas. Além de dar aula, o profissional participa de bancas de avaliação e orienta os projetos de pesquisa dos alunos da graduação e pós-graduação. Em paralelo, ele está sempre criando artigos científicos e costuma divulgar os seus conhecimentos em publicação de livros autorais ou por meio de participações em capítulos de livros, por exemplo.

Leia também: Quer desenvolver novas soft skills? 5 livros para você ler

Com tanta dedicação no ambiente universitário, uma carga alta de trabalho e constante aprendizado, os salários desses profissionais costumam ser maiores. A pessoa que decide seguir esse caminho, encontra grandes possibilidades de construir uma carreira promissora. Além disso, na hora de escolher o curso, o aluno não necessariamente precisa seguir na mesma área de sua graduação, pode também migrar para outra. 

Nesse sentido, vale a pena conectar o conhecimento já adquirido na primeira formação com o seu campo de pesquisa atual, para agregar valor e aproveitar o conteúdo aprendido. Você também pode optar por estudar em universidades brasileiras ou internacionais. Alguns alunos, inclusive, fazem uma parte do curso aqui e outra no exterior.

Caso você decida fazer o mestrado logo após a graduação ou mesmo depois de uma pós-graduação, é importante que você tenha, além do currículo comum atualizado, o Lattes. Essa é uma plataforma em que é possível reunir todas as informações profissionais e acadêmicas de estudantes e pesquisadores. Dessa forma, você conseguirá inserir nesse espaço os seus artigos científicos, livros que foram escritos por você ou coparticipações, presença em eventos, pesquisas etc.

É importante mencionar ainda que, quando você participa de diferentes eventos do seu meio acadêmico e tem diversos artigos científicos publicados, você terá mais pontos quando for prestar concursos para atuar como professor em universidades federais. Além disso, o networking na carreira acadêmica também é muito importante. Por meio de contatos com outros estudantes e professores, podem surgir grandes projetos ou realização de intercâmbio de trabalhos com universidades fora do Brasil.

Conhecer um pouco mais sobre o que é carreira acadêmica e suas possibilidades de atuação irá ajudar você a decidir se esse é o melhor caminho para a sua carreira. Se você gosta de pesquisa e tem interesse em mergulhar num determinado assunto com um estudo contínuo, essa pode ser uma área próspera para você. Mas, caso tenha interesse em fazer uma pós-graduação primeiro, antes de partir para a vida acadêmica, confira os cursos de especialização EAD com duração de 6 e 10 meses.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!