O mercado audiovisual se tornou um das principais ferramentas de comunicação, visto que consumimos e criamos conteúdos diariamente. E esse novo comportamento das pessoas trouxe grandes oportunidades para o setor. Para se ter uma ideia, só na última década, o crescimento das produções nacionais foi de mais de 1.000%. Já o nicho de filmes, séries e vídeos para a internet alçou voo com o streaming e os conteúdos digitais. São mais de 500 horas de vídeos enviados ao Youtube por minuto, 300 mil empregos gerados só no Brasil e uma média de 70 produções novas por mês na Netflix.
Por isso, se você está pensando em seguir carreira no mercado audiovisual ou fazer uma transição para a área, é muito importante conhecer mais a fundo esse promissor setor, antes de tomar a sua decisão. O audiovisual brasileiro é um setor em plano desenvolvimento e surgem novas oportunidades a todo momento.
Para que você consiga boas oportunidades, é super importante investir em uma especialização, como a pós-graduação em Produção Multimídia, com ênfase em audiovisual, para aprofundar o seu conhecimento nas possíveis atuações da área. Seja no cinema, televisão, publicidade ou na internet, é importante que o profissional compreenda bem todas as possibilidades da sua carreira para conseguir desenhar o seu plano de carreira. Para te ajudar nesse processo, listamos 4 dicas de ouro sobre o que é preciso para se destacar no mercado audiovisual.
Como ganhar destaque no mercado audiovisual?
1. Entenda o mercado audiovisual
Como mencionamos, existem diversos caminhos e oportunidades dentro do setor audiovisual nos quais você pode atuar. Por isso, antes de querer aprender tudo de uma vez, é necessário estudar o mercado como um todo para entender qual é a área que você possui mais afinidade.
É preciso entender que a produção audiovisual é um trabalho em conjunto, no qual existem diversas tarefas a serem realizadas durante o processo. Elas vão desde a construção do roteiro, a definição dos equipamentos e o pós-produção.
2. Invista na sua qualificação profissional
Depois de definir a área em que pretende atuar, é preciso investir na especialização profissional para entrar no mercado audiovisual. Para isso, existem opções de cursos de 6 ou 10 meses, como o curso de pós-graduação em Produção Multimídia com Ênfase em Audiovisual, no qual você poderá aprender sobre as ferramentas, tendências, mercado de trabalho e a evolução da produção multimídia no audiovisual.
Durante as aulas, você aprofundará o seu conhecimento sobre as teorias e técnicas, desenvolvendo uma nova perspectiva para os projetos audiovisuais a partir dos distintos formatos e telas disponíveis no mercado.
3. Tenha um portfólio
Para entrar no mercado audiovisual, é fundamental ter um portfólio detalhado que consiga mostrar a sua atuação em diferentes frentes, exaltando a experiência profissional. É a partir do portfólio que os clientes conseguem entender o seu trabalho, além de terem a comprovação que você é o profissional ideal para o que elas precisam. Por isso, invista tempo para desenvolver um bom material para apresentar aos seus futuros clientes — ele é a porta de entrada para seu sucesso!
Um bom exemplo disso é a história de Kazuya Masunouchi, que saiu do estágio aos 19 para se dedicar à sua produtora, Big Mouth, fundada com outros colegas de faculdade. Para ganhar portfólio, adotou uma estratégia que foi fundamental para trazer maturidade e portfólio para a produtora. “Começamos com as festas universitárias e, cerca de 2 anos depois, migramos para live marketing, que são os eventos corporativos, mas a nossa meta sempre foi trabalhar com publicidade mesmo. 6 anos depois do início da empreitada, a Big Mouth se transformou em Big e acumula em seu portfólio projetos para grandes marcas, como Facebook, You Tube, Oi e Heinz”, diz.
Uma dica para quem está iniciando no mercado audiovisual é buscar parcerias com diretores, fotógrafos e outros profissionais relacionados, a fim de criar um projeto em conjunto para servir como portfólio. Dessa forma, você poderá mostrar suas habilidades profissionais. É importante que esse material fique disponível na internet, assim estará acessível para que as pessoas entrem em contato com você.
4. Invista na sua estrutura
Kazuya decidiu focar na sua própria produtora aos 19 anos. E como todo jovem empreendedor, teve algumas dificuldades nos processos administrativos. Para contornar isso, trouxe outros profissionais para o back office da produtora, o que permitiu que todos os sócios se dedicassem quase que totalmente para as gravações. “Existe um curso em cima disso, e tem gente que tenta operar isso de forma interna, mas eu entendo que isso não seja um gasto, e sim um investimento a longo prazo”, detalha Kazuya.
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