Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Por que é importante pensar de forma sustentável?

Sabemos que a sustentabilidade é um dos temas mais discutidos atualmente e, diariamente, percebemos os impactos da ação humana no meio ambiente. Dessa maneira, entendemos por que a sustentabilidade é tão necessária para melhorar a nossa qualidade de vida. Porém, ser sustentável, às vezes, parece muito complicado e até impossível. Mas queremos te dizer que o primeiro passo para pensar de forma sustentável é dar início a pequenas mudanças que farão bem tanto para nós quanto para quem está ao nosso redor.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Você sabe como pensar de forma sustentável?

Talvez você esteja se perguntando: “mas como eu posso começar essa jornada sustentável?” A partir dessa premissa, preparamos várias dicas e sugestões para você começar a pensar de forma sustentável. 

Mas, antes, o que é ser sustentável?

Ser sustentável significa ter ações que não prejudicam o meio ambiente. Devemos aproveitar de maneira responsável o que o planeta disponibiliza, cuidando e preservando os recursos naturais. 

Leia também: Por que estudar tecnologias sustentáveis é um passo importante para o futuro

Conheça os 3 Rs da sustentabilidade

Os 3 Rs da sustentabilidade têm como objetivo preservar a natureza e o meio ambiente. Em 1992, durante a Conferência da Terra e, em 1993, no 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, diversas ações foram sugeridas para reduzir os futuros danos ao meio ambiente. Mas o que são os Rs?

Reduzir

A redução pode ser aplicada a várias ações do nosso dia a dia, como: evitar o desperdício, não apenas de alimentos, mas também ao preferir produtos que tenham maior durabilidade; reduzir o uso de água e energia; evitar o uso de sacolas plásticas; trocar guardanapos de papel por guardanapo de pano e outras inúmeras ações que têm o objetivo de reduzir a produção de lixo e a produção de novos produtos. 

Reutilizar

Nessa  esfera, o objetivo é reutilizar um produto não necessariamente na sua função inicial, podendo transformá-lo para criar novas propostas, prolongando sua vida útil. Alguns exemplos de reutilização: quando for às compras, prefira as sacolas reutilizáveis; dê novas funcionalidades a objetos parados em casa, como uma lata de leite condensado, que pode ser reutilizada para guardar objetos e, quando possível, utilizar diversas vezes o mesmo item.

Reciclar

A reciclagem tem como objetivo utilizar materiais usados para a produção de novos produtos. É um processo que reaproveita lixo, como plástico, papel, latas e outros. Para reciclar, devemos fazer a coleta seletiva em casa e separar os itens que podem ser reciclados. Depois, é só levá-los  a pontos de coleta. 

Como ter práticas mais sustentáveis?

Separamos 4 atitudes para você pensar de forma sustentável e colocar em prática a sustentabilidade durante a sua semana.

1 – Desperdício de alimentos

Essa pequena mudança tem um grande impacto. Para evitar o desperdício, o ideal é preparar alimentos que sejam suficientes para o consumo de todos em sua casa e, além disso, servir pequenas porções de comida, desta maneira evitando a produção de lixo. Uma terceira forma de evitar o desperdício é fazer receitas com as sobras de comida do dia anterior, como, por exemplo, bolinho de feijão e arroz de forno. 

2 – Bicicleta

Você sabia que veículos automotores são um dos principais emissores de gases poluentes para o nosso planeta? Pensando nisso, deixar o carro em casa e optar pela bicicleta evita a emissão de gases que são prejudiciais para o meio ambiente. Além disso, o uso da bicicleta faz bem para o nosso corpo, pois é uma forma de exercício físico. 

3 – Energia solar

Como uma fonte de energia limpa e renovável, a energia solar não consome matérias-primas e ajuda na redução do uso da energia elétrica. Outro benefício do uso da energia solar é a redução de custos nas suas contas mensais.  

4 – Redução do consumo de carne bovina

A redução desse alimento é uma maneira eficaz de contribuir para o não desmatamento e também para combater as mudanças climáticas que são geradas através da criação desses animais. Segundo estudo apresentado pelo Greenpeace, a redução em 50% do consumo de carne até 2025 pode contribuir positivamente para o futuro do planeta. Para colocar em prática essa dica, você pode aderir à Segunda Sem Carne.

Pensar de forma sustentável não precisa ser difícil

Com pequenas ações diárias, conseguimos ter um pensamento e uma vida mais sustentáveis. Essas atitudes acarretam grandes mudanças, por isso, comece a colocar em prática a sustentabilidade hoje mesmo.

Para integrar esse tema na sua formação acadêmica, a arquitetura pode ser a escolha perfeita. Nesta carreira, você poderá criar projetos arquitetônicos sustentáveis com o objetivo de otimizar os recursos naturais disponíveis no planeta. Ficou curioso? Conheça a Arquitetura EAD

Se você gostou deste conteúdo, acesse o blog Portal Pós para conferir mais dicas de carreira, mercado e tendências. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades