Receber feedback: por que é importante para o seu desenvolvimento?

Embora muitas pessoas ainda possam se sentir intimidados por essa prática, a verdade é que receber feedback da maneira correta pode te ajudar muito a evoluir como profissional. Se você faz parte do grupo de pessoas que não se sente à vontade com a avaliação de colegas e gestores, esse texto foi feito para você. A seguir, veremos como o feedback, quando feito da maneira correta, pode te ajudar. Acompanhe.

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O que é um bom feedback?

É comum que pessoas que tiveram experiências ruins com essa prática não gostem nem de ouvir a palavra feedback. Afinal, muitos gestores não têm inteligência emocional ou empatia suficiente para fazê-lo da melhor forma. Antes de qualquer coisa, o bom feedback precisa ter um propósito, ser muito claro, e acontecer em um lugar onde apenas os envolvidos possam se ouvir.

Além disso, quando ele for negativo, é necessário que haja empatia, espaço para escuta e orientação sobre o que pode ser feito a seguir.

Por que receber feedback é importante para o seu desenvolvimento?

Como vimos, quando essa conversa é feita de uma maneira humanizada e com propósito, não existe motivo para querer evitá-lo. Mas se só isso não é suficiente para te convencer, confira a seguir os motivos que mostram porque o feedback é importante para o seu desenvolvimento.

1 – O feedback promove autoconhecimento

Quando você ouve a opinião de uma outra pessoa – especialmente se é alguém que você admira e confia isso colabora bastante para que você passe a ter uma outra visão sobre si. Além disso, o feedback é a chance de confirmar seus pontos fortes e apostar cada vez mais neles, seja para buscar uma promoção, mudar de área ou tentar um movimento diferente na sua carreira.

Em outras palavras, quando esse retorno sobre o nosso trabalho e comportamento não é confundido com criticismo, podemos utilizá-lo para tomar decisões melhores e aprimorar o nosso desempenho.

2 – O feedback te ajuda a trabalhar nos seus pontos fracos

Como dissemos, é comum que as pessoas encarem o feedback como uma crítica e  acabem levando-o para o lado pessoal. E esse erro pode custar o seu crescimento profissional. Quando você recebe um feedback da maneira correta, encontra uma excelente oportunidade de mapear seus pontos fracos, analisá-los e identificar as ferramentas para melhorar.

Em lugares onde não existe essa prática, cria-se um ambiente de desconfiança, incertezas e frustrações. E o pior, pessoas podem ser demitidas de uma hora para a outra porque não tiveram a chance de descobrir onde estavam errando e trabalhar para melhorar.

3 – O feedback pode te motivar

Outro grande motivo pelo qual o feedback é importante para o seu desenvolvimento é que ele pode te motivar. Se for um feedback positivo, a sensação de recompensa no seu cérebro te estimulará a continuar trabalhando para ser recompensado novamente e, assim, o ciclo continuará se repetindo.

Por outro lado, se a conversa for sobre seus erros ou pontos fracos, apesar de ser um pouco desconfortável, servirá para que você se motive a mostrar que pode ser melhor. Seja qual for o motivo da conversa, quando você encara o feedback como uma nova chance, você sai dela capaz de tomar atitudes que favorecem a sua carreira.

Comece a pedir feedback

Agora que você já conhece a importância dessa prática, que tal você mesmo ir atrás do seu feedback? Sim, você não precisa esperar que um colega, gestor ou profissional do RH decida quando ter essa conversa.

Aí vão algumas dicas de como aproveitar esse momento:

  • Prepare as suas perguntas antecipadamente;
  • Seja direto e faça perguntas específicas;
  • Esteja aberto para ouvir e aprender;
  • Procure anotar as respostas;
  • Desenvolva um plano de ação para melhorar. Se precisar, peça ajuda de alguém do departamento de Recursos Humanos.

Uma vez que você começar a pedir feedback e se sentir confortável com a conversa, vai conseguir enxergá-lo como uma parte importante do seu crescimento dentro da empresa.

E então, agora que você já sabe o que é e porque é importante receber feedback, que tal começar a solicitar aos colegas e gestores? Afinal, a sua evolução profissional depende apenas de você.

E se você se preocupa em ter um grande futuro na carreira, a dica é fazer uma pós-graduação EAD em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, como a pós-graduação Unopar.

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