Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Pensando em mudar de área? Confira 5 dicas para uma transição de sucesso

Dicas para Transição de carreira

Com um mercado de trabalho tão concorrido, fazer uma transição de carreira pode parecer um grande desafio, especialmente se você quer migrar para uma área na qual não tem muita experiência.  Mas com um bom preparo é possível fazer essa mudança com sucesso.

É compreensível que muita gente tenha medo de assumir esse risco, afinal, existem muitos mitos e dúvidas sobre a transição de carreira. Questões financeiras, mudança de padrão de vida e falta de planejamento estão entre as principais.

Pensando em todas essas inseguranças que podem surgir, listamos 5 dicas para te ajudar a fazer uma transição de sucesso. Confira a seguir!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

1 – Entenda os motivos por trás do desejo de mudança

Antes de sair em busca de uma carreira em uma área diferente é importante fazer algumas reflexões sobre os motivos por traz dessa vontade.

Você está infeliz com o trabalho atual e as atividades não te satisfazem mais? São as pessoas do seu trabalho que estão fazendo com que você queira algo novo?

Use um pouco do seu tempo para pensar nas suas habilidades, interesses e no trabalho que você quer fazer. Talvez, o que você esteja procurando seja apenas uma mudança menor dentro da sua própria área.

2- Aumente a sua rede de contatos

Ativar a sua rede de contatos existente e construir uma nova com pessoas da área na qual você deseja atuar é fundamental.

Colegas de trabalho, chefes, amigos da faculdade ou clientes, podem te apoiar e ajudar nesse processo. Quanto mais pessoas você tiver na sua rede de contatos, maior é a chance de ser apresentado para alguém desse novo mercado em que você deseja entrar.

Busque por novos meios de construir essa rede. Grupos nas redes sociais são um bom recurso. Eles podem te ajudar a aprender mais sobre a nova área e te conectar com muitas pessoas. Essas ações são muito bem-vindas.

Leia mais: conheça 8 carreiras promissoras que estarão em alta em 2021

3- Faça um planejamento financeiro

Fazer um planejamento financeiro antes da transição de carreira é um ponto crucial do seu período de preparação.

Durante o seu planejamento, é preciso que você crie um orçamento que esteja alinhado com o seu novo salário e com os seus gastos recorrentes. Portanto, compare os seus planos financeiros com os seus planos de carreira. Afinal, pode ser que você receba menos no novo emprego.

Você já possui uma poupança ou reserva de emergência? Caso ainda não tenha, é importante começar a economizar assim que optar pela mudança.

4- Atualize o currículo

Se você vai disputar um emprego em uma indústria com alguém que já tem muitos anos de experiência, é provável que você esteja em desvantagem. Mas o seu currículo e a sua carta de apresentação podem contar a sua história e sinalizar algo novo que você pode levar para a empresa. E é nisso que você precisa focar.

Tente destacar as suas principais habilidades interpessoais, também conhecidas atualmente como soft skills.

Outra coisa que você pode fazer é buscar pontos de convergência entre o antigo e o novo emprego. Foque em procurar o que a empresa antiga e a que você está se candidatando têm em comum. Pode ser o porte, os sistemas utilizados, entre outros.

5- Busque uma formação acadêmica

Se você está mudando de área é muito importante que você busque conhecimento que te dê segurança para trabalhar e crescer depois da contratação.

Uma boa forma de conseguir esse conhecimento é investir na especialização. A pós-graduação e o MBA podem ajudar e muito no processo de transição de carreira. Nesses cursos, você pode se aprofundar em uma área nova sem precisar estudar por mais 4 ou 5 anos como na graduação.

Alguns cursos de especialização permitem que você se forme em apenas 6 meses, o que é uma vantagem para quem tem pressa de dar um rumo à carreira.

Por que fazer uma Pós-Graduação EAD na UNOPAR?

Você viu como um bom planejamento pode garantir o sucesso da sua transição de carreira? E na hora de escolher a sua especialização, a Pós UNOPAR é a sua melhor opção.

Na UNOPAR você encontra diversas opções de MBA e pós-graduação EAD com 6 meses de duração. As vantagens são muitas: acesso a material didático e videoaulas exclusivas, Portal Conecta, tutoria, entre tantas outras.

Que tal conhecer os cursos de pós-graduação da UNOPAR? Faça a sua inscrição hoje mesmo e aumente a sua competitividade no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades