Marketing pessoal: quais são as etapas para o sucesso?

mulher apontando para si mesma para ilustrar texto sobre marketing pessoal

A imagem que você transmite às pessoas é muito importante. Afinal, tem aquele famoso ditado popular: a primeira impressão é a que fica, certo? Por isso, mostrar as suas qualidades na hora de se apresentar pode fazer toda a diferença – e te ajudar a construir um marketing pessoal

Você não sabe o que é marketing pessoal? Nós explicamos! Ele nada mais é do que um conjunto de estratégias para melhorar a sua imagem no ambiente de trabalho. Ter essa consciência significa saber o que falar, quando falar e quais características sobre você devem ser destacadas – de uma maneira sutil, é claro – para te ajudar a conquistar benefícios profissionais. 

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Quando o profissional aproveita suas próprias habilidades e qualificações para se destacar em uma entrevista de emprego ou no local de trabalho, ele consegue alavancar sua carreira e desenvolver uma marca pessoal.

Como criar um marketing pessoal? 

Confira as dicas abaixo:

1 – Atraia atenção para seu trabalho

Entre tantos profissionais no mercado, é preciso saber como destacar as suas habilidades, tanto no currículo como nas plataformas digitais. Para isso, disponibilize de forma clara as informações sobre a sua trajetória de carreira para que os recrutadores possam te encontrar. 

O LinkedIn, por exemplo, foi feito para o universo profissional e, por lá, você consegue organizar um currículo virtual que fica disponível no seu perfil e gerar interesse nas empresas. É importante mencionar que, hoje, os gestores estão muito ligados nas atividades online e, por isso, é preciso ter cuidado com o que você posta nas suas redes.

2 – Crie um portfólio

Depois do currículo, o portfólio é o seu principal cartão de visita. A partir dele, é possível demonstrar o seu trabalho na prática, assim como as habilidades técnicas e/ou criativas que desenvolveu ao longo da sua carreira. 

Dessa maneira, fica mais fácil para os recrutadores conseguirem te conhecer melhor antes de uma entrevista e terem uma ideia ampla sobre a sua atuação e se o seu perfil está de acordo com o que a empresa procura. 

3 – Passe credibilidade

Fazer um bom marketing pessoal não tem apenas a função de “vender sua imagem” para uma empresa, mas demonstrar para os seus clientes e contratantes que você é confiável e que realmente possui as habilidades e competências que afirma ter. 

4 – Evite improvisar

Fazer uma pesquisa prévia na hora da entrevista ou até mesmo antes de fazer networking em palestras e seminários sobre a empresa/colaboradores pode te ajudar a se apresentar melhor, evitar mal entendidos e manter o foco nas suas habilidades. 

Leia também: Como ser promovido no trabalho e crescer na carreira?

5 – Não minta

O maior erro de um profissional é mentir para se promover. Além de trazer constrangimento, essa atitude prejudica a imagem que você está se esforçando tanto para conseguir – e vai contra à construção da credibilidade que mencionamos nos itens anteriores. Por isso, foque em suas qualificações reais.

6 – Não seja arrogante

Apesar de estarmos falando sobre autopromoção, não tenha uma postura arrogante – isso pode causar antipatia e desvalorizar a sua imagem. Também não é preciso forçar modéstia. Seja real com o quanto trabalhou para chegar onde está.

7 – Vá além

Os profissionais que se destacam têm a capacidade de entregar resultados acima do que é esperado e ir além de suas tarefas básicas. Isso quer dizer que, para ser bem reconhecido no mercado, é preciso trazer novas percepções e soluções para a sua área.

Por que um marketing pessoal bem feito é tão importante?

Além de ajudar muito na vida profissional, saber fazer essa autopromoção também traz uma série de benefícios para a sua vida pessoal. Quer saber como? Confira! 

1 – Diminui a timidez

Todo mundo já teve aquele sentimento de “deslocamento”, se sentir fora da zona de conforto ou que não pertence a algum lugar. Assim como também é comum ficar com vergonha de se expressar, especialmente com pessoas que você não tem intimidade. 

Mas é essencial saber que esses sentimentos podem ter uma origem em comum: a timidez. Ela te impede de demonstrar as suas qualidades e, quanto mais você acredita que as pessoas estão te julgando de maneira negativa, menos se sentirá confortável em se expor. 

Por isso, construindo uma imagem fica muito mais fácil mostrar quem você realmente é.

2 – Te ajuda nas conquistas

Fica muito mais fácil alcançar aquilo que deseja ao se apresentar de uma maneira adequada. Com um bom marketing, você consegue expor suas qualificações de uma maneira clara para, por exemplo, conseguir aquela vaga que tanto deseja. Isso porque você terá uma noção melhor de como “se vender” para chegar mais longe. 

3 – Melhora os relacionamentos

Causar uma boa primeira impressão faz com que as pessoas estejam mais dispostas a dialogar com você. Afinal, você está mostrando toda a sua simpatia, confiança e entendimento sobre os assuntos – o que significa que fica mais fácil ter bons relacionamentos tanto na vida pessoal quanto profissional. 

Com essas dicas, você, com certeza, terá sucesso na construção do seu marketing pessoal. Faça também uma pós-graduação Unopar para crescer na carreira e alcançar seus objetivos profissionais. 

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