Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Virei líder, e agora? 7 dicas de ouro para se dar bem no cargo

mulher com expressão pensativa para ilustrar texto sobre virei líder, e agora

Primeiro, você é contratado pela empresa, se esforça e demonstra que tem o desejo de ser promovido. A promoção vem e… Virei líder, e agora? Sim, ter a vontade de crescer na carreira significa que, em algum momento desse seu percurso, você irá se tornar um gestor de equipe, mas o que fazer quando se atinge esse patamar? 

Se tornar um líder é uma responsabilidade que demanda duas características cruciais: ousadia e coragem. Apesar de ser um cargo que traz muitos benefícios, como influência e salários mais altos, é também uma posição bastante desafiadora. Afinal, não é fácil ter que se colocar como chefe de uma equipe, gerenciando não apenas as suas tarefas, mas as de outras pessoas e, também, precisando resolver eventuais problemas de maneira sensata. 

blog banner desconto em pós-graduação

E é por isso que acaba sendo completamente normal ter dúvidas e se sentir um pouco perdido se você acabou de se tornar um líder. Tudo é novidade e é preciso um período de adaptação para conseguir realizar as novas demandas, se integrar com a equipe nessa posição de chefia e realizar as mudanças que você sempre quis ver no seu ambiente de trabalho!

Mas o que é preciso para ser um bom líder? Confira as dicas de ouro que vão te ajudar a se dar bem no cargo.

Virei líder, e agora? Saiba como se dar bem como gestor

Diferente do que muitos acreditam, o talento para ser um bom líder não vem de nascença. É a partir da dedicação e da vontade que surge um bom gestor – o que significa que é mais do que possível aprender e se transformar a partir dessa necessidade de adaptação ao cargo.

Ser líder é diferente de ser chefe. Isso porque pessoas em cargos de liderança devem ser exemplo para suas equipes e pensar em soluções para melhorar as condições de trabalho, sem deixar de lado as entregas e prazos. 

Por isso, o que chamamos de “liderança do futuro” é formada por treinamentos, que devem priorizar as habilidades além das técnicas e que incluem também empatia, inteligência emocional e boa comunicação, assim como ter em mente a importância do desenvolvimento de uma cultura empresarial que valoriza a aprendizagem e o crescimento constante para todos os membros da equipe, de maneira individual e coletiva. 

banner com a frase 7 passos para se tornar um líder de sucesso

Além disso, com as evoluções tecnológicas que impactam diretamente nos processos das empresas e nas metodologias de gestão, os líderes precisam ter uma consciência digital e buscar formar equipes que prezam pela diversidade – cultural, étnico-racial, de gênero, entre outros -, reconhecendo os talentos de cada um.

Por isso, algumas dicas de outro para um bom líder inclui: 

1 – Tenha uma boa condução

Em um cargo de liderança, a sua função é conduzir a equipe durante determinadas tarefas a fim de cumprir os objetivos requeridos. Essa vontade de gerir uma equipe e realmente conduzi-la, não apenas fazer exigências, é uma das habilidades mais importantes, porque é determinante para fazer as coisas acontecerem. 

Saber conduzir bem a equipe traz muitos resultados positivos para os negócios, já que você tem a boa habilidade de orientar, auxiliar e gerir. 

2 – Busque engajar os funcionários

É importante que um líder saiba como engajar as pessoas que trabalham com ele. Se sentindo motivados, os seus colaboradores podem ter uma voz participativa no local de trabalho e estarão inspirados para realizar as tarefas diárias. 

Leia também: Qual é o papel da liderança no seu desenvolvimento profissional?

3 – Tenha empatia

Demonstrar preocupação com a equipe, utilizando sempre da sua inteligência emocional para entendê-la, é essencial para um bom líder. Para ser empático e engajado, você deve sempre “se colocar no lugar do outro” e tentar compreender os diferentes pontos de vista.

4 – Saiba orientar resultados

Um líder pensa não só na execução, mas também nos resultados. Isso porque ele consegue criar planejamentos estratégicos que ajudam a direcionar a equipe e orientá-la em suas tarefas. É importante que essa orientação se baseie em análise, dados e interpretação para que as metas sejam cumpridas da melhor maneira.

5 –  Foque na boa comunicação

Os canais de comunicação entre líderes e colaboradores precisam estar sempre abertos. Por isso, se coloque à disposição da sua equipe para conversas, seja pessoalmente ou por e-mail. Além disso, as mensagens devem ser claras, diretas e coerentes. 

6- Aprenda a lidar com dados

Com os avanços digitais e as recentes regras sobre o uso de dados, como a LGPD, é muito importante ter conhecimento sobre as métricas e uma boa capacidade analítica para interpretar informações digitais, como indicações de acesso, por exemplo.

Para isso, lembre-se sempre que, na hora de pensar em resoluções para os negócios, é preciso considerar diferentes cenários e prestar atenção aos detalhes. Assim, fica mais fácil gerar bons resultados.

7 – Lembre-se: virar líder é uma aprendizagem contínua

É essencial que um bom gestor incentive a equipe a se manter sempre atualizada, mas é preciso que ele também esteja bem informado e busque continuar estudando para se adaptar às tendências da área. Essa é uma habilidade que pode facilmente ser desenvolvida em treinamentos e cursos de especialização. 

Se a sua primeira reação ao ser promovido foi pensar “virei líder, e agora?”, esperamos que essas dicas possam te ajudar a se dar bem no cargo. Aposte também em uma pós-graduação EAD. Existem diversos cursos voltados para liderança que vão contribuir com o seu aprendizado durante essa jornada.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades