Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Retorno negativo de processo seletivo: como seguir em frente?

mulher com a cabeça baixa na mesa para ilustrar texto sobre retorno negativo de processo seletivo

Quando se está procurando emprego, é claro que o desejado é receber uma resposta positiva. Afinal, depois da etapa do envio do currículo e da realização da entrevista, a expectativa para finalmente começar a trabalhar é enorme. Mas, o que fazer se você recebe um retorno negativo de processo seletivo?

O primeiro passo é entender que o “não” em uma entrevista de emprego é mais do que normal. Há sempre mais candidatos que recebem “não” do que aqueles que recebem o tão esperado “sim”. Porém, como seguir em frente e não desistir desses processos que podem ser bastante desgastantes? A gente te dá as dicas abaixo: 

blog banner desconto em pós-graduação

Retorno negativo de processo seletivo: o que fazer?

1 – Não encare o “não” como uma rejeição pessoal

É essencial não se sentir desqualificado como pessoa. Ser chamado para a entrevista já indica que você possui as qualificações necessárias para estar naquela empresa, mas entre tantos outros candidatos, eles preferiram outra opção.

Por isso, tente enxergar a situação como “não fui escolhido” e não como “fui rejeitado”. Muitas vezes, o seu perfil profissional não bate com aquele que o recrutador deseja. Não foi uma escolha pessoal, mas relacionada à empresa. 

2 – Tudo bem ficar triste

Quem sonha com um emprego novo e está nessa fase de processos seletivos, cria uma expectativa quando é chamado para a entrevista. Por isso, é completamente normal, no caso de uma resposta negativa, ficar triste ou até mesmo bravo por determinado período de tempo. O importante é não deixar essa tristeza abater. Afinal, não é hora de desistir.

3 – Não desista de outros processos seletivos

Receber uma negativa é frustrante, mas isso não significa que você deve deixar de lado a sua vontade de procurar novas oportunidades. E um “não” em um processo seletivo não significa que o mesmo acontecerá em outros.

Existem por aí muitas outras oportunidades no mercado, tão boas ou até melhores do que aquela seletiva para que você estava participando. E é muito possível que essas futuras chances de trabalho sejam até mais adequadas ao seu perfil profissional.

4 – Agradeça o feedback

Mesmo se for um retorno negativo de processo seletivo, é muito importante se mostrar agradecido pela oportunidade de participar. Além disso, você pode informar que está à disposição da empresa para novas oportunidades. 

Geralmente, os recrutadores informam o resultado por e-mail ou telefone – e esse é o momento ideal para saber mais informações sobre o seu desempenho. Assim, você consegue melhorar a sua performance nas próximas entrevistas.

5 – Se a empresa não deu feedback, vá atrás dessa informação

Apesar de não ser o ideal, acaba sendo bastante comum que as empresas demorem ou até mesmo nunca entrem em contato com os candidatos que realizaram o processo seletivo das vagas anunciadas. 

Se a resposta negativa já é frustrante, não ter esse retorno fundamental acaba sendo ainda mais estressante. Isso porque a falta de resposta impede que o candidato possa se preparar melhor para futuros processos. Mas, se você sabe que o processo seletivo já terminou e não recebeu nenhuma ligação ou e-mail, é totalmente aceitável procurar o RH para ter seu feedback.  

6 – Aprimore suas habilidades

Em meio a um mercado de trabalho competitivo e tantos profissionais disponíveis atualmente, cada empresa tem seus próprios critérios para encontrar aquele “candidato ideal”, ou seja, quem mais se adaptou ao que ela necessita no momento –  tanto em questão de habilidades quanto de perfil profissional. 

Se você recebeu uma resposta negativa após participar de um processo seletivo e conseguiu um feedback da empresa, use isso como um ponto de partida para fazer uma autoavaliação e identificar quais são os pontos que devem ser melhorados. Assim, em uma próxima entrevista, você estará mais do que preparado.

Para fazer esse exercício de autoconhecimento, é preciso saber que existem dois tipos de competências: as chamadas hard skills, ou seja, os seus conhecimentos técnicos, e as soft skills, que são competências sociais e comportamentais. Ambas são bastante exigidas pelos recrutadores nos dias de hoje, mas as habilidades sociais acabam se destacando. 

Ao analisar suas hard skills, perceba quais são os conhecimentos técnicos exigidos para o seu ramo de trabalho. Olhe os requisitos das vagas que já se candidatou e outras oportunidades no seu nível de cargo. O que elas têm em comum? Se as empresas pedem um curso de pós-graduação, por exemplo, e você não é especializado, talvez seja hora de correr atrás dessa chance de melhorar o currículo. 

Já no caso das soft skills, as competências estão relacionadas à liderança, resiliência e boa inteligência emocional. Busque treinamentos e dinâmicas que te ajudem a exercer essas habilidades no dia a dia e esteja mais preparado após receber o retorno negativo de processo seletivo. Para a próxima oportunidade, confira as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Veja também opções de pós-graduação EAD

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades