Ir para o conteúdo
Você na Pós

90% dos brasileiros estão infelizes no trabalho: como a pós-graduação pode mudar esse cenário?

mulher com expressão de dúvida para ilustrar texto sobre pós-graduação e trabalho

De acordo com um estudo realizado pelo SurveyMonkey, companhia especialista em desenvolvimento de pesquisas online, 9 de cada 10 brasileiros se dizem insatisfeitos com o próprio emprego. Além desse dado, os dados mostram que 36,52% dos profissionais pesquisados estão infelizes com o trabalho que realizam e 64,24% tem o desejo de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes.

Uma segunda pesquisa, desta vez realizada pela plataforma Love Mondays, que reúne resenhas anônimas sobre diferentes locais de trabalho, indica que 40% dos funcionários enxergam problema na forma como seus chefes lideram a equipe, 58% estão insatisfeitos com salário e outros 33% gostariam de trabalhar menos horas por dia.

blog banner desconto em pós-graduação

Segundo os relatos na mesma plataforma, a insatisfação com o trabalho está ligada, principalmente, à má gestão dos superiores, que não possuem a estrutura ou o planejamento necessários e não dão feedbacks ou o reconhecimento para os funcionários se sentirem motivados em seus cargos. 

Salários incompatíveis com a quantidade de funções exercidas também são mencionados, assim como a falta de incentivo para o crescimento pessoal e profissional, como para cursar uma especialização, por exemplo. 

Além disso, a falta de comprometimento de outros setores da companhia que deveriam servir de suporte, como o de recursos humanos, e a burocracia massiva que se torna um empecilho para um fazer trabalho criativo e para se ter uma ideia que foge da caixinha ser aceita, pioram a insatisfação.

Os horários “engessados” também foram destaque para a infelicidade dos trabalhadores. Muitos afirmam que a inflexibilidade de horários de trabalho traz prejuízos à vida pessoal e está muito atrelada às principais causas de atrasos e até de faltas entre os funcionários. Isso porque questões como o trânsito ou ter que sair muito cedo para pegar um transporte público podem esbarrar no horário fixado pela empresa.

Mas, afinal, como mudar esse cenário? Se você é um profissional e se identifica com os motivos da insatisfação aqui mencionados, a primeira coisa a se fazer é uma autoavaliação do que isso está causando em todas as áreas da sua vida – carreira, família, amizades, etc – e, em seguida, busque as soluções.

Tenha conversa franca com o seu gestor e veja o que pode ser melhorado de maneira prática no ambiente de trabalho. Outra coisa que pode ajudar a ficar mais satisfeito e tem uma relação direta com o crescimento profissional é buscar uma especialização. 

Como fazer uma pós-graduação pode trazer mais satisfação no trabalho?

A pós-graduação é um curso para quem deseja se especializar em uma determinada área dentro de seu campo de atuação. Ao longo dos anos da graduação, o estudante passa por uma formação mais abrangente, já numa pós-graduação ele consegue ampliar os seus conhecimentos em uma área específica. 

Esse tipo de curso é essencial para quem deseja se destacar no mercado. Afinal, a competitividade está cada vez mais alta e ter um currículo diferenciado é o primeiro passo para ter uma carreira de sucesso.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela consultoria de empregos Catho, ter uma especialização ou MBA no currículo pode aumentar o salário em 47,5% para profissionais graduados, o que significa que as melhores vagas, com salários mais altos, exigem candidatos que tenham um conhecimento especializado.

Estudar também é ganhar um impulso para chegar onde deseja. Além de ser uma forma de melhorar habilidades e aprofundar conhecimentos técnicos, você consegue conhecer mais sobre si mesmo. Como consequência, fica mais fácil enfrentar desafios, tanto profissionais quanto pessoais, com mais leveza e segurança. 

Quer saber mais benefícios de uma pós-graduação? Confira abaixo: 

1 – Seja especialista

Um dos motivos principais para se fazer uma pós-graduação é ampliar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades. É através de cursos de especialização que se conquista o título de especialista em determinada área ou assunto. 

Sabendo que as empresas buscam cada vez mais profissionais capacitados, que dominam os assuntos que acessam no dia a dia, o conhecimento também tem a ver com receber reconhecimento dos superiores.

2 – Torne o currículo mais competitivo

Na hora de concorrer a uma vaga, por exemplo, a especialização possibilita que o candidato possa se destacar diante dos demais candidatos, considerando principalmente que as empresas buscam cada vez mais profissionais qualificados, com conhecimentos que possam lhe auxiliar a alcançar os resultados esperados. 

Leia também: O que não colocar no currículo: 10 informações desnecessárias

3 – Atualize os conhecimentos

A pós também é uma forma de atualizar os conhecimentos e conhecer novas práticas, técnicas e ferramentas que auxiliam em sua rotina profissional. O dinamismo do mercado faz com que os profissionais mais valorizados sejam aqueles que sabem seguir as tendências de seu segmento, principalmente em relação aos avanços tecnológicos. Por isso, seja qual for a sua área de atuação, é muito importante se manter atualizado.

4 – Oportunidade para fazer contatos e conhecer outras áreas

Uma das vantagens das aulas dos cursos de pós-graduação é o contato mais próximo com colegas, através dos fóruns, que também são profissionais da área em que você atua.  Dessa maneira, é possível criar uma rede de relacionamento profissional para te ajudar a crescer na carreira. Além de ser possível trocar conhecimento e experiência, também fica mais fácil conseguir indicações para vagas de emprego e possíveis parcerias profissionais.

Agora que você já sabe a importância da pós-graduação, aproveite a Estuda Friday para fazer a sua pós-graduação Unopar por 15x de R$ 89,99 ou 999,99 à vista até 05/12/2021. Ganhe também acesso a um combo exclusivo com e-book e videoaula de como criar um currículo estratégico. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades