Entenda os motivos para apostar na pós-graduação em Gestão Esportiva

imagem para ilustrar o texto de pós-graduação em Gestão Esportiva

O Brasil, por ter sido escolhido como sede de grandes eventos esportivos mundiais nas últimas décadas, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, consolidou-se como oportunidade de negócios na área do esporte. Com eventos tão importantes realizados no país, o mercado demanda profissionais preparados. É por isso que você deve apostar na pós-graduação em Gestão Esportiva.

Banner pós-graduação EAD Gestão Esportiva

Diante desse cenário, o curso trabalha na preparação de pessoas que vão desenvolver conhecimentos nas áreas de negócios, entretenimento e esporte. Esse setor demanda profissionais especializados, para que tenham acesso às melhores oportunidades. Quer saber mais? Continue a leitura!

Qual o público-alvo da pós-graduação em Gestão Esportiva?

A pós-graduação em Gestão Esportiva é voltada para profissionais que que atuam ou pretendem atuar na cadeia produtiva do esporte, dirigentes, treinadores, atletas, ex-atletas, preparadores físicos, executivos, gestores públicos, empreendedores e todos os envolvidos na área esportiva.

O importante é ter interesse em ingressar no mercado do esporte e se preparar para assumir posições gerenciais e de liderança no segmento. Além disso, a especialização é indicada para quem deseja compartilhar conhecimentos, trocar experiências e expandir o seu networking.

De forma geral, a formação prévia pode ser em Educação Física, cursos tecnólogos do núcleo de gestão e negócios, como Marketing, Comunicação Institucional, Processos Gerenciais, e cursos superiores, principalmente aqueles que abordam operações de gerenciamento ligados ao esporte, à comunicação e ao marketing. 

Quais os objetivos da especialização?

O curso visa capacitar profissionais que lidam com questões relacionadas à gestão e marketing esportivo, proporcionando o entendimento de como a organização esportiva se estrutura e realiza a gestão do seu capital humano e relacional, buscando atender às demandas mercadológicas no cenário nacional e mundial.

Leia também: 6 benefícios do esporte para o desenvolvimento profissional

Além disso, o profissional saberá identificar e analisar a estrutura da organização desportiva quanto à sua eficácia em relação aos objetivos estabelecidos, bem como planejar, propor e implementar políticas para uma gestão eficiente dos recursos humanos e o desenvolvimento da organização. Também conseguirá avaliar as vulnerabilidades e potencializar as forças existentes na organização. 

Competências e habilidades

O estudante deverá atuar no gerenciamento estratégico de marketing, com o uso de metodologias e conhecimentos cabíveis, para atingir os objetivos, metas e ações da área, além de distinguir corretamente os conceitos e fundamentos básicos de estratégias e tendências do mercado esportivo. 

Ainda é essencial abordar os diferentes conhecimentos relacionados aos contratos de trabalho e direito desportivo, em especial trabalhando a relação de trabalho e a terceirização, bem como o contrato de trabalho e seus desdobramentos. Por fim, deverá ser capaz de utilizar as redes sociais como instrumento de marketing e comunicação para atingir o público-alvo em questão. 

Sobre as habilidades, o profissional conseguirá:

  • Verificar a estrutura das organizações, bem como as oportunidades do ambiente externo, utilizando conhecimentos e aptidões adquiridos, além de promover a gestão de mudanças necessárias;
  • Aplicar ferramentas para melhora de performance profissional, criando diferenciais de rendimento e resultado, tornando-se apto a assumir posições de liderança nas instituições esportivas; 
  • Desenvolver habilidades de gerenciamento, aprimorando os processos decisórios envolvidos na organização, para alcançar soluções eficazes e consensuais; 
  • Empregar conhecimentos, técnicas e instrumentos gerenciais necessários para a eficácia e assertividade na gestão de marketing esportiva.

Todos esses conhecimentos serão adquiridos por meio de 9 disciplinas, com o curso que tem duração de 360h. Confira:

  1. Estratégias de gerenciamento de gente 
  2. Propósito organizacional e estratégias de comunicação interna 
  3. Gestão de mercados e estratégias de marketing 
  4. Contratos de direito do trabalho e desportivo 
  5. Educomunicação, mídias e redes sociais 
  6. Psicologia do exercício e do esporte 
  7. Marca Pessoal: você como ativo da sua própria carreira 
  8. Gestão de Carreira   
  9. A indústria do esporte: MKT e comunicação 

Como vimos, a pós-graduação em Gestão Esportiva traz todos os conhecimentos que você precisa para atuar na área e encontrar as melhores oportunidades do mercado de trabalho. A especialização pode ser cursada em 6 meses ou 10 meses

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!