Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

6 benefícios do esporte para o desenvolvimento profissional

homem fazendo cesta no basquete para ilustrar texto sobre os benefícios do esporte

Com a rotina de trabalho turbulenta e geralmente rodeada pelo estresse, ter uma válvula de escape para descarregar as emoções acumuladas durante a semana é primordial. Nesse ponto, os benefícios do esporte são muitos e se encaixam perfeitamente quando o objetivo é obter bem-estar, saúde mental e, de quebra, novas habilidades.

A prática da atividade física libera as tensões do dia a dia e produz serotonina, que é o hormônio da felicidade. Logo, você se sentirá mais motivado e com energia para encarar as adversidades da carreira, contribuindo também para um melhor desenvolvimento profissional.

Além disso, o esporte proporciona mais concentração e o aumento do raciocínio e da produtividade nas tarefas laborais. Vale mencionar também que manter uma frequência de exercícios ajuda na autoconfiança de uma forma geral.

Isso acontece porque, com o tempo, você ganhará mais resistência e força, o que irá colaborar para que se sinta melhor, com a autoestima elevada. Por consequência, você também trabalhará de bom humor, estará mais leve e com a energia renovada. Assim, já dá para ter uma ideia do quanto o esporte faz bem. Confira mais a seguir. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Saiba quais são os benefícios do esporte para sua carreira

1 – Redução de estresse e depressão

Além da serotonina, a pessoa que pratica exercício físico produz endorfina, ajudando a diminuir o hormônio do estresse. Dessa forma, por conta do bom humor, que se tornará mais frequente, é possível evitar o surgimento do estresse e da depressão.

Outro ponto positivo da endorfina é a sensação de relaxamento ao finalizar um treino, por exemplo. Assim, você também se sentirá mais otimista, para cima e com certeza o trabalho irá fluir com mais facilidade.

2 – Desenvolvimento de competências profissionais

Hoje em dia, com o mercado de trabalho mais exigente e em transformação, ter habilidades técnicas, práticas e entender de conceitos relacionados à profissão já não são suficientes.

Por isso, quando você pratica esporte, você desenvolve melhor a sua inteligência emocional e competências comportamentais – tão valorizadas atualmente no âmbito profissional, sobretudo para cargos de gestão.

Leia também: Quais são as habilidades mais procuradas pelas empresas?

3 – Aumento do foco

Para ter resultados positivos em qualquer área da vida é importante ter foco. Apenas desta forma e seguindo uma disciplina você alcançará o que deseja. Nesse sentido, quando se trata de profissão e de esporte existe uma relação muito parecida.

Se você pratica uma modalidade esportiva, independente de qual seja, mesmo inconsciente aplicará os ensinamentos no dia a dia de trabalho. E o foco é um deles. Além disso, você ainda aumentará a sua produtividade estando 100% dedicado às tarefas.  

4 – Capacidade de liderança

Se você pratica um esporte coletivo, como basquete, vôlei, futebol e handebol, por exemplo, é natural adquirir um senso de liderança. Isso acontece porque essas modalidades em grupo costumam realizar treinos e competições, gerando, assim, a oportunidade de trabalhar em equipe.

Portanto, nasce também a capacidade de liderança. Algumas pessoas se posicionam mais, outras menos. Mas com certeza esse envolvimento com o esporte facilita desenvolver essa habilidade dentro do ambiente de trabalho, além da postura que se torna mais incisiva.

Banner do e-book Lições de atletas para o seu desenvolvimento profissional

5 – Capacidade de criar soluções

Como o esporte ajuda a aliviar o estresse e propicia uma vida mais tranquila, isso também reflete na hora que for preciso criar estratégias e soluções para a empresa. Você terá mais calma nas tomadas de decisões e conseguirá pensar de forma mais consciente diante dos problemas.

Assim, eliminará o lado impulsivo do ambiente corporativo, tornando-se um profissional mais centrado e ágil, além de aumentar a sua capacidade de lidar com imprevistos.

6 – Maturidade emocional

Quando o esportista ou a equipe competem numa modalidade, eles sempre estão diante de dois fatos: ganhar ou perder. Dessa maneira, é necessário saber lidar com as emoções, porque nem sempre o resultado numa competição será positivo.

No dia seguinte, será importante levantar a cabeça e continuar treinando. Do mesmo modo é na vida profissional. O projeto pode dar errado ou as metas podem não ser atingidas em determinado mês, mas você precisará seguir em frente e continuar tentando. E nesse sentido o esporte traz muitos ensinamentos e “forma” um melhor profissional.

Esses são alguns dos benefícios do esporte que você pode adquirir. Avalie qual modalidade se identifica mais e quem sabe essa seja uma boa hora de colocá-la em prática. Ou talvez o momento ideal para investir nos estudos na área de esportes. A Anhanguera oferece cursos de pós-graduação em Esporte e Saúde com duração de 6 e 10 meses no formato EAD. Assim, você poderá estudar quando e onde quiser, com a comodidade do ensino a distância. Aproveite também para baixar e-books do Carreira em Pauta que vão ajudar você a evoluir no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades