Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quer impulsionar a carreira? 5 filmes e séries que vão te ajudar

claquete de cinema para ilustrar filmes e séries que ajudam a impulsionar a carreira

Reservar um tempo para o lazer em meio a correria do dia a dia é fundamental para relaxar e se desconectar. Assistir a filmes e séries é, na maior parte das vezes, o passatempo preferido de muitas pessoas. E quando for possível aliar com aprendizado, melhor ainda. Existem muitas produções do audiovisual que proporcionam esta experiência ao espectador e que podem funcionar como gatilhos para impulsionar a carreira. Você termina de assistir e passa horas ou dias reflexivo com a história.

No geral, filmes e séries sempre costumam transmitir alguma experiência, que pode ser mais profunda ou simplesmente a de fazer rir ou se emocionar. No caso da vida profissional, pode ser por meio de lições sobre o mercado de trabalho, carreira, comportamento dentro de uma empresa, o desafio de um novo cargo, entre outros. Existem várias opções que fazem bem esse papel nos seus enredos. Então, prepara a pipoca e vem conferir algumas indicações que preparamos para você.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

5 filmes e séries que vão te ajudar impulsionar a carreira

1 – Um Senhor Estagiário (2015)

O filme da diretora Nancy Meyers conta a história de Ben, um senhor de 70 anos e aposentado que, viúvo e cansado de ficar em casa sem nenhuma atividade, decide voltar ao mercado de trabalho. Assim, Ben consegue um estágio numa empresa especializada em moda para trabalhar diretamente com a CEO, Jules.

Ao longo da história, o novo estagiário acaba tendo algumas dificuldades para lidar com a rotina, equilibrar vida pessoal e profissional e se adaptar ao novo desafio. O filme mostra que não existe idade para retomar a carreira, além de tocar em temas como respeito às diferenças, autoconfiança, liderança e empatia.

2 – À Procura da Felicidade (2006)

Baseado em uma história real, o filme de Gabriele Muccino conta a história de Chris, um vendedor e pai de família com problemas financeiros. Ele também se vê diante de um grande desafio, porque o produto que ele vende, um “escaneador de ossos”, está com baixa procura. Apesar de ser melhor que as máquinas de raio X, é bem mais caro.

Por conta disso, Chris resolve largar tudo e começar uma nova profissão, enquanto as dificuldades aumentam ainda mais. Nesse sentido, a mensagem que o filme coloca como reflexão é a de que é preciso trabalhar duro e ter resiliência mesmo quando tudo parecer perdido. No fim, quando se persiste, os frutos sempre vão vir.

3 – Uma Manhã Gloriosa (2010)

Depois de ser demitida de um emprego, a personagem Becky é contratada com o objetivo de aumentar a audiência de um programa de televisão. No entanto, a missão se torna complicada porque tudo ao redor dela conspira contra, além do fato de não existir nenhuma motivação.

Leia também: 5 filmes brasileiros de sucesso e reconhecidos mundialmente

Apesar de se sentir desencorajada e sem apoio, Becky não desiste e reúne tudo o que pode para driblar os obstáculos. Começa a fazer as mudanças que precisa no programa matutino mesmo contra a vontade de muitos. Assim, “Uma Manhã Gloriosa” também mostra o poder da persistência, mesmo diante de todas as adversidades.

4 – Histórias cruzadas (2011)

Nos anos 60, empregadas negras dos Estados Unidos enfrentam uma luta pelos direitos civis. Em meio aos acontecimentos, Skeeter, uma jovem jornalista, que está decidida a se tornar escritora, começa a entrevistar essas mulheres na cidade de Jackson. O objetivo dela é escrever um livro que mostre as injustiças do sistema.  

As empregadas, assim, se unem para lutar pelos seus direitos após começarem a falar sobre as dificuldades do ofício e o racismo americano. Elas colocam o medo que sentem de lado, de serem punidas pelas chefes brancas, e confrontam a realidade. O filme, dirigido por Tate Taylor, é baseado no livro de Kathryn Stockett.

5 – Coisa Mais Linda (2019)

A série brasileira mostra a chegada de Maria Luiza à cidade do Rio de Janeiro nos anos 50 para encontrar o marido. Porém, ela descobre que foi abandonada por ele. Dessa forma, rodeada pelo caos da decepção, a protagonista decide, junto com sua amiga, confrontar o preconceito da sociedade da época abrindo um clube de bossa nova.

Criada por Giuliano Cedroni e Heather Roth, a série mostra as duas mulheres buscando, mesmo diante das dificuldades, fazer o seu negócio crescer. É uma história de empreendedorismo feminino e superação. Um incentivo para que todas as mulheres busquem seus objetivos e sonhos, não importa o tamanho que eles sejam.

Gostou das sugestões? Caso você se sinta motivado para voltar a estudar depois de ver essas dicas e impulsionar a carreira, confira os cursos Pitágoras de pós-graduação. Todos com parcelas que cabem no bolso e duração de 6 e 10 meses. Você vai poder fazer as aulas com flexibilidade e com a comodidade de estudar no sistema on-line. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades