Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que investir na especialização em EJA (Educação de Jovens e Adultos)?

lousa escrito ABC de giz e livros na frente para ilustrar pauta sobre especialização em EJA

Você finalizou a sua graduação na área da educação e agora quer se destacar no mercado de trabalho e ainda fazer a diferença na vida das pessoas? Então, saiba que cursar uma especialização em EJA pode abrir as portas para a sua realização profissional e pessoal. Para se ter uma ideia, não é novidade que o índice de analfabetismo entre jovens, adultos e idosos, infelizmente, ainda é muito alto no país. 

De acordo com o IBGE, em 2019, cerca de 11 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não sabiam ler ou escrever. Com a evasão escolar decorrente da pandemia, esse número tende a crescer. Pensando nisso, veja neste artigo um pouco mais sobre a EJA, como é a pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos e por que vale a pena investir nesse curso. Confira!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é EJA?

A EJA (antigo supletivo) é uma modalidade da educação básica que atende jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ao ensino fundamental e médio em idade escolar apropriada. Ela foi criada pelo Governo Federal para permitir que o aluno possa retomar os estudos e concluí-los em menos tempo.

Existem muitos motivos para que as pessoas não frequentem a escola na idade adequada ou abandonem os estudos – e a maioria deles está relacionada à desigualdade social do Brasil. Muitas vezes, os alunos param de ir às aulas por conta da distância, gravidez na adolescência, envolvimento em atividades ilegais, entre tantas outras razões. Por motivos como os descritos acima, o país tem hoje cerca de 3.273.668 de estudantes matriculados na modalidade EJA.

Como funciona a EJA?

Se você tem interesse em fazer uma pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos, é fundamental que antes entenda como funciona essa modalidade. Como falamos anteriormente, a EJA atende alunos da educação básica. Então, ela fica dividida da seguinte forma:

Alunos que precisam terminar o ensino fundamental: pessoas que não concluíram a etapa entre o 1° e o 9° ano. Geralmente, o tempo de conclusão é de dois anos.

Alunos que precisam terminar o ensino médio: adultos acima de 18 anos. A conclusão permite o ingresso em universidades e dura em média 18 meses.

Além disso, como a EJA foi criada com o objetivo de democratizar o ensino, ela ainda pode ser dividida em duas modalidades: aulas a distância (modalidade EAD) ou presenciais.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

Por que investir em uma especialização em EJA?

Você já viu que existe um número muito grande de alunos buscando a retomada dos estudos. Ao mesmo tempo, também sabemos que o mercado de trabalho na área da educação é muito concorrido. Ao cursar uma especialização em EJA, você conseguirá se destacar com um certificado de pós-graduação. Mas, além disso, se tornar um profissional totalmente capacitado a atender as demandas de ensino desses educandos que estão em busca de uma vida melhor.

Leia também: Áreas da Educação: quais os principais salários?

Além de fazer com que você se diferencie da concorrência e de te preparar para oferecer o melhor ensino possível para jovens, adultos e idosos, ter uma certificação também oferece uma outra grande vantagem. Muitos concursos públicos têm provas de títulos, nas quais um diploma de pós pode te atribuir pontos adicionais e até mesmo garantir a sua classificação.  Ou seja, bons motivos não faltam, concorda? Agora, vamos entender melhor como esse curso te prepara para o mercado.  

Como é a pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos?

Essa pós é indicada para profissionais da educação como professores, coordenadores e supervisores. Mas pessoas de outras áreas que trabalham em equipes multidisciplinares, como assistentes sociais, psicólogos, entre outros, também podem ampliar os seus conhecimentos sobre a educação de jovens, adultos e idosos.

Para isso, a grade curricular da especialização em EJA conta com disciplinas, como:

  • Andragogia (ciência de orientar adultos a aprender);
  • Competências Socioemocionais;
  • Aprendizagem criativa e cultura maker;
  • Currículo e avaliação para jovens e adultos;
  • Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas;
  • Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade;
  • Tecnologias digitais e metodologias ativas aplicadas à educação profissional e EJA;
  • EJA: perspectivas e desafios para a atualidade.

Gostou de saber um pouco mais sobre a EJA, como o curso de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos te ajuda a se capacitar e por que ele pode te ajudar a se realizar na carreira? Além da especialização em EJA, aproveite para conhecer a pós-graduação em Saúde Mental

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades