Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como se preparar para o Exame de Ordem?

Chegou a hora de dar o próximo passo para se tornar um advogado? Para alcançar esse sonho, antes de tudo, é preciso saber como se preparar para o Exame de Ordem. A maioria dos bacharéis em direito sabe que a prova é bem desafiadora. Para ter uma ideia, nas 28 edições do exame, apenas cerca de 61% dos que fizeram a prova foram aprovados.

Mas sabemos que, apesar de ser conhecida como uma avaliação difícil, com um bom preparo, como mostraremos a seguir, é possível ser aprovado na OAB e obter o seu registro de advogado. Continue acompanhando o artigo para saber mais.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como é o exame da OAB?

Obrigatória desde o ano de 1994, a prova da OAB é aplicada três vezes por ano e conta com duas fases. Ela pode ser realizada por quem já se formou ou está cursando os dois últimos semestres da faculdade de direito. O candidato que acertar pelo menos 50% das questões da primeira fase poderá seguir para a segunda.

A primeira etapa do exame tem 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. Cada questão vale 1 ponto. Já a segunda fase tem 4 questões dissertativas e exige que o candidato apresente uma peça processual específica, que pode ser escolhida entre os seguintes conteúdos: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.

Como se preparar para o Exame de Ordem em 5 passos

1 – Saiba escolher o conteúdo da segunda prova

Como falamos anteriormente, você pode escolher o conteúdo da sua peça processual. Isso é feito na hora da sua inscrição. Por isso, pense bem em qual delas você já tem maior afinidade e faça a sua opção. As questões dessa fase são muito específicas e exigirão um conhecimento muito aprofundado.

2 – Leia o edital com atenção

Esta é uma dica que vale para a OAB e todos os outros exames e concursos que você prestar na vida. Todos os exames da OAB têm seu próprio edital. Por isso, leia assim que for publicado. Ele tem atualizações e regras importantes sobre a prova. Dessa forma, você evita transtornos. Outra razão importante para ler o edital do exame da OAB completo é que ele servirá como um excelente guia de estudos para a prova.

3 – Estude provas anteriores

Uma boa forma de saber o que você precisa melhorar e de montar o seu plano de estudos com mais assertividade é estudar a partir de provas anteriores. Por mais que as provas da OAB não sejam iguais, é comum que a construção das questões seja parecida. Dessa forma, você se familiariza com a estrutura e aumenta suas chances de acerto. Outra vantagem é que você também pode ficar familiarizado com o estilo das questões.

4 – Faça um plano de estudo

Agora que você já leu o edital e já sabe em quais assuntos precisa melhorar, é hora de organizar o seu plano de estudo. Como já vimos, essa prova tem um volume grande de disciplinas. Então, é fundamental fazer um cronograma e manter-se fiel a ele para que você tenha tempo de estudar todo o conteúdo.

Leia também: Como desenvolver novas habilidades no dia a dia?

Esse cronograma deve conter as matérias que você precisa estudar, os simulados e revisões. Uma dica é começar estudando a partir das matérias que você considera mais fáceis. Assim, se conseguir passar por elas com mais tranquilidade, poderá reservar mais tempo do seu cronograma para os assuntos mais complexos.

5  – Faça simulados

A última dica é muito valiosa para quem está estudando sozinho e não conta com a estrutura de um curso preparatório: praticar muito através de simulados que sejam baseados nos moldes da FGV.   Para quem quer saber como se preparar para a 1ª fase da OAB, muitos deles são gratuitos e têm questões reais e gabarito. 

E se você quiser além, saber também como está a sua gestão de tempo com as questões e fazer uma análise de desempenho por disciplina e conteúdo, existem versões pagas que oferecem essas vantagens. Enfim, mesmo sendo uma prova que exige muito dos candidatos, usando as dicas acima para saber como se preparar para o Exame de Ordem, é possível realizar as provas com maior tranquilidade e confiança.  

E para avançar na sua carreira, você pode realizar uma pós-graduação em Direito. Confira os cursos disponíveis e se torne um especialista na área escolhida em 6 ou 10 meses ao estudar na modalidade EAD. Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades