Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

6 dicas para ler mais com estas técnicas de leitura

mulher sentada no sofá com um livro na mão para ilustrar texto com dicas para ler mais

A leitura é fundamental para a nossa vida. Não à toa, começamos muito cedo a ter o contato com ela e quem a coloca ativamente em prática conhece bem os seus inúmeros benefícios. Mas também existem aquelas pessoas que gostam, mas não conseguem encaixá-la na sua rotina ou se dedicar o tanto que gostariam, devido à correria do dia a dia. Por isso, recorrer a algumas dicas para ler mais pode contribuir nesse objetivo, além da força de vontade de querer mudar esse hábito.

Vale destacar que a leitura é uma fonte preciosa de conhecimento, de referências e de vocabulário. Além disso, quando se adquire uma frequência, não importa o ritmo, ela ajuda no desenvolvimento da criatividade e melhora a capacidade de comunicação e concentração. Outro ponto alto de manter esse hábito é a oportunidade de passar alguns minutos ou horas desligado de tudo que está ao redor para focar apenas naquele momento, contribuindo, ainda, na redução do estresse e da ansiedade.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O local que você escolhe também influencia na leitura, pois ler requer foco. Por isso, o primeiro passo é escolher um lugar que seja silencioso e tranquilo, sem barulho de conversas ou algo que tire a sua atenção do livro. O ideal é que seja um ambiente agradável, que você possa ficar sozinho e livre de interrupções. Do mesmo modo é com relação à postura. Esteja atento que neste local tenha uma cadeira ou poltrona confortável, com boa iluminação e mantenha as costas eretas.

Veja 6 dicas para ler mais com estas técnicas de leitura

1 – Variedade de temas

Faça uma seleção de livros com os temas que mais gosta tentando diversificá-los. Dessa forma, a leitura não será monótona. Tente variar, por exemplo, com livros sobre a sua área profissional com outros de literatura; ou por tipos de gêneros, como romance ou ficção científica. Desta forma, você também aumentará as suas referências e conhecimentos passando por diferentes assuntos.

2 – Leia um livro de cada vez

Muitas pessoas têm o costume de ler mais de um livro. Mas, se você está tentando melhorar o seu ritmo, o ideal é manter um título por vez para não tornar a prática cansativa mentalmente ou pesada. Assim, você ficará concentrado numa única história ou material e absorverá melhor o conteúdo.

3 – Não tenha pressa

Quando você embarca em um livro novo, você precisa ter paciência para apreciá-lo de forma completa e prazerosa. Não adianta ter pressa para terminar a leitura e partir para o próximo. O importante é que esse hábito seja algo agradável e que você realmente se sinta motivado a fazê-lo. Não importa a quantidade de livros se você não conseguiu absorver o que ele te oferece nem aproveitar a riqueza do seu conteúdo.

Leia também: Como desenvolver novas habilidades no dia a dia?

4 – Não insista se estiver cansado

Como mencionado, a prática da leitura pede foco e concentração, por isso não insista caso você perceba que o cansaço ou sono estão falando mais alto. Eles podem atrapalhar a retenção do conhecimento e a assimilação da história. Além disso, a sua mente ficará ainda mais cansada com a persistência, criando uma estafa, inclusive, com essa nova rotina.

5 – Comece aos poucos

Se você deseja ler mais, tente manter a frequência com pequenos passos ou metas. Ou seja, você pode, por exemplo, ler duas ou três páginas por dia, sem sobrecarregar. Aos poucos, você vai perceber que essa prática estará inserida na sua vida e se tornará um hábito. O lado bom de seguir essa dica é que, depois de um tempo, é bem provável que você aumente o número de páginas naturalmente. Passará, assim, a ter uma disciplina e com certeza isso influenciará no seu ritmo de leitura.

6 – Escolha um horário

Escolha um horário do seu dia que seja tranquilo. Faça testes e avalie o momento que ela se encaixa melhor e que você costuma não se sentir tão cansado a ponto de atrapalhar a prática. Algumas pessoas preferem ler logo cedinho, ao acordar; outras, antes de dormir. Depois disso, adicione na agenda, pelo menos no início para que a leitura seja efetiva no seu dia a dia e não apenas quando sentir vontade ou quando sobrar um tempinho. O hábito é algo que precisa ser construído.

E aí, gostou das dicas para ler mais? Comece hoje mesmo escolhendo um livro que mais te agrada. Caso você perceba que a leitura não está fluindo, que não gostou do que está lendo, não tem problema trocar de livro. Lembre-se que precisa ser prazeroso, então escolha uma obra que realmente te prenda e te faça relaxar. Aproveite também para conhecer a Unime, que oferece pós-graduação EAD. São vários cursos com preços acessíveis para estudar com flexibilidade na Unime pós-graduação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades