Entrevista também é oportunidade do candidato avaliar empresa: o que considerar?

imagem para ilustrar o texto de candidato avaliar empresa

Receber o convite para aquela entrevista de emprego tão aguardada pode causar um pouco de ansiedade, afinal, sempre queremos causar uma boa impressão nos recrutadores. No entanto, é preciso entender que essa fase do processo seletivo é uma via de mão dupla e também deve ser encarada como uma oportunidade do candidato avaliar empresa.

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É comum que as pessoas aceitem propostas de empresas que pagam bons salários ou que sejam bastante conhecidas no mercado, mas, com o passar do tempo, tudo isso pode não ser suficiente. Fatores como a falta de desenvolvimento profissional, clima ruim no trabalho e desorganização nos processos podem causar um impacto negativo na sua carreira e no seu bem-estar.

A boa notícia é que dá para evitar essa experiência ruim se você souber avaliar a companhia logo na entrevista. Continue a leitura e veja o que levar em consideração para saber se uma empresa é boa ou não para trabalhar.

5 formas do candidato avaliar empresa na hora da entrevista

Embora muitos candidatos estejam habituados a pesquisarem sobre a empresa antes de ir para a entrevista, nem sempre é possível esclarecer todas as dúvidas e saber se aquele é realmente o lugar onde você quer trabalhar.

Como dissemos, esse momento deve ser utilizado para que você entenda se a empresa atende ou não aos seus critérios e às expectativas para os próximos anos da sua carreira. Confira a seguir alguns pontos importantes para considerar.

1 – A empresa não tem um plano de carreira

Se você trabalhasse no seu cargo atual para o resto da sua carreira, acredita que a sua produtividade cairia ou aumentaria?

Ter um plano de carreira é fundamental para se sentir motivado e trabalhar para alcançar seus maiores objetivos. É através dele que você desenvolverá novas habilidades, participará de projetos e ganhará mais experiência.

Sem um plano de desenvolvimento profissional, é fácil ficar estagnado, frustrado e sem perspectiva de futuro, e não é isso que a maioria dos profissionais desejam.

Portanto, se o entrevistador não mencionar o plano de carreira, você pode perguntar a respeito no final da entrevista. Caso ele não saiba responder ou diga que não existe plano de carreira, é recomendado que você reflita muito se deve ou não aceitar a vaga.

2 – Perguntas que sugerem um ambiente tóxico

Em alguns cargos e profissões, é comum ter prazo curto para realizar algumas atividades ou executá-las sob uma certa pressão. No entanto, quando o recrutador enfatiza muito essa questão, pode significar que a sobrecarga dos funcionários já faz parte da cultura da empresa.

Também fique atento se perguntarem sobre a sua disponibilidade para ficar além do horário de trabalho estabelecido. Caso isso aconteça durante a entrevista, pergunte com qual frequência costuma acontecer.

Se a empresa dá sinais de que faz essas coisas constantemente, significa que ela não está preocupada com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional de seus colaboradores.

3 – Desorganização no processo seletivo

Este é um critério muito importante para o candidato avaliar empresa.

Agendamento de entrevistas em cima da hora, pouco tempo para solucionar cases, informações inconsistentes, falta de clareza durante atividades e dinâmicas de grupo são apenas alguns exemplos da falta de organização que pode se refletir na empresa toda.

Se a sua seleção for confusa e desorganizada, existem grandes chances de que essa seja a forma como os processos são realizados dentro da companhia.

Não ignore esses sinais durante a entrevista, afinal, eles podem dizer muito sobre o que está por vir caso você aceite a vaga.

4 – Falta de clareza sobre as atribuições do cargo

Preste muita atenção nesse ponto, pois ele pode impactar muito a sua experiência na empresa.

Se você perceber que o entrevistador está dando respostas vagas ou insuficientes sobre as atividades do cargo, pergunte como seria um dia típico de trabalho de quem ocupa aquela posição. Caso ele ainda não consiga responder da maneira que você precisa, é mais um sinal vermelho.

Além de significar que eles não possuem um escopo de trabalho definido, futuramente, também pode implicar em atribuições com as quais você não concordou durante o processo seletivo.

5 – Atraso do entrevistador

Se ao chegar no horário o candidato demonstra comprometimento, isso também deve ser esperado do recrutador.

Esperar por ele por um longo período além do horário agendado pode significar que não existe respeito pelo seu tempo. E isso é ainda mais grave se essa pessoa for o seu gestor.

Já pensou como deve ser ruim trabalhar sob a supervisão de alguém desorganizado em relação a horários ou que não se preocupou em dedicar o tempo ideal para conhecer cada candidato?

Por isso, se a pessoa que for realizar a entrevista se atrasar por mais de 15 minutos e aparecer sem nenhuma justificativa ou pedido de desculpas, fique alerta!

Enfim, lembre-se de que a entrevista de emprego é um espaço para fazer perguntas e para o candidato avaliar empresa de forma criteriosa. Se durante esse momento algum destes sinais de alerta surgirem, pense duas vezes se deve aceitar a proposta, e assim evitará prejudicar a sua carreira. E se você está sempre em busca de crescimento profissional, temos uma dica para que você atinja o seu objetivo: cursar uma pós-graduação EAD.

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