Como fazer pesquisa de mercado: 7 passos que você deve seguir

imagem para ilustrar o texto de como fazer pesquisa de mercado

Estudos de mercado são uma das principais ferramentas utilizadas pelos negócios atualmente. Elas são versáteis, podem ser aplicadas para descobrir uma série de questões e conseguem mapear o comportamento de um mercado, ajudando na tomada de decisões. Com elas, você pode descobrir as necessidades do seu público-alvo, suas percepções sobre alguma marca ou produto e até mesmo prever tendências futuras. Mas para além de entender a sua importância, você já sabe como fazer pesquisa de mercado?

O que é estudo de mercado?

Antes de mais nada, vamos esclarecer o que é, exatamente, um estudo de mercado. Seu principal objetivo é conseguir uma espécie de fotografia de alguma realidade, ou seja, entender quais são as impressões, necessidades, opiniões e realidades de um determinado mercado. Tais informações são coletadas de diversas formas, que vão de questionários na internet a grupos focais e, posteriormente, avaliadas de forma minuciosa.

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Por meio dessa análise, você pode descobrir a opinião do público-alvo sobre sua empresa ou um produto específico, quais são as necessidades que eles têm para um determinado ponto, o grau de conhecimento sobre um tema e empresas do setor, seus hábitos e desejos. 

Todas essas informações são valiosas na hora de tomar uma decisão, que pode variar muito: talvez você descubra que um produto precisa ser reformulado, ou quem sabe perceba que a sua ideia para empreender deve ser melhor trabalhada antes do lançamento.

Entendeu por que as pesquisas são tão importantes? Elas são uma ferramenta fundamental para conhecer melhor o seu público e o mercado consumidor, permitindo que suas decisões sejam estratégicas e façam sentido dentro dos seus objetivos.

7 passos para aprender como fazer pesquisa de mercado

Agora que você já sabe por que as pesquisas são importantes e necessárias, que tal aprender como fazer estudo de mercado? Montamos um guia com 7 passos básicos, que vão estruturar a organização da sua pesquisa e te ajudar a conseguir resultados precisos e reais. Confira tudo abaixo.

1 – Descubra seu problema e defina seu objetivo

A primeira etapa é ter clareza em dois pontos específicos: o seu problema e o seu objetivo com a pesquisa. Isso porque, quanto mais nichada e singular, mais precisa ela será. Sendo assim, pontue o problema que você quer resolver, defina exatamente o que você quer descobrir (meu público-alvo conhece minha empresa? O que as pessoas pensam do meu negócio? Será que elas enxergam utilidade no produto que quero lançar? E assim por diante) e garanta que essa pergunta é clara e objetiva.

Se de repente você encontrar vários problemas e muitos questionamentos diferentes, tome cuidado, pois pode ser o caso de fazer várias pesquisas de mercado, e não apenas uma, para não afetar os resultados.

2 – Mapeie o público-alvo e defina a amostra

O segundo passo é definir quem será o público-alvo da pesquisa, ou seja, quem responderá suas dúvidas. Aqui, é necessário prestar atenção para não cometer um erro comum: confundir o público-alvo do negócio com o público da pesquisa. Dependendo do tipo de pesquisa e do que você deseja descobrir, as pessoas que responderão o estudo não serão necessariamente os clientes da sua empresa.

Por exemplo, uma pesquisa pode analisar as percepções dos concorrentes, fornecedores ou colaboradores, e nem mesmo chegar perto de conversar com clientes e consumidores. Para te ajudar, construa uma persona, ou seja, um “modelo ideal” do seu público-alvo, e não economize nos detalhes. Eles vão te auxiliar nas próximas etapas e garantir resultados precisos nas fases finais.

Depois disso, também é importante definir qual será a amostra da pesquisa, ou seja, quantas pessoas do seu público-alvo geral serão entrevistadas ou abordadas.

3 – Escolha uma metodologia

Chegou a hora de definir a parte prática do seu estudo: como ele será conduzido? Dependendo dos seus objetivos e recursos, há uma série de possibilidades a serem escolhidas, sendo que as principais estão listadas abaixo:

  • Formulário online: opção mais rápida e barata, que geralmente não demanda a contratação de terceiros. É interessante para conseguir respostas mais objetivas e quantitativas, em que a avaliação do comportamento e reação do entrevistado não possuem grande relevância.

 

  • Entrevista por meio do telefone: processo um pouco mais complexo e demorado, porém, mais simples do que as possibilidades presenciais. Já consegue avaliar um pouco melhor a parte subjetiva das respostas, com mais profundidade.
  • Entrevista presencial: são mais elaboradas e demandam a disponibilidade de locomoção, seja do entrevistador ou dos entrevistados. Por outro lado, você conseguirá resultados muito mais detalhados e com foco no comportamento e impressões do seu público, avaliando não apenas as respostas, mas sua comunicação não verbal.
  • Grupos focais: eles reúnem um grupo de pessoas e se baseiam na construção de uma discussão sobre o tema escolhido. É interessante para otimizar o processo das entrevistas individuais, além de entender opiniões e comportamentos quando os entrevistados não estão sozinhos.

 

4 – Elabore o questionário

É importante definir a metodologia antes de começar a pensar no questionário, que consiste em uma lista de perguntas a serem feitas aos entrevistados. Ele precisa levar em consideração como a pesquisa será feita e ser elaborado com muita atenção e cuidado, pensando na melhor forma de endereçar as questões de modo a não comprometer os resultados do estudo.

Para isso, foque em indagações curtas, objetivas, claras, com vocabulário simples e fácil entendimento. Tal preocupação minimiza os riscos do público-alvo não entender a pergunta ou responder de forma diferente do esperado.

5 – Faça a coleta dos dados

Chegou a hora de colocar tudo o que você organizou em prática e coletar as informações que precisa. Estabeleça prazos, defina horários e locais, treine os entrevistadores, se for o caso, e garanta que todas as respostas serão reportadas aos organizadores de maneira sistemática.

Perder os dados ou não ter um modelo de relatório a ser seguido são erros muito comuns, que podem ser evitados com pequenos cuidados a fim de não comprometer todo o seu trabalho até aqui.

6 – Analise os resultados

Tão importante quanto a coleta de dados, é a análise de tudo que você descobriu com as entrevistas e formulários. Por isso, dê a atenção necessária para essa etapa, que pode ser facilitada com o auxílio de algumas ferramentas, como o Excel, estude profundamente cada resposta e siga adiante com a última etapa: a apresentação da sua pesquisa.

7 – Apresente as conclusões

Não se esqueça de organizar os resultados em uma apresentação ou relatório, que explique de forma detalhada e didática tudo o que você descobriu e, além disso, como esses dados vão guiar sua estratégia daqui para a frente.

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