Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Biblioteca Online: quais são os benefícios de contar com uma em seus estudos?

imagem para ilustrar o texto de biblioteca online

É comum ouvirmos que o brasileiro perdeu o hábito de leitura. De fato, a média do país é realmente baixa: cerca de 2,5 livros lidos por ano. Entretanto, não podemos, em 2022, considerar a leitura apenas como o consumo de livros físicos e esquecer de outras práticas.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Com a internet, estamos experimentando cada vez mais uma democratização da informação e do conhecimento. Somada a isso, temos também uma produção bem maior de conteúdos, sejam eles artísticos, científicos, jornalísticos ou pessoais.

A pandemia do Covid-19 também trouxe um outro panorama em nossa relação com os livros. Ao mesmo tempo que o acesso às livrarias se tornou impraticável, o isolamento social fez que o número de leitores aumentasse, seja com livro digital ou físico.

Diante de todo esse cenário, as bibliotecas online vêm se tornando cada vez mais uma ferramenta fundamental, especialmente para o estudante. 

Pensando nisso, construímos esse artigo para falar um pouco mais dessas bibliotecas, explicando seu conceito e focando, principalmente, em trazer suas diversas vantagens para nosso cotidiano.

O que é uma biblioteca online?

Como o nome já indica, a biblioteca online é o acervo de livros e outros materiais de estudos disponibilizados ao usuário de forma virtual. Por se dar em meio digital, não é necessário um local físico onde as obras ficam disponíveis, mas sim um endereço na web ou um aplicativo.

As bibliotecas online são, ao mesmo tempo, muito parecidas e muito diferentes das tradicionais. De certa forma, a diferença fundamental entre cada tipo está no meio em que seu acervo se encontra disponível, seja o físico ou o virtual. 

Entretanto, essa característica básica traz consigo diversas características que tornam a biblioteca online muito diferente das físicas. Há também, dentro das bibliotecas online, uma divisão conceitual entre a digital e a virtual, que veremos logo em seguida.

Qual a diferença entre biblioteca digital e virtual?

Apesar de digital e virtual serem sinônimos e ambos indicarem algo que se dá na internet, online, na web, etc, quanto às bibliotecas eles não são iguais. 

A biblioteca digital é aquela que também existe de forma física, e que teve seu conteúdo transportado também para a internet. Já a virtual é aquela que foi criada somente para os computadores, com um acervo que só pode ser encontrado de forma online.

Neste artigo, iremos tratar da biblioteca online como um gênero que abrange os dois tipos anteriores. Afinal, de forma prática, os benefícios de contar com essas bibliotecas são os mesmos.

14 benefícios de contar com uma biblioteca online!

As bibliotecas trazem diversos benefícios para a sociedade, em geral. Os primeiros, que não iremos detalhar, são aqueles ligados à importância do hábito da leitura na universidade

Aqui, focaremos em elencar as vantagens que as bibliotecas online possuem por causa de sua característica elementar de existir em meio virtual. Desde modo, separamos 14 benefícios:

  • Otimização dos estudos

A internet traz muita praticidade para diversos aspectos da nossa vida, e as bibliotecas online se aproveitam bastante deste fator. Ao estudar com um livro em formato digital, o aluno terá uma facilidade bem maior para localizar aquilo que precisa.

Os sites que hospedam essas bibliotecas precisam ter uma navegação funcional e intuitiva. É interessante possuir links que direcionam para capítulos específicos, um sistema de pesquisa por termos, páginas bem diagramadas, etc.

  • Acesso para todos

Quem tem o costume de pegar empréstimos em uma biblioteca conhece bem qual é a maior dificuldade: ficar em uma fila de espera aguardando que determinado título seja devolvido. Com o modelo online, esse problema é inexistente!

Na biblioteca online não existe uma quantidade de cópias de um livro, ou seja, diversas pessoas podem acessar um mesmo título ao mesmo tempo. No ensino superior, essa possibilidade é extremamente útil, pois é comum que toda a turma precise consultar uma mesma obra durante as aulas.

Podemos dizer, portanto, que a modalidade virtual contribui para garantir a acessibilidade em bibliotecas universitárias.

  • Economia

Infelizmente, apesar de serem extremamente necessários, os livros, em geral, não são baratos. Livros didáticos então, que costumam ter um conteúdo bem extenso e, para uma pós-graduação, ainda mais específico, possuem preços salgados para o aluno.

Leia mais: Para crescer na carreira, 70% dos profissionais apostam no aprendizado: como a pós-graduação ajuda?

As bibliotecas online solucionam também este problema, sejam elas disponibilizadas pela instituição de educação superior (IES) ou paga pelo estudante. Comparado com o preço de uma compra de diversos livros necessários para uma boa formação, a assinatura de um serviço de livros também se torna vantajosa.

  • Leitura em diversas plataformas

Os livros de uma biblioteca online seguem uma tendência dos conteúdos em geral na internet: disponibilidade para os mais diversos dispositivos. Atualmente, é comum termos aplicativos para celulares, tablets, notebooks, etc.

Os sites que hospedam as bibliotecas também possuem facilidade de acesso em variados navegadores, independente do aparelho utilizado. 

É certo que esta vantagem depende diretamente da inclusão digital no Brasil — mas, apesar das desigualdades, essa inclusão tem aumentado bastante com o tempo.

  • Facilidade de busca

Pesquisar por um determinado livro, assunto, autor, disciplina, etc, se tornou mais simples também. As bibliotecas tradicionais possuem uma divisão lógica de seu arquivo, mas às vezes não é tão intuitiva como deveria ser.

No espaço virtual, são desenvolvidos excelentes mecanismos de busca, que além de ter uma maior chance de localizar um livro, reduz também seu tempo para procura. Essas pesquisas também são boas para apresentar títulos similares aos procurados.

  • Incentivo a leitura

Como incentivar a leitura? Através da biblioteca online!

Apesar de essa vantagem ser comum para qualquer tipo de biblioteca, é necessário sempre ressaltá-la. As bibliotecas sempre facilitam o acesso da sociedade à uma leitura de qualidade. Seja para estudos ou para literatura, esse empréstimo de livros é fundamental.

Contar com um acesso facilitado às obras deixa o hábito de ler ainda mais forte. Assim, temos mais um ponto positivo para as bibliotecas online: com livros sempre à nossa disposição, a leitura é incentivada.

Ler ainda fortalece algumas características fundamentais de um bom estudante, sendo elas:

  • memória;
  • escrita;
  • argumentação;
  • vocabulário e 
  • raciocínio.
  • Qualidade do acervo

Uma biblioteca online conta com milhares de livros, garantindo um acervo completo e de qualidade. Por não precisar de um espaço físico, manter um bom material se torna bem mais fácil.

Além disso, para oferecer uma educação de qualidade, uma IES precisa contar com os melhores livros. Um pós-graduando precisa ter acesso a bons conteúdos para desenvolver boas pesquisas e se destacar em sua área.

Leia mais: Quer produzir conteúdo para a pós-graduação? Temos uma grande oportunidade para você

  • Facilidade para fazer referências

Esse é um recurso que as melhores bibliotecas online possuem: uma ferramenta que prepara a referência bibliográfica do livro consultado, já no formato determinado pela ABNT. Mesmo sem esse recurso, referenciar continua mais simples, pois os livros digitais possuem dados com fácil localização e de forma uniformizada.

  • Acesso a diversos livros ao mesmo tempo

Por ter uma limitação óbvia de livros, as bibliotecas físicas precisam limitar a quantidade de conteúdo que pode ser emprestado de forma simultânea a um aluno. Com a leitura digital, essa lógica não existe, afinal, os livros se encontram disponíveis para todos.

O próprio empréstimo das obras não é o mesmo nos dois modelos. Na biblioteca online, não existe de fato um serviço de empréstimo, mas sim um acesso simplificado às obras. Deste modo, o aluno pode estar sempre em contato com diversos livros ao mesmo tempo, construindo um estudo mais completo.

  • Acesso em qualquer lugar

Como vimos, as bibliotecas podem ser “abertas” nos mais variados dispositivos. Ou seja, é fácil ler um livro digital em qualquer lugar. Até o transporte público pode ser um local de leitura para um estudante disciplinado.

A leitura offline também é de grande ajuda para os estudantes. Com ela, os livros podem ser previamente baixados, ficando salvos no dispositivo para serem lidos mesmo quando o usuário não tiver acesso à internet. 

  • Possibilidade de anotações e marcações

Se tem uma prática comum para estudantes dos mais diversos níveis da educação é a de marcar trechos e fazer anotações nos livros. Essa prática auxilia a focar nos conteúdos centrais, fazer complementações e a memorizar melhor as matérias.

Quando o estudante compra um livro, seu uso é livre, possibilitando fazer marcações e anotações. Entretanto, um livro de biblioteca tradicional será compartilhado com várias pessoas e, por isso, eles devem sempre ser totalmente preservados.

Na biblioteca online, o livro é disponível para todos, mas o arquivo que cada um utiliza não precisa ser o mesmo, podendo ser replicado. Bons serviços de leitura na internet oferecem ferramentas para destacar trechos dos livros, além de fazer comentários sobre o conteúdo estudado.

Esse é um exemplo perfeito da relação entre tecnologia e livros.

  • Comodidade para pegar um livro

Além do livro estar disponível para todos, e por isso não ter que aguardar em uma fila de espera para pegá-lo, outras variáveis facilitam o acesso de livros numa biblioteca online. A principal é não ter que se deslocar ao endereço da biblioteca, que em grandes cidades pode ser muito distante da casa do estudante.

Além do espaço, o tempo também é determinante aqui. Uma biblioteca online não fecha, o que possibilita encontrar um livro em qualquer momento e, numa pós-graduação, sabemos que às vezes os estudos precisam virar as noites e as madrugadas.

  • Atualização de edições e acervo

Um ponto extremamente positivo  é aquele relativo ao acervo atualizado de maneira rápida na biblioteca online. A compra de novos títulos é bem mais rápida, pois é feita pela internet e não carece de tempo para esperar por sua entrega.

Além disso, as reedições de uma obra podem ser incorporadas de maneira bem mais simples, oferecendo a mais atual para todos os estudantes. Na biblioteca física, muitas vezes precisamos usar edições antigas, uma vez que os livros atualizados são limitados e os primeiros a serem emprestados.

  • Livros virtuais não deterioram

Essa última vantagem é até autoexplicativa: na internet, um livro não envelhece. É comum — e triste —  ver livros antigos extremamente desgastados, seja pela ação do tempo ou por mau uso por parte dos leitores.

De forma digital, um livro não pode se deteriorar ou se perder. O que acontece, aqui, é o livro se tornar desatualizado, mas este problema é comum para qualquer biblioteca e é facilmente resolvido com a vantagem apresentada no tópico anterior.

Como ter acesso a uma biblioteca online?

Existem diversos serviços que oferecem livros de forma digital para os estudantes. Seja de forma individual ou coletiva, paga ou gratuita, é fácil ter acesso a uma biblioteca online e a conteúdos de qualidade.

Em muitos casos, o aluno pode utilizar mais de uma biblioteca, complementando ainda mais o conteúdo de seus estudos. Trazemos agora, quatro tipos de biblioteca online que te auxiliarão na sua pós-graduação:

  • Biblioteca própria da IES

De forma obrigatória, toda IES deve ter uma biblioteca, sendo inclusive avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, muitas instituições podem digitalizar o seu acervo ou trabalhar com uma totalmente virtual, que complementa a sua física.

No caso do ensino superior a distância, as bibliotecas online são imprescindíveis. É impossível pensar em um ensino virtual que não conte com o acesso aos livros digitais.

  • Biblioteca oferecida para a IES

Com o desenvolvimento das tecnologias, da internet e do ensino virtual, diversos serviços de bibliotecas digitais começaram a aparecer no mercado. Essas empresas organizam um acervo de livros e oferecem para as IES, que, por sua vez, possibilitam o cadastro do seu corpo discente.

Esse tipo de biblioteca é muito bom para a IES que pretendem terceirizar um trabalho um tanto quanto árduo. Neste serviço, é importante checar a qualidade do material oferecido, para garantir que a biblioteca online contratada tenha um custo benefício valioso.

  • Biblioteca assinada pelo estudante

De forma individual, o estudante também pode assinar um serviço de acesso à livros. Esse tipo de biblioteca faz mais sentido quanto o aluno precisa ver conteúdos mais específicos, por isso, ele complementa o acervo da biblioteca da IES com alguma outra.

  • Biblioteca gratuita

Com a finalidade de desenvolver o hábito da leitura e o acesso ao conhecimento e a informação, tem crescido também o número de bibliotecas online gratuitas. Para ter acesso aos acervos, em geral, é necessário apenas um cadastro.

Entretanto, é importante avaliar se o conteúdo destas bibliotecas irão realmente auxiliar o estudante, pois, muitas vezes, elas trazem mais livros de literatura do que aqueles para os estudos. É interessante procurar por bibliotecas gratuitas de universidades, que poderão ter títulos mais relevantes para um estudante de pós-graduação.

 Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo. Ele foi produzido pelo Blog Saraiva Educação!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades