Ir para o conteúdo
Você na Pós

Conheça o MBA em Mercado Financeiro e Banking e as possibilidades da área

imagem para ilustrar o texto de Mercado Financeiro e Banking

O MBA em Mercado Financeiro e Banking é destinado para  profissionais que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o setor bancário, considerando todos os avanços tecnológicos que a área passou e continua passando. Para isso, é necessário que já possuam uma base em cursos correlatos, como administração de empresas ou economia.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O setor bancário pode ser compreendido sob a ótica financeira. Seja em análises acerca das possibilidades, como também o próprio mecanismo de funcionamento do mercado. Por isso, a relação entre as duas áreas é visível. 

As características dos ativos financeiros, análise do risco das operações nas bolsas de valores e em todo o contexto virtual são fatores trabalhados e desenvolvidos no curso, visando atuação consciente acerca da gestão tecnológica imersa nos bancos, incluindo os digitais.

A área é bastante promissora e o profissional que se dedicar tem grandes chances de se destacar no Mercado Financeiro. A seguir, veremos um pouco das possibilidades e oportunidades da área. 

Possibilidades e oportunidades do Mercado Financeiro e Banking 

Basicamente, a pessoa envolvida no Mercado Financeiro trabalha com a movimentação do capital. Portanto, esse é um setor com um impacto global. 

São muitas possibilidades de serviços que existem ao trabalhar com o Mercado Financeiro. Dentro deste mesmo ramo, você pode ficar na área financeira ou outras, como: administrativa, dentro e fora de empresas, comercial ou internacional. E em todas essas opções há muitas chances de crescimento. 

A prova disso é o próprio LinkedIn que, em 2020, ao mapear as 15 profissões emergentes para o ano no Brasil, coloca seis que fazem parte do mercado financeiro. 

Além do crescimento da área, os profissionais que trabalham nela são bem pagos. Os salários dessas pessoas são bons e as empresas do ramo, geralmente, adotam sistemas de divisão de lucros e bônus. 

Na maioria das vezes, as empresas do setor financeiro também valorizam seus profissionais com benefícios interessantes, como: 

  • Plano de saúde;
  • Previdência privada;
  • Auxílio-maternidade;
  • Auxílio-creche;
  • Auxílio-moradia.

Outra possibilidade que já foi mencionada brevemente, mas merece ser retomada são as oportunidades de desenvolvimento dos profissionais do Mercado Financeiro e Banking. 

Para que o indivíduo envolvido na área tenha um futuro promissor, é importante possuir conhecimentos expressivos em questões financeiras. Ou seja, ele precisa buscar uma especialização, formação e experiência na área. É nesse ponto que entra a importância do MBA em Mercado Financeiro e Banking. A especialização ajudará o aluno a alcançar as expectativas do setor.

No entanto, é importante salientar que assim como é uma área com muitas possibilidades, tem também desafios consideráveis, como: alto grau de competitividade, muitas responsabilidades por envolver dinheiro em grandes quantias e baixo nível de previsibilidade. 

Essa é uma área perfeita para quem gosta de ser desafiado e estar em constante movimento, sempre pensando em estratégias e estudando. O desenvolvimento precisa ser constante. 

Se você é essa pessoa e se encaixa nesse perfil continue a leitura e conheça mais detalhes da pós-graduação.

Objetivos da pós-graduação em Mercado Financeiro e Banking 

O MBA em Mercado Financeiro e Banking tem o propósito de especializar pessoas para que elas tenham uma atuação consciente na área, façam um bom trabalho e possam se desenvolver e crescer no setor. 

Além disso, a pós-graduação tem o objetivo de ensinar aos alunos as ferramentas estatísticas e financeiras para mensurar e otimizar o risco frente ao mercado financeiro e ampliar a visão acerca das possibilidades com relação ao banking no atual contexto de celeridade tecnológica.

Outros objetivos específicos são:

  1. Aprender a analisar cenários econômicos;
  2. Desenvolver habilidades relacionadas a métodos quantitativos;
  3. Fomentar competência financeira para administrar e compor carteiras de ativos;
  4. Observar tendências digitais aplicadas ao setor financeiro, incluindo blockchain.

Disciplinas e carga horária do MBA

  1. Análise de cenários econômicos 
  2. Entendendo e interpretando indicadores econômicos e financeiros
  3. Gestão financeira quantitativa básica 
  4. Administração financeira
  5. Métodos quantitativos aplicados ao risco 
  6. Gestão de ativos e carteiras
  7. Derivativos como estratégia financeira 
  8. Projetos avançados de investimento
  9. Tendências digitais em finanças

A especialização tem a carga horária total de 360 horas, sendo ministrada em 9 disciplinas. O MBA em Mercado Financeiro e Banking pode ser cursado em 6 meses ou 10 meses, dependendo da sua necessidade e escolha. 

Agora que você já conhece os detalhes da área e do MBA, que tal investir na carreira com a pós-graduação Anhanguera EAD? Escolha o tempo de duração ideal para você e faça sua matrícula.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades