Estamos sempre nos cobrando em mil quesitos diferentes. Ansiamos ser o melhor profissional que podemos, o mais dedicado dentro de uma relação afetiva, mas quanto de nós mesmos, de fato, aproveitamos?
Todos temos sonhos e aspirações que podem nos levar à criação de coisas com grandes significados, sobretudo, pessoais. Por isso, traçar objetivos voltados ao autocrescimento pode ser uma alternativa para fugir da correria de uma rotina de trabalho menos produtiva do que gostaríamos.
Se pararmos para pensar, a maior parte do nosso tempo é dedicado exclusivamente ao trabalho, mas será que estamos colhendo os frutos desse esforço de uma forma saudável e realmente efetiva?
É necessário olhar para dentro e descobrir o que nos instiga. Você tem alguma habilidade a ser potencialmente desenvolvida? Antes de dar o primeiro passo, é necessário saber para qual direção seguir, mesmo que o objetivo seja um hobby.
Praticar é preciso
Quem mora em algum grande centro sabe que o tempo é quase um artigo de luxo. Demora-se muito nos trajetos, o trânsito é algo imprevisível e uma simples chuva pode dar um nó na cidade. Como e por que manter o foco de algo que, a princípio, não trará resultados financeiramente positivos?
Segundo estudiosos da neurociência, o cérebro precisa ser estimulado para sair do ciclo de procrastinação e cansaço em que se encontra durante parte do nosso dia. Veja como, em pequenas doses, é possível virar o jogo para se tornar uma pessoa mais inventiva e produtiva.
O fim de semana é seu aliado
Encare essas 48h como um grande mar de possibilidades. Aqui, basta alguma disposição para que um projeto possa sair do papel – e vale tudo. Da prática amadora de algum esporte até oficinas culturais, palestras ou atividades ao ar livre. O que puder te tirar do lugar comum já é válido. E se você não sabe por onde começar, procure centros culturais ou opções cedidas pela prefeitura da sua cidade. Muitas vezes esses lugares disponibilizam atividades gratuitas, para várias faixas etárias.
Aprenda algo novo, todos os dias
Não precisa ser nada grandioso, mas manter um hábito é importante. Aproveite a grande disponibilidade de conteúdos na internet e comece a treinar novas línguas, por exemplo. É só soltar a imaginação e digitar o desejo no google para descobrir os direcionais.
Seja persistente
Nem sempre é fácil sentir empolgação quando estamos adentrando um assunto. Mesmo sentindo que determinado campo não é para você, passe para outro ao invés de deixar o tempo livre cair nos braços da ociosidade. No momento certo, uma das escolhas fará todo o sentido.
O que é visto, é lembrado
Acha que a sua memória pode te tapear e você acabar deixando aqueles seus 30 minutinhos de exercícios passarem? Coloque um lembrete no celular e tente ser fiel ao propósito de fixar uma rotina. Lembre-se que é através de muitas e muitas repetições que sua mente absorverá as novas demandas.
—
Depois dessas sugestões, por que não aproveitar com qualidade as suas horas livres? Se você ainda não sabe como começar, conheça os nossos cursos de pós EAD.