Que a água é a fonte da vida e que constitui cerca de 70% a 75% da massa corporal humana você certamente já ouviu falar. Mas você realmente sabe o porquê necessitamos de tanta água?
Ela é o principal meio de transporte de nutrientes, gases e sais minerais pois faz parte do sangue. Ela também atua no sistema digestório, como um dos constituintes do suco gástrico, por exemplo. A urina, é basicamente formada por água e toxinas e as lágrimas que ajudam a evitar o ressecamento dos olhos também são formadas de água. As meninges, que são as membranas que envolvem o sistema nervoso são lubrificadas pelo líquor que é composto em sua maior parte por água.
Além de todas essas funções, ela ainda constitui o suor, que auxilia na regulação da temperatura corporal, através da dissipação do calor, que ao entrar em contato com a temperatura ambiente evapora na superfície da pele, resfriando o organismo.
A falta de água é, inclusive, uma das causas da constipação intestinal, uma vez que ela compõe cerca de 70% das fezes. Em muitos casos, basta um ajuste no consumo hídrico diário, para que o intestino volte a funcionar normalmente.
Mas quanto de água deve-se beber para manter o corpo saudável? Em primeiro lugar, deve-se analisar fatores como a idade, o nível de atividade física, a temperatura ambiente e o peso corporal. Na prática, recomenda-se o consumo de 35 ml por quilograma de peso corporal para adultos, ou seja, para um homem de 70kg a quantidade de água ideal é 2450ml ou 2,450 litros. Já a recomendação para atletas e idosos é de 45 ml por quilograma de peso, sendo assim, um atleta de 59kg precisaria beber 2 litros e 655 ml ao dia. Mas essa quantidade precisa é suprida apenas bebendo água?
Leia também: Quais os benefícios da meditação para a sua carreira?
Na realidade, os alimentos, chás, sucos, água de coco também possuem uma boa quantidade desse nutriente e podem auxiliar no suprimento das necessidades diárias de ingestão. Porém, vale lembrar que a água não possui calorias e que por isso se torna aliada na manutenção ou redução do peso. Para o caso de atletas as recomendações são diferentes e o uso de bebidas esportivas pode ser uma alternativa de hidratação.
Deve-se atentar para o fato de que a sensação de sede pode ser confundida com a sensação de fome no hipotálamo. Por isso, pode acontecer de após uma refeição balanceada, o indivíduo ainda permanecer com sensação de fome. Não basta esperar sentir sede para procurar se hidratar, mas também deve-se observar a cor da urina, que se estiver amarelo claro pode indicar boa hidratação, no entanto, se estiver amarelo escuro pode ser indicativo de necessidade de aumentar o consumo de água.
Vale lembrar que o excesso do consumo hídrico pode ser prejudicial, pois isso pode aumentar o volume sanguíneo, diluí-lo e trazer complicações como dor de cabeça, mal-estar, náuseas e até levar o indivíduo a óbito. Por esse motivo, o equilíbrio é sempre a melhor alternativa.
Mas… voltando aos benefícios da água. Você sabia que ela além de tudo ainda é elemento fundamental no mecanismo de termorregulação? Termorregulação nada mais é do que a regulação da temperatura corporal e a água atua nesse processo como substância termoestabilizadora, absorvendo grande quantidade de calor, sem provocar grandes alterações na temperatura. Além disso, ela possui alto ponto de evaporação, o que auxilia na manutenção de uma temperatura estável.
Quando a temperatura corporal se eleva acima de 37ºC, o corpo utiliza-se desses mecanismos. Dessa forma, através do suor sintetizado pelas glândulas sudoríparas e liberado na superfície da pele, onde é evaporado, o calor é dissipado na forma de energia e o corpo esfria.
Porém, vale ressaltar que não é a produção de suor que diminui a temperatura corporal e sim a sua evaporação. A evaporação do suor é dependente da umidade relativa do ar. Por esse motivo, se a umidade relativa do ar estiver em 100%, o suor não evapora e dessa forma o corpo não resfria.
Você deve estar se perguntando: mas e no frio? No frio, redirecionamento do fluxo sanguíneo, a atividade muscular e a produção dos hormônios epinefrina e norepinefrina atuam na termorregulação, por meio na elevação da temperatura corporal.
Ao conhecer todos as funções e os benefícios do consumo adequado de água para indivíduos sedentários e também aos praticantes de exercício físico, o incentivo a esse hábito saudável é fundamental e faz toda a diferença na sua prática profissional.
O uso de águas aromatizadas com frutas, folhas de hortelã, canela em pau, por exemplo ajuda a complementar a necessidade hídrica diária. Ter garrafas de água sempre por perto, em locais acessíveis, colocar lembretes no celular e até mesmo usar aplicativos que ajudem a lembrar de beber água são rotinas que podem ser instituídas desde a infância para que na vida adulta não tornem-se sacrifícios e a sua falta não traga prejuízos à saúde.
Autora do texto: Camila Taise Tavares
Revisora: Tais Moala