Ir para o conteúdo
Curiosidades

Veja como manter uma alimentação saudável no ambiente de trabalho

No dia a dia corrido de muitas pessoas, é difícil manter uma alimentação balanceada e saudável, ainda mais quando a refeição é feita fora de casa. Ter cautela para evitar o consumo de comidas gordurosas, pouco nutritivas e, principalmente, doces é relevante para que você consiga manter uma dieta balanceada no ambiente de trabalho.

Para manter uma dieta equilibrada no ambiente de trabalho, é necessário organizar a sua geladeira com vegetais incluindo as frutas, verduras, legumes, ovos, cogumelos, raízes e outros alimentos mais naturais possíveis, de preferência aos orgânicos.

Posteriormente, classificar os alimentos em perecíveis e não perecíveis. Você pode inserir na sua dieta grãos integrais, leguminosas variadas como (ervilha, grão de bico, lentilha e outros), azeites, frutas, castanhas, barra de proteínas, iogurte e sanduíche natural.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Dessa forma, abastecer a casa com alimentos de boa qualidade é fundamental para manter a dieta adequada. Ademais, evite os alimentos processados ou ultra processados, pois geralmente contêm corantes, gorduras trans que não são boas para saúde e que impactarão negativamente na dieta.

Nesse contexto, estabeleça rotinas. Isso evitará sobrecarga pessoal e estresse e facilita o preparo dos alimentos desde que faça higienização dos alimentos com antecedência. Ter uma rotina bem estabelecida é imprescindível para a manutenção do bom convívio familiar e bem-estar com o trabalho.

Leia também: 12 alimentos que aumentam a produtividade no trabalho

Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para manter a dieta no ambiente de trabalho.

✔ Planeje-se: Você pode planejar as quantidades das refeições na semana. Tenha sempre em mãos opções de lanches mais saudáveis também no ambiente de trabalho.

✔ Evite pular as refeições ou ficar muito tempo sem se alimentar, tendo em vista que grandes intervalos entre as refeições podem levar você a comer mais quando se alimenta. Tente evitar exageros, opte por fazer refeições menores de três em três horas por dia ou duas em duas horas.

✔ Prepare o lanche com antecedência para não se esquecer de nenhum item. Tenha preferência pelas castanhas, frutas, barras de proteínas e iogurte.

✔ Dê preferência para as marmitas: Adicione proteínas, saladas, azeite, leguminosas no almoço a fim de manter alimentação saudável e saúde integral.

✔ Beba líquidos. Uma possibilidade é comprar uma garrafa de 1 a 2 litros para evitar a desidratação e manter a sua saúde. Dessa forma, fica mais fácil lembrar de se hidratar.

✔ Quando for realizar refeições em outro local, evite frituras e itens empanados em restaurantes. Esses alimentos costumam ter alto teor de gordura e aumentam muito o valor calórico da refeição. Portanto, prefira itens grelhados, assados ou no vapor;

✔ Use a criatividade. Você pode variar sua alimentação diariamente, introduzindo novos hábitos no ambiente de trabalho.

Autor: Ana Carolynne Ferreira

Nutricionista, palestrante, professora, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, pós-graduanda em Gestão em Saúde, pós-graduanda em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, membro do grupo de pesquisa em Gestão em Saúde e membro do grupo de pesquisa em Psiquiatria Nutricional.

Conheça nossas faculdades