Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

“O que você espera da empresa”: o que responder na entrevista?

o que você espera da empresa

Por mais que toda entrevista de emprego seja única, existem alguns padrões e momentos que costumam se repetir, não é mesmo? Ao longo do tempo, os profissionais identificam pontos que são frequentes em processos seletivos, incluindo perguntas clássicas que a maioria dos recrutadores fazem para conhecer melhor os candidatos. Uma delas é a famosa “o que você espera da empresa?”

É muito comum participar de entrevistas em que esse questionamento seja realizado, e isso acontece porque a pergunta é estratégica para profissionais de Recursos Humanos. Por meio da resposta dos candidatos, é possível extrair uma série de informações relevantes sobre seu perfil, personalidade, expectativas para a vaga, planos para o futuro e até mesmo seu grau de preparação para o processo seletivo.

Já percebeu que ela é uma pergunta importante, não é mesmo? É fundamental se preparar para ela e ter uma noção breve do que você gostaria de falar, contudo, não há motivos para desespero. Trata-se de um questionamento simples, sem pegadinhas e com objetivos claros. Você só precisa manter a tranquilidade para passar todas as mensagens que deseja.

Para te ajudar, listamos 5 pontos que vão adicionar conteúdo e robustez para a sua resposta, fazendo toda a diferença na hora de ser avaliado pelo recrutador. Confira todos eles abaixo.

banner sobre consultoria de carreiras

“O que você espera da empresa”: 5 pontos para incluir na sua resposta

1 – Mostre que a empresa é relevante para você

A primeira questão que você precisa ter em mente é mostrar o quão importante é a companhia para você. Sem exagerar ou fingir, fale sobre como você está feliz com a oportunidade por motivos estritamente profissionais.

Um erro que muitos candidatos cometem é listar motivos pessoais para o recrutador, como, a necessidade de conseguir um emprego. Por mais que isso seja verdade em muitos casos, e a realidade de muitos profissionais que estão em busca de uma recolocação, tal resposta passa a mensagem errada. Ela destaca a sua busca por um emprego no geral, e não a vontade genuína de fazer parte daquela empresa em questão.

2 – Deixe claro que você conhece a companhia

Você só pode destacar a importância da empresa para você se a conhecer, certo? Por isso, inclua em sua resposta detalhes que provem a sua familiaridade com a companhia, como o setor de atuação, tempo no mercado, momento e estratégias atuais e também parte da história dos negócios.

Além de mostrar para o profissional de RH que você “fez a lição de casa”, você tem a chance de traçar paralelos que aproximem a sua carreira da trajetória do seu potencial futuro empregador.

3 – Destaque pontos da cultura da empresa que você valoriza

Um termo que “viralizou” nos setores de Recrutamento e Seleção é o chamado “fit cultural”, ou seja, o enquadramento cultural. Ele busca identificar profissionais que se encaixam na cultura e nos valores da empresa, para evitar contratações de pessoas que não combinam com as características da companhia e acabam não se adaptando à nova rotina.

Essa avaliação começa na leitura do seu currículo e continua durante todo o processo seletivo, incluindo as entrevistas, quando você pode mostrar que conhece a cultura do negócio, se identifica com ela e com outros valores, admira a sua atuação e, assim, será uma ótima adição à equipe.

Mais uma vez, essa estratégia cria laços entre você e a empresa, mostrando que as suas expectativas em relação à vaga estão alinhadas com o cenário geral da sua carreira.

4 – Fale como essa experiência pode agregar para sua carreira

Falando em carreira, não deixe de frisar que essa oportunidade será muito importante para a sua vida profissional. Esse é o momento para expor que você sabe profundamente as características da vaga e também deixar claro que a posição terá um impacto positivo na sua carreira, com novas oportunidades, aprendizados e chances para colocar o seu conhecimento em prática e absorver a expertise da nova equipe.

Além disso, você também deve deixar claro que a posição em questão faz sentido dentro do seu plano de carreira, e que esse movimento profissional é estratégico para os objetivos futuros que você quer atingir.

5 – Dê exemplos do que você deseja aprender e desenvolver

Além de dizer que você vai aprender muito, por que não dar exemplos concretos e fundamentar ainda mais a sua resposta? A partir do momento que você conhece a empresa e a posição para a qual está aplicando, é natural que você consiga visualizar os desafios que terá pela frente.

Sendo assim, não hesite antes de listar alguns exemplos de desenvolvimento que você deseja atingir ao conseguir o emprego, como atuar em um setor diferente, ter contato com novas tecnologias, colocar em prática o que você aprendeu em uma especialização, aumentar sua experiência com um público específico, dentre outros.

Os recrutadores também observam fatores comportamentais

Depois das dicas acima, você está bem preparado para responder a parte técnica da pergunta. Todavia, como mencionamos rapidamente no começo do texto, os recrutadores também observam fatores comportamentais com a resposta dos candidatos.

Por exemplo, a duração da sua fala deixa claro se você é mais comunicativo ou introspectivo e a sua empolgação mostra o quão animado você está para a vaga (mas tome cuidado com exageros). Os pontos de avaliação são extensos e, aqui, o importante é que você sabia que tudo está sendo observado e, por isso, é essencial ser verdadeiro, tentar manter a calma e ser você mesmo.

Agora que você sabe o que responder para a pergunta “o que você espera da empresa”, já pensou em fazer uma pós-graduação? Além de treinar para se destacar nas entrevistas, uma ótima maneira de conseguir a atenção dos recrutadores é por meio de uma especialização. Ter uma pós no currículo é um grande diferencial para o mercado de trabalho, que está cada dia mais exigente e busca profissionais especialistas para compor suas equipes.

Gostaria de receber mais dicas sobre como melhorar seu desempenho em processos seletivos? É só mandar um e-mail para blogdapos@cogna.com.br com a sua sugestão!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades