Ir para o conteúdo
Curiosidades

Alimentos que reduzem o estresse no ambiente de trabalho

mulher com as mãos na cabeça para ilustrar texto sobre alimentos que reduzem o estresse no ambiente de trabalho

No dia a dia, é comum ter preocupações que envolvem a carreira. A rotina fica agitada e, com isso, há pouco tempo para recuperar as energias. Como consequência, o estresse no ambiente de trabalho vem à tona. Essa é a realidade de muitas pessoas nos dias atuais. O estresse é pertinente ao cotidiano e ocasiona diversos desequilíbrios no corpo, na mente e nas emoções.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Uma das maneiras de ajudar a prevenir e reduzir o estresse é a alimentação equilibrada. Alguns alimentos contribuem para diminuir a produção de radicais livres por possuírem antioxidantes, essenciais na redução do estresse. Existem também alimentos com diversas substâncias precursoras de neurotransmissores como a serotonina, sendo imprescindível para melhorar o humor e a sensação de prazer. Nesse contexto, conheça os principais alimentos que reduzem o estresse. 

✔ Os cereais tais como a aveia e arroz integral também devem compor o cardápio de quem quer e precisa prevenir e reduzir o estresse. Ressalta-se o benefício por conter alimentos ricos em proteína magra, vitamina do complexo B, aminoácidos e vitaminas essenciais”.

✔ As castanha-do-pará, castanha-de-caju e amêndoas são sementes oleaginosas preconizadas para melhorar o estresse mediante alimentação equilibrada tendo em vista que possuem substâncias importantes tais como triptofano, além de boas quantidades de vitaminas do complexo B e magnésio.

✔ Os alimentos de origem animal contêm triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina, sendo um hormônio essencial para evitar a ansiedade, o estresse, a depressão e a insônia.

✔ O abacate também é fonte de triptofano e rico em ômega 3. O abacate melhora a imunidade, previnem doenças, combatem o estresse e a ansiedade. Ademais, possui uma boa gordura, capaz de auxiliar em diversas disfunções mentais.

✔ As frutas cítricas e vermelhas, como laranja, tangerina, morango e outras frutas ricas em vitamina C e antioxidantes são capazes de manter os níveis de cortisol controlados e fortalecem o sistema imunológico. Sendo assim, o cortisol é um hormônio fortemente liberado durante os picos de estresse e, por isso, é preciso algo que ajuste seus níveis e as frutas adequadamente.

Leia também: 12 alimentos que aumentam a produtividade no trabalho

✔ As carências de nutrientes essenciais podem ocasionar repercussões negativas no cérebro do indivíduo. Desse modo, o déficit de alguns nutrientes, como o folato e a vitamina B12, se relaciona ao estado depressivo bem como à deterioração cognitiva.

✔ A dieta Mind prevê o consumo de uma alimentação plant-based, com baixo teor de proteínas animais e gorduras saturadas. Tem grande relevância no desgaste cerebral.

✔ Os vegetais verdes folhosos (como acelga, agrião, alface, almeirão, bertalha e cheiro verde) apresentam efeitos antioxidantes, neuroprotetores e anti-inflamatórios, e que melhoram as consequências negativas do estresse.

✔ Cautela quanto ao uso excessivo de café, chocolate e gorduras saturadas, pois desgastam a saúde mental.

Autor: Ana Carolynne Ferreira

Nutricionista, palestrante, professora, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, pós-graduanda em Gestão em Saúde, pós-graduanda em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, membro do grupo de pesquisa em Gestão em Saúde e membro do grupo de pesquisa em Psiquiatria Nutricional.

Conheça nossas faculdades