Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como ter boa oratória em apenas 5 passos: saiba tudo

como ter boa oratória

Sabe quando você escuta uma pessoa falar em público e fica totalmente envolvido com o conteúdo? Essa arte de se comunicar com eloquência, de forma clara e objetiva, tem nome: oratória. Uma pessoa que domina essa habilidade e sabe como ter boa oratória vai longe. Ela consegue persuadir, transmitir credibilidade e informar os ouvintes sem dificuldade, independente do tema. 

Conseguir se comunicar dessa forma é algo admirável, ainda mais em público, mas a verdade é que grande parte das pessoas ainda não têm essa aptidão. Se você se reconheceu nesse grupo, não se preocupe. Embora a insegurança para se comunicar em público seja algo comum, saiba que você consegue driblar o medo e desenvolver a oratória. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

É possível aprender técnicas para ser um bom orador, praticá-las e se destacar no mercado de trabalho por isso. Afinal, um profissional com oratória consegue comunicar melhor suas ideias, lidar com conflitos e aprimorar o networking. 

Como ter boa oratória?

A boa oratória é resultado de uma série de técnicas que envolvem voz, postura e autoconhecimento, entre outros pontos. Conhecer e dominar essas técnicas é um passo e tanto para se comunicar melhor. 

Listamos abaixo cinco dicas que vão te ajudar a ser um bom orador e driblar a insegurança de falar em público. Confira!

1 – Tenha consciência corporal

O primeiro passo para se comunicar bem é aprimorar a consciência corporal e trabalhar o autoconhecimento. Isso porque a oratória é muito mais do que aquilo que falamos, mas, sim, como comunicamos uma ideia. Um bom orador transmite as informações com emoção e se conecta com o público. 

Quando você trabalha o autoconhecimento, fica mais fácil entender qual a melhor forma de se comunicar. Para ajudar nesse processo, a dica é fazer um raio-x do seu tom de voz, postura e respiração, ou seja, ter consciência de como o seu corpo se comunica. 

Existem algumas formas de fazer isso. Você pode treinar sua fala e gravar um vídeo pelo celular. Depois, assista o conteúdo e perceba quais pontos podem ser ajustados. Continue treinando e praticando para observar sua melhora. Outra ideia é pedir feedback para colegas após uma apresentação no trabalho. 

O grande segredo é praticar. Quanto mais você praticar, mais consciência corporal você terá e, consequentemente, melhor será a sua oratória. 

2 – Encontre a entonação de voz correta 

Você já deve ter percebido como a entonação de voz faz toda a diferença ao se comunicar. Um tom de voz confortável deixa o público mais à vontade e contribui para que o orador consiga transmitir a mensagem exatamente como planejou. 

Como fazer isso? Para começar, tenha sempre em mente que o público espera ritmo e dinamismo de uma apresentação. Ao fazer sua fala, coloque energia e sentimentos. Afinal, as pessoas esperam emoção. 

Outra dica é estudar bem o seu discurso para saber quando você deve ser mais sério e quando há espaço para uma fala mais descontraída. Além disso, enfatize as palavras e pontos mais importantes para facilitar o entendimento do público.

3 – Treine a respiração

A respiração é outro ponto fundamental para a comunicação. Você pode praticar alguns exercícios de respiração para te ajudar a conseguir manter o ritmo durante sua fala. Assim como a entonação da sua voz, a respiração contribui para um discurso envolvente. 

A respiração também ajuda na hora de fazer pausas durante sua fala, algo essencial para as transições. Assim, você consegue conduzir o discurso da melhor forma e ainda dá tempo para o ouvinte absorver as informações com conexão.

4 – Observe sua postura 

A postura é mais um dos pilares essenciais da boa oratória. A forma como você ocupa o espaço, movimenta as mãos e olha para o público faz a diferença para que a sua apresentação seja interessante e envolvente. 

O nervosismo, por exemplo, é facilmente notado conforme os movimentos do seu corpo. Quando o orador está agitado, fica mais difícil para o público se concentrar e absorver o que está sendo dito. Por isso, é tão importante se observar e ter consciência corporal. Assim, você consegue se portar da melhor forma durante sua apresentação. 

5 – Prepare a sua narrativa

Pense sobre aulas e palestras memoráveis que você já assistiu. Provavelmente, você se conectou com as histórias contadas ali. Essa conexão do público com o discurso é muito importante para um bom orador e isso é conquistado com autenticidade e domínio do que se fala.

Antes de qualquer apresentação, prepare-se bem para o que você vai falar. Estude o conteúdo, entenda qual o seu objetivo e faça um roteiro para chegar a esse resultado. Quanto mais domínio do assunto você tiver, mais seguro estará para falar em público. 

Saber como ter uma boa oratória passa também pela bagagem de conteúdo que você adquire ao longo da sua trajetória profissional. É importante estar em constante atualização e, para isso, você pode buscar uma pós-graduação e se especializar em um assunto do seu interesse.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades