Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual a melhor forma de estudar EAD? Conheça técnicas!

qual a melhor forma de estudar EAD

A educação a distância (EAD) é a melhor saída para quem deseja fazer uma pós-graduação, mas tem uma rotina corrida e atribulada. A tecnologia permite estudar em qualquer lugar e acompanhar as disciplinas no seu ritmo. Só vantagens! Diante dessa flexibilidade, é importante se organizar e entender qual a melhor forma de estudar EAD.

Como você não estará presencialmente na sala de aula, é fundamental ter disciplina para acompanhar as aulas. Dominar algumas técnicas de estudo faz toda a diferença e contribuem para o seu foco e concentração durante o curso. 

Qual a melhor forma de estudar EAD?

Estudar em casa pode ser um desafio e tanto, afinal, é comum se distrair com tarefas domésticas, animais de estimação, obras em vizinhos, música alta… 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

A lista de distrações pode parecer grande, mas não é preciso se preocupar. Com algumas dicas de estudo, é possível ficar mais focado nas aulas e ter um melhor rendimento nas atividades. 

Quer saber qual a melhor forma de estudar EAD? Siga as dicas abaixo! 

Escolha um ambiente de estudo silencioso

O silêncio é um aliado fundamental para quem estuda a distância. Afinal, um ambiente silencioso contribui para o foco, concentração e desempenho do aluno. Na hora de escolher o espaço para assistir as aulas e fazer as atividades, prefira aqueles onde não há barulhos de distração. 

Se você precisa estudar em um espaço compartilhado com outras pessoas, a dica é usar fones de ouvido. Dessa forma, você consegue absorver o conteúdo sem tanta interferência do ambiente externo.

Assim como o silêncio, o conforto é importante na hora de fazer um cantinho para os estudos. Reserve uma mesa onde você tenha espaço suficiente para assistir as aulas e fazer anotações em um caderno. Dessa forma, vai ficar mais fácil se concentrar e ter um bom rendimento.

Crie uma rotina de estudos

A flexibilidade do ensino a distância pede organização e rotina. Ao criar uma rotina de estudos, você se adapta mais rápido a esse novo compromisso e consegue levar as obrigações com mais tranquilidade. 

Uma boa dica é reservar um horário específico do seu dia para estudar. Prefira momentos de silêncio e que você não seja distraído com facilidade. A depender da sua rotina de trabalho, esse horário pode variar, mas é importante estabelecer e organizar os momentos de estudo com antecedência. 

Para te ajudar, você pode utilizar uma agenda física ou online. Plataformas como o Google Agenda, por exemplo, permitem acessar os compromissos no celular, tablet ou computador, o que facilita a rotina. Há ainda aplicativos que ajudam a organizar e distribuir os estudos pela semana, como o Asana e o Trello.

Atente-se ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) existe para auxiliar os alunos e facilitar a comunicação com a instituição de ensino. É nesse ambiente que você vai encontrar os prazos e detalhes sobre os conteúdos e atividades. 

Organize-se para acessar o AVA com frequência e acompanhar o cronograma do curso que está fazendo. Desse modo, você consegue se programar para estudar e revisar os conteúdos com calma, evitando a sobrecarga e a desmotivação. 

Além disso, é nessa plataforma que você vai compartilhar suas dúvidas com a tutoria em relação aos assuntos abordados durante as aulas. Não deixe de fazer perguntas por vergonha ou pelo fato de ser EAD. Lembre-se que a ferramenta existe para facilitar os estudos.

Utilize a tecnologia ao seu favor

O ensino a distância é a prova de que a tecnologia é uma grande aliada para os estudos. Então, nada mais justo do que utilizá-la ao seu favor! Como comentamos anteriormente, aplicativos ajudam a organizar a rotina e otimizam os estudos. 

Aproveite os recursos tecnológicos para lembrar de prazos, entregar e facilitar a leitura de materiais, por exemplo.

As redes sociais também podem ser aliadas dos estudos, ao contrário do que muita gente imagina. Navegando pelos sites, você encontra comunidades de pessoas que compartilham experiências – o que pode ser uma ótima fonte de motivação! Vale fazer a busca por hashtags e encontrar perfis que façam sentido para você. 

É possível encontrar desde dicas de organização e métodos de estudo, o que contribui para o seu desempenho, até pessoas que compartilham reflexões sobre determinadas áreas do mercado. Nesse último caso, pode ser interessante para você aprender e refletir mais sobre a área que está estudando.

Estude aquilo que te motiva

Quando se estuda em casa, sentir-se motivado faz toda a diferença! Além de um ambiente confortável e uma rotina de estudos, um ponto fundamental é estudar aquilo que te motiva. Parece algo básico, mas nem sempre as pessoas levam isso na hora de escolher um curso. 

Pense sobre os temas e assuntos que te interessam e encontre uma opção de curso que mais lhe agrada. Assim, você se sentirá mais motivado e animado para assistir as aulas e fazer as atividades. 

Agora que você já sabe qual a melhor forma de estudar EAD, é hora de escolher uma pós-graduação EAD com base na sua área de interesse e colocar as dicas em prática!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades