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Como trabalhar a inclusão e diversidade na educação?

inclusão e diversidade na educação

É bem desafiador ter inclusão e diversidade na educação, ainda mais que vivemos em um país com um nível de desigualdade social alto. Esse número aumentou em 2020, devido à pandemia e por conta do crescimento do desemprego no país. 

Em uma escala de 0 a 100, o Brasil subiu de 88,2 para 89 o nível de desigualdade. Para você ter uma ideia, em 2010, esse número tinha caído para 82,2, menor número referente a isso no país.

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Outro dado que precisa ser falado é que, segundo o IBGE, mais de 50% da população negra representa a sociedade brasileira. E de acordo ao Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da Uerj (Gemaa), somente 10% dos alunos de escolas privadas são pertencentes a esse grupo racial.

Para que mude esse cenário, uma das áreas que precisa de mais melhoria no país é a educação. Por isso, é preciso entender a importância de ter um ambiente escolar mais inclusivo e diverso, além de ser necessário capacitar os profissionais de educação que querem ser especialistas nesse tema.

A importância de trabalhar a inclusão e diversidade na educação

É necessário fazer ações para que as escolas ampliem a diversidade e a inclusão no ambiente escolar. Primeiro, vale fazer um plano pedagógico pensando nos grupos minoritários, como pessoas negras, pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIAP+. 

Outro meio para que cresça alunos que pertencem a esse grupo é criar comitês que pensam em diversidade e inclusão na instituição de ensino. É necessário também capacitar professores e funcionários para que virem especialistas no assunto.

Pós-graduação em Inclusão e Diversidade na Educação

Essa especialização visa capacitar profissionais da educação, como professores, educadores e gestores, para que aprendam a usar ferramentas teórico-metodológicas que ampliem e possibilitem práticas educacionais de inclusão e diversidades nas escolas. 

Por meio da pós-graduação em Inclusão e Diversidade na Educação, os profissionais de diversas áreas terão acesso a bases legais, ferramentas teóricas e metodológicas, e a conhecimentos esquematizados para a prática docente voltada à promoção da inclusão e da diversidade nos mais diversos ambientes educacionais.

Escolas no Brasil e as pessoas com deficiência

Em décadas passadas, as instituições de ensino, tanto privadas quanto particulares, não davam um tratamento especializado aos estudantes com deficiência. Os alunos que tinham alguma deficiência estudavam em escolas específicas para eles. 

Somente a partir da Constituição de 1988 e por meio da Lei de Diretrizes e Bases de Educação de 1996, foi determinado que as escolas regulares de ensino precisam dar um atendimento especializado para esses estudantes. E somente em 2014, o Plano Nacional de Educação incluiu as pessoas com deficiências. 

Por conta desse esforço ano a ano, o número de alunos com deficiências tem crescido nas escolas do Brasil. De acordo com o Censo Escolar, mais de 1 milhão de alunos desse grupo minoritário foram matriculados nas escolas.

Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva

A demanda por profissionais qualificados para trabalhar em contextos educacionais inclusivos está cada vez aumentando. Todos os tipos de escolas estão sendo desafiadas para que os alunos com deficiência tenham um tratamento especializado. 

Educadores precisam se dispor a dialogar sobre a inclusão, a acolher e desenvolver ações voltadas para a permanência de todos os estudantes. Esse posicionamento requer transformações nas concepções e nos princípios que embasam o ensino que respeite a singularidade de cada estudante. 

O curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva visa a atender à demanda de educadores que desejam aprofundar seus conhecimentos e desenvolver ações para a construção de espaços educacionais mais inclusivos. Esses profissionais vão aprender no curso a ter instrumentos para a criação, implementação e avaliação de planos que incluam os Atendimentos Educacionais Especializados – AEE e que visem diminuir as barreiras do processo de escolarização.

Profissionais especializados em Educação para Surdos

A lei nº 10.436 reconheceu Libras como a língua da comunidade surda no contexto brasileiro em 2002 e, segundo o IBGE, mais de 9 milhões declararam que possuem uma deficiência auditiva na década passada.

Em 2015, apenas 80 mil de profissionais que são da comunidade surda têm carteira assinada, de acordo com a Rais (Relação Anual de Informações Sociais). Isso aconteceu devido a esse grupo minoritário não ter acesso à educação básica e superior.

Pensando na educação, existe uma necessidade de profissionais qualificados para atuarem no contexto educacional, incluindo social e culturalmente o educando com deficiência auditiva/surdez.

Educadores precisam se dispor a dialogar sobre a inclusão, a acolher e desenvolver ações voltadas para a permanência de todos os estudantes. Esse posicionamento requer transformações nas concepções e nos princípios que embasam o ensino que respeite a singularidade de cada estudante. 

Pós-graduação em Libras e Educação para Surdos

O curso de pós-graduação em Libras e Educação para Surdos tem como objetivo atender à demanda de educadores que desejam aprofundar seus conhecimentos em Libras, para diminuir as barreiras do processo de escolarização. Com isso, o intuito é qualificar profissionais para atuar em contextos dialógicos, mediando o processo de ensino-aprendizagem.

Educadores capacitados para lecionar o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira

Em 2008, foi obrigatório incluir em sua grade curricular o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, através da lei 11645/08. Isso foi considerado um marco na educação brasileira.

Por isso, é necessário qualificar profissionais capacitados a lecionarem a história rica da cultura negra e indígena do Brasil. Uma ótima opção é fazer a especialização em Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

Por que apostar na Pós-graduação em Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira?

A especialização em Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira tem como objetivo a capacitar profissionais para que eles atuem no campo da educação de modo a fomentar uma educação cidadã, inclusiva e conectada à realidade e à identidade dos estudantes, por meio da promoção da temática do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, componente fundamental para a compreensão da sociedade brasileira. 

Agora que você sabe a importância da inclusão e diversidade na educação, que tal se atualizar nas opções de pós-graduação EAD em Educação? Confira no site e aproveite para fazer a sua matrícula.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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