Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Alta performance no trabalho: quais os passos para alcançar esse patamar?

equipe de alta performance no trabalho batendo as mãos

Você sabe o que é um profissional de alta performance no trabalho? Esse conceito está ligado a superar as metas e objetivos traçados, mas de uma maneira que essas atitudes são apenas consequências de comportamentos e do comprometimento. 

As pessoas que possuem um nível alto de performance conseguem contribuir de maneira individual, com as próprias entregas, mas também com o coletivo ao dar novas ideias, motivar a equipe e ajudar os demais colaboradores de diversas maneiras. 

blog banner desconto em pós-graduação

Além de impulsionar toda a empresa para um crescimento que é benéfico para todos, elas buscam o desenvolvimento contínuo e recebem o devido reconhecimento por isso. Quer saber mais? Continue a leitura!

Como ser um profissional de alta performance no trabalho?

Ser um profissional de alta performance no trabalho causa uma diferença perceptível no seu dia a dia, mas também na sua carreira. Essas ações vão impulsionar a sua produtividade, ajudar a adquirir mais conhecimento e ser um auxílio para cumprir suas metas. 

Confira algumas dicas para conseguir atingir a alta performance profissional. 

1 – Defina as suas metas e objetivos

Traçar metas é o passo número um para alcançá-las. A dica nesse caso é fazer um planejamento “pé no chão”, ou seja, sem exagerar e com objetivos realistas para que seja mais fácil atingi-los. E lembre-se: uma coisa de cada vez e imprevistos podem ocorrer.

Depois de alinhar os objetivos, procure por maneiras estratégicas de chegar até eles. Conforme você completa cada meta, pode ir atualizando esse plano com novas ideias – e aumentando a sua ambição, é claro. 

2 – Tenha um mentor

É bastante comum que profissionais de alta performance procurem o auxílio de um mentor para compartilhar as experiências desse processo. Essa pessoa é, geralmente, um profissional sênior da área e se torna responsável por dar conselhos que ajudem no desenvolvimento profissional e no alcance desse patamar. 

Leia também: O que é mentoria de carreira e por que ela é importante

É importante que ela esteja disposta a ajudar e que goste de conversar, debater opiniões e passar o tempo fazendo análises relacionadas ao trabalho. 

3 – Exercite a comunicação e a escuta

Saber se comunicar com outros profissionais, independente do cargo deles, e ser um bom ouvinte é essencial para quem quer crescer na carreira – e ajuda a ter uma performance melhor no dia a dia. 

Isso porque é a partir da fala e da escuta que se torna possível expressar o seu ponto de vista, dar opiniões, dicas e sugestões, além de saber ouvir críticas e feedbacks construtivos, transformando tudo em aprendizado. 

4 – Coloque a mão na massa, mas saiba pedir ajuda quando necessário

Para conquistar a alta performance, não basta ser apenas observador. É preciso agir para atingir os resultados esperados e ter atitudes que estimulem a equipe, melhorem o desempenho coletivo, entre outros benefícios.

Ao mesmo tempo, não é preciso abraçar o mundo. Encontre o equilíbrio entre finalizar as suas metas, realizar as atividades do dia a dia e pedir ajuda quando necessário. Reconhecer suas vulnerabilidades é uma das melhores formas de conseguir se desenvolver profissionalmente e ter ideias inovadoras. 

5 – Aprenda a gerenciar o seu tempo

Muitas horas de trabalho não significam alta produtividade. Organize a sua rotina e os seus horários para que o seu tempo seja bem aproveitado. A partir de um planejamento, se torna possível ver quais são as prioridades, tarefas urgentes e aqueles afazeres que podem ser feitos com mais calma, ao longo da semana. 

6 – Tenha uma visão ampla 

Um bom profissional sabe ler a realidade a partir de vários ângulos e perspectivas diferentes. Essa é uma das principais características de pessoas que buscam a alta performance na carreira. Com isso, se torna possível enxergar oportunidades a partir de acontecimentos do dia a dia e também de eventuais problemas.

7 – Saia da sua zona de conforto

É uma dica clichê, mas só ao aceitar desafios se consegue atingir o patamar da alta performance. E é imprescindível que um profissional bem preparado saiba trabalhar sob pressão, em situações difíceis e que exigem muito de si. Por isso, se prepare para encarar as adversidades e mostre que consegue encontrar as soluções para os problemas.

8 – Desenvolva inteligência emocional

Ter controle sobre as próprias emoções ajuda a desenvolver resiliência e lidar com as adversidades que mencionamos anteriormente. Diante de situações tensas, é preciso agir de maneira racional e não deixar que a emoção fale mais alto.

Afinal, você está no ambiente de trabalho. Por isso, a inteligência emocional é tão importante e ainda ajuda a ter facilidade em lidar com os problemas e com os sentimentos em momentos de dificuldades. 

9 –  Busque meios de desenvolver suas habilidades

Atualizar os conhecimentos relacionados à sua área de atuação no mercado e buscar novos aprendizados é muito importante para adquirir uma alta performance profissional. Procure treinamentos, cursos livres, workshops, especializações, como uma pós-graduação EAD, ou qualquer outra forma de agregar conhecimento que te auxilie nesse desenvolvimento. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades