Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Mudanças de mentalidade para deixar sua relação com o trabalho mais leve em 2022

Vivemos nos cobrando uma produtividade irreal na vida profissional e, no começo de cada ano, parece que essas demandas ficam ainda maiores.  Queremos ser melhores do que fomos no ano anterior, evoluir e, se possível, ganhar aquela promoção que tanto almejamos. Contudo, a cobrança excessiva, sem mudanças de mentalidade, pode desencadear diversas problemáticas como aumento da ansiedade e frustrações que acabam adiando esses sonhos.  

blog banner desconto em pós-graduação

Então, como alcançar mudanças de mentalidade sobre esses fatores?

Alguns hábitos podem ajudar na construção de uma abordagem mais leve do trabalho e, consequentemente, em sua evolução. Uma maneira de superar desafios é cultivar uma mentalidade de crescimento, aprimorando habilidades que podem surtir resultados positivos e ajustando estratégias para atingir metas. Veja abaixo quatro atitudes que vão mudar sua relação com o trabalho em 2022.

1 – Ter clareza sobre suas metas é fundamental

Primeiramente, deixe as confusões de lado. Para fazer de 2022 um ano mais produtivo, é importante ter suas metas e objetivos bem definidos e organizar suas prioridades.  Uma mentalidade construtiva ajuda na transição para algo novo. Além disso, colabora para ser mais proativo em vez de alimentar reativos ou situações desengajadas.

2 – Desacelerar sim, procrastinar não

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo e “atropelar” algumas etapas, muitas vezes, é uma ilusão de que conseguiremos ser mais produtivos e desenvolver atividades mais rapidamente. Contudo, quando só fazemos algo pensando em ser ágeis, perdemos aprendizados pelo caminho, além da oportunidade de prestigiar cada detalhe.  

Por isso, neste ano, pense em como desacelerar um pouco, mas sem procrastinar. O ideal é que você faça um planejamento para distribuir suas tarefas ao longo da semana, sem ficar sobrecarregado e se mantendo ativo. Lembre-se que, além de continuar tentando, é importante avaliar as estratégias usadas e compreender se realmente elas estão funcionando para você, ok? E, caso seja necessário, mudar novamente. 

3 – Pense no essencial e saiba dizer não

Outro ponto fundamental é saber dizer não em algumas ocasiões. No livro Essencialismo: A disciplinada busca por menos, de Greg McKeown, o essencialista é apontado como uma pessoa que não faz mais coisas em menos tempo, mas apenas escolhe fazer as coisas certas, desta forma, otimizando tempo, desgastes e frustrações. 

É uma maneira de manter um princípio de disciplina, exercendo um filtro em suas decisões. Segundo a metodologia, somente quando você se permite parar de tentar fazer tudo e de dizer sim a todos, você pode dar sua maior contribuição para as coisas que realmente importam. O famoso “menos é mais”.

4 – Você é humano, não um robô

Lidar com os erros e entender que sempre podemos melhorar é uma das mudanças de mentalidade mais importantes para evoluir no trabalho. Errar é uma maneira de aprendizado. Por isso, sempre que algo não sair como o planejado, é importante tentar uma nova abordagem, assumir riscos e, se possível, obter feedback com frequência. Lidar com trabalho de forma humana, empática e respeitosa consigo mesmo é algo que devemos ter em mente todos os dias. Faça essa autoavaliação e também esteja disposto a ouvir os outros. 

Investir em sua carreira também é uma maneira de alavancar a sua carreira e fazer o seu ano ainda melhor. Confira nossas ofertas nos cursos da pós Anhanguera e tire seus sonhos do papel!

Conheça nossas faculdades