Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como os recrutadores devem conduzir um processo de entrevista remoto?

recrutador e entrevistador para ilustrar texto sobre processo de entrevista remoto

Nos últimos tempos, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho home-office. Nesse cenário de isolamento social, as reuniões por chamadas de vídeo e recrutamentos online se tornaram comuns – e devem continuar sendo um modelo adotado mesmo depois que todos voltarem ao trabalho presencial. Mas como é esse processo de entrevista remoto

No geral, as entrevistas realizadas remotamente, como a própria ideia sugere, são feitas a distância, através de um dispositivo que se conecta à internet por meio de aplicativos de chamada, como Google Meet, Microsoft Teams ou Zoom, por exemplo.

blog banner desconto em pós-graduação

A facilidade é que, com a tecnologia, os recrutadores e candidatos não precisam se encontrar pessoalmente, o que torna o processo seletivo mais econômico e até mesmo mais eficiente. Isso porque as fases de entrevistas só acontecem depois da seleção de currículos e facilita até mesmo o recrutamento de pessoas de outros estados.

A prática já era comum em cerca de 30% das empresas antes da pandemia, segundo pesquisa realizada pelo HRO Today, e vem crescendo. Mas para melhorar cada vez mais o processo de entrevista remoto, o time de RH deve estar disposto a usar as ferramentas tecnológicas que estão à sua disposição, além de se adaptar ao formato online. 

Quer saber como? Nós te explicamos abaixo!

Processo de entrevista remoto: como conduzir?

Mesmo remoto, o processo de entrevista não é muito diferente do presencial. O foco é no diálogo sobre a carreira do candidato, suas expectativas e disponibilidade para colaborar com a nova empresa, além de tirar eventuais dúvidas sobre as atividades diárias, salário e benefícios, por exemplo.  

Para facilitar esse processo é essencial que o recrutador:

1 – Utilize as ferramentas à sua disposição

Desde testes online até mandar um “invite” por e-mail com o link da sala de reunião pode facilitar o processo da entrevista online. Nessa modalidade, a entrevista também pode ser gravada – o que é interessante avisar de antemão -, e também permite que vários avaliadores, desde o próprio recrutador até os gestores da equipe, participem para ter uma visão mais abrangente sobre o candidato. 

2 – Adapte a abordagem 

Apesar de ser semelhante ao recrutamento presencial, é preciso fazer pequenas adaptações para que o processo online se encaminhe bem. Por exemplo, fazendo pausas antes de falar, já que pode haver algum atraso entre o som e a imagem na frente da câmera. 

Dessa forma, você não irá cortar o entrevistado acidentalmente no meio da frase. Lembre-se: esteja ciente das limitações da entrevista em vídeo, mas não tenha medo de avaliar o candidato da mesma maneira que faria pessoalmente. 

3 – Verifique os seus dispositivos

Pode soar óbvio, mas se você estiver usando um notebook, verifique se ele está conectado à internet e carregado durante a entrevista. Outro detalhe importante é verificar se a câmera está alinhada com os olhos, nem muito alta ou muito baixa, para que o candidato consiga ver o seu rosto de maneira clara. 

4 – O ambiente é importante

Iluminação e ambiente de fundo são essenciais quando falamos de entrevistas online. Verifique se a sua imagem está bem iluminada e se o candidato consegue te ver com clareza e evite planos de fundo que mostrem espaços bagunçados. 

Uma dica é apostar em recursos das ferramentas de vídeo que embaçam o fundo da imagem ou inserir um plano de fundo neutro. Além disso, fique longe de distrações enquanto está conduzindo a entrevista. Escolha um espaço silencioso e que não seja interrompido por outras pessoas. 

5 – Estabeleça parâmetros para avaliar o candidato

O recrutador deve analisar o comportamento de um profissional durante a entrevista, seja ela online ou presencial, para saber se deve encaixá-lo na posição para qual ele está se candidatando. Mas no caso da entrevista remota talvez seja uma boa solução pensar em parâmetros específicos, já que algumas ações podem ficar “escondidas” atrás da câmera. 

Observe como o entrevistado se apresenta, a pontualidade e até mesmo a linguagem não-verbal: olhar, mãos, etc. Se for necessário, aposte no recurso de gravação para fazer uma segunda análise comportamental.

6 – Tenha um roteiro de perguntas 

Ter um guia é essencial para não esquecer de abordar nenhum tópico importante e ainda ajuda a ter um padrão para todas as entrevistas. Uma dica é fazer as perguntas que faria normalmente em um recrutamento presencial, mas abordar também alguns assuntos que estão mais ligados ao processo de entrevista remoto. 

Um bom exemplo é questionar sobre como esse candidato se sente em trabalhar remotamente e como ele organiza seu dia estando de casa. Com as respostas, pode ser possível compreender o quão flexível e dinâmico esse profissional é. 

Independente de como escolher abordar o processo de entrevista remoto, lembre-se que o mais importante é deixar o candidato à vontade para que a conversa seja produtiva e se torne possível entender o potencial dessa pessoa para atuar na sua empresa. Para isso, estude também como um candidato deve se comportar durante um recrutamento online

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades