Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

3 desculpas que podem sabotar sua carreira

As inseguranças podem levar a atitudes que podem sabotar sua carreira de maneira constante. Sem perceber, você acaba impedindo o seu progresso em direção a seus objetivos e se desencorajando a trabalhar duro para obter uma grande promoção no trabalho.

A falta de confiança, a falta de diálogo, a acomodação e a procrastinação são sinais de que você está sabotando seu sucesso. Dessa forma, muitas vezes, “desculpas” podem surgir em seu dia a dia, o que não te deixa sair dessa situação. Confira as 3 principais maneiras que profissionais podem sabotar seus esforços e soluções para evitá-las. 

blog banner desconto em pós-graduação

Desculpas que podem sabotar sua carreira

1 – “Não tenho tempo”

Dizer que não temos tempo é uma das reações mais comuns quando estamos com medo ou dúvidas sobre se devemos tentar algo novo ou não. Afinal, já parou para pensar quantas vezes você disse isso só no último ano? Claro que há alguns momentos em que realmente estamos com muitas demandas e a sensação é de que, se qualquer coisa a mais aparecer, não daremos conta. Contudo, quando isso acontece, é importante analisar quais são as coisas que te deixam sobrecarregado: quantas horas você tem trabalhado por dia? E quantas tem dormido?

É curioso, mas, se pararmos para pensar, um dia é dividido em uma grade de 3 blocos, compostos por 8 horas. Ou seja, se, de fato, passamos ⅓ trabalhando e ⅓ dormindo, ainda teremos mais ⅓ para estudar, nos dedicar à família, assistir àquela série querida, ou simplesmente, não fazer nada e descansar. 

Portanto, quando dizemos que “não temos tempo para tentar algo novo” e deixamos nossos sonhos e vontades de lado, talvez o que realmente não tenhamos é organização sobre como dividir o tempo durante os dias, semanas e meses. Quando você começar a priorizar nossas atividades dentro desses blocos e não permitir que um transborde no outro, pode ter certeza de que se sentirá com muito mais tempo em sua agenda.

2 – “Não tenho dinheiro”

A questão financeira também é outra situação que muitas vezes acaba barrando o nosso desenvolvimento. Ter verba para aplicar em sua carreira é importante, mas, hoje, em plena era da transformação digital, temos milhares de conteúdos de excelente qualidade gratuitos ou com valores mais acessíveis. Nesse caso, há dois passos importantes para evitar que essa desculpa atrapalhe os seus planos.

A primeira é fazer uma imersão e realmente pesquisar possibilidades gratuitas que agreguem conhecimento e acrescente experiências à sua bagagem profissional. A segunda é que, em paralelo a isso, você poupará dinheiro. Junte suas economias, mesmo que mínimas durante um ano. Desta forma, ao mesmo tempo em que você já está investindo em você no presente, com o dinheiro que juntará também poderá fazer algo a mais. Mentalize, potencialize e faça acontecer!

3 – “Isso não é para mim.”

Você, com certeza, já teve muita vontade de fazer algo e depois desistiu por pensar que não tinha o perfil adequado, não é mesmo? Mas desistir antes mesmo de tentar deveria ser proibido por lei. Dizer que algo “não é para mim” só será verdade se você estiver realmente desinteressado. Quando escolhemos seguir um caminho, definimos nossas prioridades, nos dedicamos e colocamos nossa energia para isso acontecer, essa escolha sempre será para você. 

Um exemplo clássico e admirável é Vincent Van Gogh. Provavelmente você conhece ou já ouviu falar em seu nome e em suas obras mais famosas. Considerado um dos pintores mais influentes da história da arte, Van Gogh criou mais de dois mil trabalhos em praticamente uma década. Mas sabe o mais interessante? Ele começou a pintar com 28 anos, em uma época onde os pintores que tinham hipóteses de sucesso começavam muito mais cedo e a estimativa de vida era de 36 anos.

Portanto, sempre que algo fizer parte de seus objetivos de vida e fizer o seu olho brilhar, isso é para você sim. Aproveite e dê um passo a mais em sua carreira. Conheça opções de pós-graduação EAD em 6 meses, que te garantem uma formação mais rápida e de qualidade. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades