Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Educação e Carreira: por que estudar é importante

mulher com lápis na mão fazendo anotações para ilustrar texto sobre educação e carreira

A cada ano, somos impulsionados sempre pelo sucesso e vitórias. Cada vez buscamos novas formas de aproveitar as oportunidades e conseguir alcançar as metas que nós mesmo determinamos. Na nossa trajetória, os percalços encontrados ficam mais suaves à medida que estamos preparados para enfrentá-los, seja através de experiências anteriores do nosso dia a dia, com o conhecimento adquirido durante o caminho ou por meio de vivências acadêmicas.

Quem não deseja conciliar na sua vida profissional qualidade de vida e remuneração adequada? Para isso faz-se necessário investir na sua carreira.  E esse investimento vem através da Educação. Aprimorar-se num curso de pós-graduação ou MBA lhe capacita com aptidões múltiplas permitindo a você escolhas no campo profissional. Com os conhecimentos adquiridos e certificados as possibilidades se multiplicam, você passa a ser um profissional disputado no mercado e, consequentemente, a sua remuneração sofrerá ajustes condizentes com os certificados adquiridos.

blog banner desconto em pós-graduação

 O hoje nunca será igual ao ontem. As experiências vividas nos dão sabedoria para seguirmos em frente. Entender o que se passa e aprimorar-se cada vez mais nos leva ao caminho invariavelmente trilhado pela EDUCAÇÃO.  Na sua carreira profissional, estudar é preciso. Na concorrência global no qual estamos inseridos o diferencial, o plus é destaque com a Educação.

Vejamos um exemplo: na empresa existe recrutamento interno e externo. É mais dispendioso um recrutamento externo (de tempo e de recursos) e se os talentos existentes na empresa puderem suprir as necessidades exigidas nos pré-requisitos da vaga, o recrutamento será o interno e, por ser mais econômico, ágil e rápido, será o adotado pela equipe de Recrutamento e Seleção. Entretanto, é necessário atender à qualificação. E só conseguimos através da Certificação, seja por meio de minicursos, cursos EAD, Graduação e, principalmente, Pós-Graduação.

Leia também: A beleza do saber: por que você deve investir na sua carreira

Nos minicursos ou cursos, os ensinamentos são dinâmicos, direcionados, objetivos e em curto prazo de tempo. São aqueles necessários por serem pontuais e resumidos, normalmente preenche as lacunas de algumas especificidades sobre assuntos que requerem soluções imediatas e, muitas vezes, com conhecimentos prévios. 

Na Graduação (na modalidade presencial ou EAD), as teorias complementam as práticas. É o que chamo saber invertido, ou seja, a pessoa já tem noção do que fazer só não sabe o porquê das atitudes, ações. E é nesse momento que os autores das teorias ganham um significado diferente. Os experimentos deles enriquecem o nosso dia a dia e as observações registradas nos mostram os caminhos a seguir. E a especialização é uma adição necessária para a construção da nossa carreira.

Na Pós-Graduação, o discente tem acesso a conteúdo voltado para o campo profissional, nos processos organizacionais, com expertise dos professores envolvidos, contribuindo para aquisição de conhecimentos fundamentais para Ser um diferencial na sua organização, permitindo uma inovação nas rotinas administrativas, amadurecimento das ideias, capacidade de adaptação e atitudes para enfrentamento do novo, com segurança e firmeza devido aos conteúdos assimilados.

É fato que Educação e Carreira são caminhos trilhados juntos rumo a uma melhor qualidade de vida. Então nunca pare de estudar, seja sempre aberto ao conhecimento, busque cada vez mais informações que contribuam para seu aprimoramento intelectual, sua capacidade de relacionamento e sua remuneração será compatível com o que você apresenta de conteúdo para a empresa.

E estamos aqui para lhe ajudar, oferecendo diversas opções que melhor se encaixe nas suas necessidades.  Conte com a gente, pois Evoluir é preciso!!

Autor: Milene Claudia Costa

Pós-Graduada em Gestão e Auditoria Pública, Pós-Graduanda em MBA Empresarial e Graduada em Administração. Atualmente, Chefe da divisão de compras da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa/PB.

Conheça nossas faculdades