Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

A beleza do saber: por que você deve investir na sua carreira

Quem alguma vez na vida não se sentiu intimidado pela beleza de alguém ou alguma coisa? Somos, naturalmente, admiradores do belo. Então entre escolher o feio e o bonito, preferencialmente a escolha recai sobre a beleza.

Somos mais permissivos com a beleza.  Imagine-se numa competição com um ser humano particularmente bonito.  Mesmo como motivos justificáveis quem ousaria não escolher o belo?  E como podemos equalizar essa equação? Tornando-se belo no saber.  Essa seria a diferença que pesaria, e muito, na decisão final da escolha.

blog banner desconto em pós-graduação

Nos processos de recrutamento, o impacto da beleza pode até provocar enlevação. Em sã consciência a tendência é escolher a beleza. Entretanto ao analisar os currículos e os pré-requisitos exigidos para um emprego/cargo, por exemplo, o peso do saber é o ponto de decisão.

Na vida acadêmica surgem diversas oportunidades para aprimorar a beleza do saber, sejam através de cursos, atividades extracurriculares, e, principalmente, através de especialização (proporcionada pela Pós-graduação), mestrado e doutorado.  Só assim o feio torna-se belo.

Para cargos técnicos, o saber é o peso fundamental para os escolhidos, por esta razão ao escolher se atualizar, ingressando numa pós-graduação é uma decisão assertiva que melhora as oportunidades daqueles que decidem trilhar esse caminho.  E, então, a plástica perde o peso.

Leia também: A Educação como elemento propulsor da mudança

 Os conhecimentos, as experiências demostradas no currículo (vitae ou lattes) são pontos escalonados que são determinantes para a escolha num processo de seleção.  São indicadores de supremacia que nos elevam a um patamar diferencial dos demais concorrente que não desejam ou não tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar.

No processo de seleção, a desenvoltura na entrevista, apresentando segurança nos conhecimentos intelectuais, associada a uma postura firme e bom vocabulário é motivo de encantamento.  Alcançando esse patamar o sucesso na carreira profissional é certo.

Por isso busque sempre se aprimorar. Reinventar. Aperfeiçoar. São ações que devem permanecer no nosso cotidiano e que nos conduzem a uma melhor qualidade de vida. O trabalho quando envolve o intelecto, propicia relações proveitosas com a sociedade e com aqueles que nos cercam.

A importância do saber conduz a uma responsabilidade de agir corretamente porque somos capazes de discernir entre o certo, o errado e suas consequências. Também nos proporciona a satisfação de transmitir o conhecimento para outrem e uma busca incessante de melhoria.

Se manter informado é uma recompensa que reflete na nossa maneira de ser, percebe-se a importância quando sua expertise é buscada por outros quando nos procuram  visando encontrar soluções,  escutar conselhos, indicar direcionamentos.

Para se destacar no mercado de trabalho, a pós-graduação é um instrumento que atende aos requisitos de qualificação e aprimoramento, seja no processo EAD (educação à distância) ou na modalidade presencial, propiciando uma excelente formação que é a mola propulsora da carreira.

Leia também: O tempo do aprendizado

As práticas pedagógicas desenvolvidas no meio acadêmico devem simular situação da vida cotidiana no âmbito profissional como preparação para os obstáculos que o discente enfrentará quando na realidade profissional. É de responsabilidade da Instituição o fornecimento dessas vivências.

Quanto mais próximas da realidade as situações desenvolvidas na Instituição de Ensino, mais rica fica a aprendizagem. Ao promover soluções de problemas alinhados às práticas de mercado, a Instituição agrega valores que propicia maior crescimento ao discente, deixando-o preparado para assumir cargo/funções com habilidade e eficiência.

Para trilhar caminhos de sucesso é preciso ter consciência de que o novo causa transformação constante e estar sempre se atualizado é estar sempre um passo à frente, se posicionando entre os melhores.

Ao se atualizar profissionalmente, aumenta-se o valor de mercado pois há a integração nas tendências existentes na área. As corporações desejam pessoas que queiram crescer, que possam dar resultados, possuam visões estratégicas e que desempenhem suas funções com eficácia e eficiência. Não há beleza maior.

Citando o poeta a beleza é fundamental, mas a beleza do saber ultrapassa qualquer barreira. Torne-se belo. Invista em você. Seja um diferencial.

 

Autor: Milene Claudia Costa

Pós-Graduada em Gestão e Auditoria Pública, Pós-Graduanda em MBA Empresarial e Graduada em Administração. Atualmente, Chefe da divisão de compras da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa/PB.

Conheça nossas faculdades