Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

6 ferramentas e aplicativos para professores

professora na imagem para indicar aplicativos para professores

A tecnologia facilita – e muito – a vida de profissionais de diferentes áreas, inclusive docentes, que precisam ter ideias e preparar materiais de alta qualidade para apresentar aos estudantes. Para isso, é possível contar com o auxílio de ferramentas e aplicativos para professores, que vão auxiliar nas tarefas do dia a dia e trazer muito mais praticidade para a rotina. Confira a lista!

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

6 ferramentas e aplicativos para professores

1 – Canva

O Canva permite criar apresentações, posts para redes sociais, documentos A4, animações, panfletos, propostas, cartão, convite, papel de parede e muito mais com templates prontos e diversos elementos gratuitos à disposição. Tanto no site quanto no aplicativo, os docentes podem utilizar a ferramenta  para personalizar seus materiais e criar conteúdos únicos e cheios de personalidade. Inclusive, dá para criar vídeos e inserir músicas nos arquivos.

2 – Google Classroom

O Google Classroom é uma plataforma gratuita que realiza uma integração entre professores e alunos. Na ferramenta, os docentes podem criar turmas, fazer a distribuição de atividades, trazer debates à tona e organizar as atividades com mais facilidade em um só lugar. Para facilitar, os materiais dos estudantes são adicionados em pastas do Google Drive. Os professores ainda podem enviar avisos, e os alunos podem responder perguntas no mural. 

3 – Asana

Asana é uma ferramenta que traz mais organização para a vida profissional dos docentes. Isso porque o programa serve para organizar as tarefas, definir prioridades, trabalhos que ainda precisam ser feitos e ações que já foram realizadas, de acordo com as suas demandas. Ainda é possível adicionar outras pessoas nos projetos, caso seja necessário. Também permite inserir as datas de conclusão das atividades, o que ajuda a visualizar melhor os prazos e ter mais controle do que precisa ser feito ao longo da semana ou do mês.

Leia também: 7 aplicativos que vão te ajudar a organizar sua vida profissional

4 – Google Meet

O Google Meet é muito usado para videoconferências no mundo corporativo, mas também pode ser usado por professores. A ferramenta permite compartilhar a tela para exibir o conteúdo desejado e gravar as reuniões, que ficam salvas no Google Drive. Os estudantes podem acessar a plataforma tanto via desktop por um link quanto por aplicativo. É uma forma fácil de criar uma sala de aula virtual e compartilhar conhecimento.

5 – Microsoft Lens

O Microsoft Lens é mais um dos aplicativos para professores que auxilia na produtividade. Ele funciona como um scanner móvel que permite digitalizar, editar, salvar e compartilhar documentos. Com o app, os usuários podem converter imagens em PDF, Excel, PowerPoint e Word. Também é possível importar imagens que já estão salvas no dispositivo. Os docentes ainda podem realizar a digitalização de quadros e cartões de visita. 

6 – Educreations

O Educreations é um aplicativo que promete trazer muito mais dinâmica para os professores e alunos. A ferramenta permite compartilhar vídeos em uma ambiente de sala de aula e também pode enviá-los por e-mail, postar no YouTube e até salvá-los no Google Drive. Isso acontece depois que eles são finalizados e ficam disponíveis para que sejam compartilhados com outras pessoas. Ainda é possível gravar sua voz e a tela do Ipad® para realizar a criação de vídeos dinâmicos em que os estudantes podem acessá-los quando desejarem. 

Após conhecer algumas ferramentas e aplicativos para professores, aproveite para ver os cursos de pós-graduação em Educação. A pós-graduação EAD traz muito mais flexibilidade para a sua rotina e você pode escolher entre especializações de 6 ou 10 meses. Confira o site e as bolsas de estudo oferecidas pela Pós Anhanguera.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades