Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

4 dicas para aumentar a criatividade

luminária direcionando para pedado de papel para ilustrar texto sobre aumentar a criatividade

O que fazer para ser criativo? A habilidade de aumentar a criatividade é um dos principais atributos requisitados no ambiente corporativo. A boa notícia é que existem diversos truques que podem ser colocados em prática para você trabalhar o seu lado criativo e, com isso, colher muitos benefícios em sua vida profissional.

blog banner desconto em pós-graduação

Confira algumas dicas de como aumentar a criatividade:

1 – Leia bastante

Aproveite alguns horários do dia para procurar artigos, matérias e reportagens interessantes que podem servir como fonte de inspiração no seu trabalho. Não é necessário que o assunto seja especificamente voltado para a sua área em si, mas que seja sobre um tema que você goste e que sinta prazer ao ler. 

É um erro afirmar que todos os processos criativos dependem de você focar somente na sua área de atuação. Durante muitos anos, o livro “Roube como um artista”, de Austin Kleon, esteve no topo de vendas porque ensina como podemos estimular nossos processos criativos baseados em trabalhos que os outros já fizeram.

2 – Tire um tempo para respirar

Muitas vezes, quando focamos demais em algum projeto ou trabalho que requer a nossa criatividade, o nosso sistema nervoso fica sobrecarregado e impede que as ideias venham naturalmente na nossa mente.

Por isso, se você acha que a fonte esgotou, experimente dar uma volta no quarteirão, saia para tomar um café ou vá para alguma área comum do seu trabalho para conversar alguns minutos. Trocar amenidades faz com que o seu cérebro possa relaxar e estar pronto para uma nova rodada.

Leia também: Como pensar fora da caixa: 4 dicas para colocar em prática

Aproveite esse tempo e leve contigo papel e caneta, faça anotações de conceitos, palavras, ideias e até desenhos que vieram em sua mente durante essa caminhada. Muitas vezes, os insights aparecem na nossa mente como quebra-cabeça e temos que estar atentos para conseguir reunir as peças, encaixá-las e vermos que imagem se criou.

3 – Jogue videogame

Parece um conselho inusitado, mas não é. Jogar videogame deixa somente parte do nosso cérebro em atenção, normalmente a responsável pela coordenação, deixando as outras áreas livres para que ideias surjam. 

Porém, existem alguns tipos de games, como aqueles em que uma narrativa é contada, em que o jogador precisa tomar algumas decisões muito bem pensadas para conseguir chegar aonde deseja. O hábito de tomar decisões certeiras com tempo reduzido é um ótimo treino para o ambiente de trabalho.

4 – Deixe a rotina de lado

Se você já assistiu ao aclamado filme “Click”, estrelado por Adam Sandler, você vai saber exatamente do que estamos falando. O botão “piloto automático” é muito usado pela nossa mente para que possamos gastar menos energia. Para quem não sabe, o nosso cérebro tende a ser um órgão muito preguiçoso que faz o possível para não gastar muita energia pensando. 

Por exemplo, sabemos que o nosso nariz está no meio do rosto, mas então por que não o vemos durante todo o dia? Na verdade, nós vemos, mas o nosso cérebro não registra mais essa informação e consegue ignorá-lo para que toda vez em que ele aparece, nosso campo de visão não apareça um pop up no seu sistema nervoso dizendo “olha, um nariz!”.

Então, para poupar a energia, temos a tendência de fazermos várias atividades no piloto automático, como escovar os dentes, fazer um lanche, tomar um café, dirigir ou pegar um caminho para o trabalho. Quando mudamos essa rota mental e mandamos o nosso cérebro pensar em outra forma de fazer essa atividade, indicamos ele a conseguir encontrar alternativas para vencer a mesmice. E essa é uma das principais ferramentas para estimular a criatividade.

Antes de fazer qualquer atividade do seu dia, pensa por um instante como aquilo pode ser feito de outra forma. Uma troca na rota de caminho para casa pode contar diversos outros estímulos visuais e descobertas de estabelecimentos ou casas que nem sabíamos que estavam lá. 

Além disso, nem sempre essa pequena aventura tende a ser tão certeira de primeira e precisamos pensar em alternativas que nos levem ao caminho de volta, de forma segura e com possíveis outros planos. Essa é a principal premissa do uso da criatividade no trabalho! Por isso, não tenha medo de arriscar e estimular sua mente.

Aproveite e conheça os cursos de pós-graduação EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades