Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é Design Thinking: para que serve e quais são os objetivos?

“Pensar fora da caixa” é um conceito criado há anos para designar o ato de ter ideias criativas e fugir do óbvio, mas foi mais recentemente que ela ganhou vida dentro das empresas com um novo conceito: o design thinking.  Mas, o que é design thinking?

O que significa design thinking?

Esse é o termo utilizado para definir um processo de pensamento que possibilita a organização de ideias de forma em que a abordagem do desafio seja múltipla e inovadora. Em outras palavras, esse conceito não tem em sua essência uma fórmula específica para a sua implementação.

blog banner desconto em pós-graduação

Na verdade, é um modelo mental interessante (e que pode ser treinado e desenvolvido dentro das empresas) para aumentar a geração de insights. Essa forma de pensar pode ser mais facilmente obtida se for realizado de forma colaborativa, como uma dinâmica de brainstorming entre a equipe.

Conheça as etapas essenciais para o design thinking

1 – O que acontece dentro da empresa?

A primeira parte para pensar em como reestruturar o processo de pensar dos funcionários é entender erros e acertos da empresa até o momento. Isso significa uma reunião completa de feedbacks de todos os profissionais que fazem parte da equipe até a coleta da opinião dos clientes atendidos. Tudo isso deve ser catalogado e organizado para que os gestores possam identificar quais são as prioridades a serem atendidas.

2 – Hora de colocar a mão na massa

Assim que as prioridades forem definidas, está na hora de marcar reuniões e reunir as melhores ideias de como resolver as situações em questão de uma forma simples, rápida, objetiva e eficaz. Lembre-se de, quanto mais diversa for a equipe, melhor será o resultado. Portanto, os gerentes podem e devem dividir os escritórios com os outros colaboradores para que possam dar sugestões.

Leia também: Como pensar fora da caixa: 4 dicas para colocar em prática

3 – Trabalho com os clientes

Diferente do que muitos possam pensar, pedir ajuda aos seus clientes não mostra uma vulnerabilidade, mas vontade de melhorar o atendimento e crescer. Por isso, é importante convidar os representantes dos principais clientes para algumas reuniões e conversar sobre possíveis melhorias e mudanças internas que precisam ser feitas para oferecer o melhor trabalho.

4 – Fase de testes e aplicação

Agora que as melhores ideias foram selecionadas, está na hora de aplicá-las e testá-las a curto, médio e longo prazo. Com base nos resultados, é importante elencar tudo o que funcionou e o que ainda precisa ser melhorado. Depois de passar por todas as etapas, está na hora de colocar em prática tudo o que deu certo e ver os lucros e as possibilidades subirem cada vez mais.

Quais os objetivos e os ganhos do design thinking?

Um dos principais pontos positivos do design thinking é a possibilidade de integrar toda a empresa e fazer com que os funcionários participem igualmente do processo de resolução dos problemas. Pensar de uma forma diferente também faz com que todas as áreas possam agir de forma mais criativa e inovadora, independente de quais os desafios que aparecem à frente.

Dessa forma, além de aumentar a produtividade e as possibilidades de geração de lucro, as pessoas da companhia se sentem mais ouvidas e importantes no processo de mudanças internas.

Empresas de sucesso que adotaram o design thinking no processo interno

1 – Natura

Uma das maiores empresas do Brasil, a Natura aposta na experiência dos usuários e está em constante aprimoramento. Desde 2012, conseguiu um espaço no Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para novas pesquisas e desenvolvimento de amostras dos possíveis lançamentos.

2 – Netflix

O processo de personalizar o menu para cada usuário pode ser uma experiência desafiadora para as empresas, mas, assim que a Netflix entendeu que ouvir seus assinantes poderia ser a fonte para o sucesso, tudo ficou mais simples. O design thinking é uma das políticas internas e o uso das redes sociais também faz parte de uma estratégia de pesquisa em que os clientes ajudam no desenvolvimento de novas ideias.

3 – Havaianas

Todos sabemos que a Havaianas está longe de ser uma marca restrita aos famosos chinelos. Desde que a empresa se reestruturou, foram lançados modelos de mochilas, camisetas, alpargatas e até mesmo a criação de outras categorias de sandálias, com alças finas e mais grossas. Todas essas alterações foram feitas depois de adotarem o processo de design thinking e entenderem as necessidades do mercado.

Está pronto para aplicar ou sugerir esse modelo para a sua empresa? A colaboração dos funcionários é a peça-chave desse processo. Então, agora que você já sabe o que é design thinking, traga a ideia de forma concreta e participe ativamente de todas as etapas para poder levar isso durante o seu crescimento profissional e anexo ao seu portfólio. Aproveite também para conhecer cursos de pós-graduação EAD

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades