Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como ter uma boa entrevista de emprego e mostrar o seu potencial?

boa entrevista de emprego

Para fazer uma boa entrevista de emprego, o candidato precisa tomar uma série de atitudes positivas para conquistar a atenção do entrevistador e provar que possui todas as qualidades necessárias para ocupar a vaga em questão.

Apesar de ser um momento de tensão para alguns profissionais, o segredo para ter uma boa performance é manter a calma e ser franco quanto às suas habilidades e nível de conhecimento. Mentir em uma entrevista de emprego é um erro que pode colocar em xeque toda a credibilidade da sua carreira.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Confira a seguir 5 dicas de como ter um bom desempenho na entrevista de emprego e conquistar o carisma do recrutador!

5 dicas para ter uma boa entrevista de emprego 

1 – Se prepare para a entrevista 

Ao saber que participará de uma entrevista, comece a se preparar estudando quais as principais perguntas que poderão ser feitas. 

Você não precisa (e nem deve) decorar as respostas que serão dadas, apenas se preparar e montar uma linha de raciocínio para não se perder no momento de responder. Enumerar as experiências profissionais que você deseja citar, quais os seus pontos fortes que você acredita que precisa destacar mais, seus principais projetos de sucesso, entre outros. 

Dessa forma, você não será pego desprevenido na maior parte dos questionamentos e conseguirá ter uma desenvoltura melhor, passando uma boa impressão para o empregador.

Uma entrevista de competência também poderá ser feita com você. Nela, o recrutador vai te perguntar como você lidou com situações comuns à rotina de trabalho em experiências anteriores. Estar preparado para responder essas perguntas vai te ajudar a escolher a situação que melhor evidencia sua habilidade para ocupar aquela vaga.  

2 – Termine suas falas com algo positivo

Normalmente, o entrevistador baseia sua próxima pergunta com base na última informação que você deu. Logo, finalizar sua descrição com algo positivo dá abertura para que a conversa continue em um campo no qual você consiga destacar coisas que vão te ajudar a criar uma boa impressão.

Por exemplo: ao comentar sobre uma experiência profissional, se você finalizar falando sobre sua demissão, muito provavelmente a próxima pergunta será sobre o motivo de você ter saído do seu cargo anterior ou algo do gênero.

Agora, se você finaliza enumerando os projetos dos quais mais se orgulhou de participar, a tendência é que a conversa continue sendo sobre suas conquistas profissionais, dando margem para você mostrar seu potencial. 

Lembre-se que em um processo seletivo concorrido qualquer oportunidade de reforçar seus méritos para ocupar a vaga devem ser aproveitadas ao máximo!

3 – Evite gaguejar ou deixar de responder alguma pergunta

Com o nervosismo da situação, é comum que o candidato se atrapalhe e comece a gaguejar na hora de responder alguma pergunta, ou até mesmo não apresente nenhuma resposta convincente para a questão. 

Apesar de natural, o recrutador pode interpretar isso como um despreparo. Portanto, faça o possível para evitar a gagueira e a desconcentração. 

Fazer exercícios de respiração antes de iniciar a conversa ajuda a relaxar os músculos do tórax, permitindo que sua voz saia de forma mais clara e com menos oscilação de volume, aumentando sua concentração. Pratique esses exercícios pelo menos dez minutos antes de sair de casa ou momentos antes da entrevista, se possível. 

4 – Estude a história da empresa

Conhecer a empresa para a qual você vai se candidatar a uma vaga é um requisito básico para ter sucesso na entrevista e conseguir identificar se o seu perfil combina com o procurado pela organização. 

Toda empresa possui alguns valores e políticas de trabalho que devem ser aceitas por todos os funcionários, e estudar quais são esses aspectos com antecedência te ajuda, inclusive, a refletir se o cargo e a organização realmente estão de acordo com o que você está procurando. 

Na hora da entrevista, saber o que ela espera de um colaborador é um ponto positivo a mais. Isso demonstra ao recrutador que você está realmente interessado em trabalhar com eles e se empenhou em conhecer a empresa de verdade. 

Mais uma dica: ao ser questionado sobre o motivo de te interessar trabalhar na empresa, evite respostas sentimentais porém vazias, como “é o meu sonho”. Opte por respostas que englobam as características procuradas pela organização em um profissional, algo muito mais próximo do que o recrutador deseja ouvir. 

5 – Seja autêntico

Independente das suas qualidades, conhecimento técnico e preparo, você só será feliz ao trabalhar em ambientes que combinam com você e com o que você espera para a sua carreira. Portanto, seja autêntico em toda entrevista. 

Seja sempre verdadeiro com o entrevistador, tanto sobre os pontos fortes quanto os fracos. Encare suas inseguranças e seja 100% você na conversa. Afinal, todos se simpatizam com pessoas que não tem medo de ser quem são e se mostram sinceros desde o primeiro contato. 

Uma boa entrevista começa no momento em que você se dispõem a dar tudo de si na conversa e ser fiel aos seus valores, desejos e objetivos. Seja sincero em todas as perguntas. Outro ponto que ajuda a ganhar destaque é ter uma especialização no currículo. Conte com a pós-graduação Unopar para conquistar as suas metas profissionais.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades