Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Em apenas 6 passos, você conquistará seus objetivos: veja

objetivos

Para chegar até o sucesso profissional, é necessário muita dedicação. Para atingir seus objetivos, será preciso ter algumas atitudes que vão solidificar seu caminho até lá. 

Todo passo que você dá precisa ser planejado com muito cuidado, através de um planejamento de carreira, tendo em mente seu objetivo final e o que será necessário fazer para chegar até ele. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Neste artigo, vamos citar 6 deles, que podem te ajudar a estruturar sua carreira e alcançar o sucesso o mais rapidamente possível!

6 principais passos para atingir seus objetivos

1 – Invista na sua formação

Toda grande carreira começa com uma boa educação. Não poupe esforços na hora de garantir uma formação de qualidade. Um currículo forte pode abrir portas e te proporcionar experiências profissionais nas maiores empresas da sua área. 

Pesquise bem quais são todas as suas opções para se formar na área que gostaria, pesando os prós e contras de cada decisão. Já nesse momento, é importante ter em mente quais são seus objetivos, para basear sua escolha no caminho que melhor servirá para te levar onde você quer chegar. 

Invista o que for preciso para garantir uma formação de qualidade e leve a sério o seu desempenho. Todo o conhecimento que você vai adquirir será fundamental para que você possa desempenhar bem o seu trabalho e impressionar seus gestores com os bons resultados apresentados. 

Com boa capacitação, você conseguirá evoluir como profissional de forma rápida, garantindo ainda mais suas chances de sucesso.

2 – Crie um cronograma de metas

Organização é a palavra-chave quando falamos de planejamento de carreira. Saber quais são as metas que você precisa atingir e a ordem que as tarefas precisam ser cumpridas facilita a visualização do caminho até o sucesso. 

Ter metas alcançáveis, ou seja, mais simples de serem atingidas, com prazos de execução, é melhor do que ter apenas um objetivo abstrato, mais complexo de ser concluído. 

Isso porque nosso cérebro tem dificuldade de processar atividades que ele não consegue encontrar um processo lógico específico, diminuindo, inclusive, sua atenção e motivação necessárias para a atividade. Por isso que muitos profissionais só conseguem ser proativos ao executar atividades que já estão familiarizados, e se desmotivam ao enfrentar alguns desafios maiores. 

Portanto, ao invés de estabelecer como meta chegar a um cargo de liderança na empresa referência do seu ramo em 15 anos, monte um cronograma para fazer uma pós em até 3 anos, entrar em uma boa empresa até 5, ganhar a experiência necessária em 10, e desta forma desenhar um caminho possível que pode ser facilmente visualizado. 

3 – Aproveite ao máximo as conquistas da sua carreira

Os momentos de vitória guardam muitos outros benefícios além da felicidade de ter obtido sucesso com um projeto. São momentos em que todos os envolvidos neste resultado estão no seu nível máximo de prestígio e, se agirem de forma inteligente, podem conseguir um grande desenvolvimento profissional. 

O primeiro passo é eliminar qualquer traço de soberba do seu comportamento. O segundo é não usar essa vitória como forma de cobrar favores de forma alguma. São duas características que só vão manchar sua imagem profissional.

Nesses momentos, a melhor estratégia é criar uma rede de contatos com as figuras de liderança da empresa, para fazer um bom networking, ganhar a confiança desses profissionais e ser lembrado quando surgir uma boa oportunidade de crescimento ou promoção interna.  

As conquistas também servem para você analisar a estratégia que foi utilizada e aprender a tomar decisões efetivas quando essa mesma situação se repetir. Isso fará com que você cresça profissionalmente e esteja ainda mais pronto para atuar em alto rendimento. 

4 – Seja objetivo 

Assertividade é uma habilidade fundamental para quem deseja crescer profissionalmente de forma rápida, mas sem pular nenhuma etapa nem perder a qualidade do aprendizado. 

Isso porque pessoas objetivas conseguem focar exatamente no que elas precisam em cada experiência, se dedicar para obter o que é necessário e, assim que atingir seu objetivo, já iniciar seu plano para cumprir a próxima meta. 

Procure desenvolver sua assertividade para ter uma produção de resultados mais ágil, chegando de forma mais rápida nos seus objetivos. Um pensamento direcionado apenas às nossas metas também auxilia nos momentos que enfrentamos um desafio inesperado e precisamos “improvisar”. 

Quem tem um pensamento ágil consegue enxergar a situação de forma mais focada, direcionando sua atenção para a solução e não para o problema. Essa forma facilitada de superar desafios também servirá como chamariz para os recrutadores das empresas que você deseja colaborar. 

5 – Pratique o autoconhecimento

Se conhecer, saber de forma clara quais são seus desejos e os passos a serem dados para chegar até lá é fundamental para ter sucesso nessa jornada até o sucesso profissional. 

Você só conseguirá definir qual é seu objetivo ao saber quais são as suas prioridades na carreira, suas skills mais fortes e onde você deseja chegar. Por isso, o autoconhecimento é tão importante para conseguir identificar quais são suas necessidades. 

Ter autoconhecimento também é necessário para saber quando suas prioridades mudaram e adequar seu planejamento de acordo com o novo objetivo, adaptando suas metas e atividades que precisará cumprir. 

6 – Aceite a ajuda dos seus colegas de trabalho

Naturalmente, encontraremos pessoas na nossa trajetória que podem ser de grande auxílio para atingir nossos objetivos. 

Não as ignore e aceite de bom grado qualquer ajuda que receber. Ela pode vir em forma de conselhos profissionais, parcerias, indicação de boas oportunidades ou qualquer outra assistência que encurtará seu caminho até o sucesso.

Mas atenção: aceitar ajuda é diferente de usar alguém para um objetivo próprio. Sempre demonstre respeito e gratidão pelos colegas que se disponibilizam para ajudá-lo e nunca faça nada que possa prejudicá-los, mesmo que de alguma forma isso te ajude. 

Além de ser antiético, sua carreira com certeza ficará prejudicada quando as empresas descobrirem que você foi desleal com colegas de profissão por egoísmo.

Gostou das nossas dicas? Além delas, saiba que você pode contar com o apoio da Faculdade Unime, que oferece as melhores opções de pós-graduação para você se aprimorar e ficar ainda mais preparado para atingir seus objetivos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades