Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

5 dicas para chefes de primeira viagem; veja quais são

chefes de primeira viagem

O cargo de liderança costuma ser muito cobiçado pela maioria dos profissionais, mas a responsabilidade da posição pode deixar alguns chefes de primeira viagem inseguros de como lidar com a equipe. 

Se o profissional tiver habilidades sociais, como boa comunicação e empatia bem desenvolvidas, e gostar de trabalhar em equipe, seu caminho estará bem solidificado e será questão apenas de se ajustar à posição para obter sucesso. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Neste artigo, apresentamos 5 dicas para colocar em prática e conseguir ter um bom começo na carreira de líder!

5 dicas para chefes de primeira viagem

1 – Seja empático

A empatia é uma das skills mais necessárias para quem deseja fazer uma boa gestão, pois líderes empáticos conseguem ouvir os desejos de todos os profissionais e criar uma dinâmica em que a equipe se sente satisfeita em colaborar. 

Sempre que possível, organize reuniões de feedback com o seu time. As conversas com a equipe inteira precisam acontecer com mais frequência, no mínimo uma vez por semana, e nela se discutirá a visão de todos sobre o projeto e o que pode ser feito para que os resultados encontrados sejam ainda melhores do que o imaginado inicialmente.

Já as conversas individuais podem ser mensais e devem acontecer sempre de forma privada, fora do alcance dos demais colaboradores. Isso porque o profissional vai se sentir mais à vontade para falar sobre as coisas que estão o incomodando e ser sincero quanto às suas perguntas, dando todas as informações necessárias para você consertar a situação. 

Ouvir sua equipe e dar espaço para que todos se manifestam de forma franca é a melhor forma de fazer uma gerência acolhedora e conquistar a confiança do time. 

2 – Tenha educação e gentileza 

A figura do chefe que só sabe cobrar demandas ficou no passado e, hoje, não é nem um pouco efetiva. Educação e gentileza são valores que você precisa ter como base no seu tratamento com a equipe. 

Ninguém gosta de trabalhar com pessoas grosseiras. Leve isso em consideração ao notar que profissionais que possuem uma boa relação com seus líderes costumam produzir mais e melhor.A motivação em executar as atividades está diretamente ligada ao prazer de trabalhar com a equipe. 

Lembre-se também que elogios são feitos em público e, repreensões, em particular. Criticar algum colaborador na frente dos demais integrantes do time é uma situação que pode causar desconforto e não ser bem aceita pelas pessoas. 

3 – Troque experiências com outros profissionais

Como em todo início de cargo, trocar experiências com outros profissionais com mais tempo de carreira que você pode gerar dicas e conselhos que vão ajudar a facilitar seu caminho. 

Não existe motivo para se envergonhar de pedir ajuda a profissionais mais experientes. Além de ser algo natural no mercado de trabalho, você só tem a crescer com essa troca, visto que aprenderá muito sem precisar cometer os erros que seus colegas precisaram cometer para adquirir a bagagem que eles possuem. 

Muitas vezes, você também consegue contribuir com o seu conhecimento, estabelecendo, assim, uma relação de confiança e parceria com outros profissionais influentes do ramo. 

4 – Faça um panorama geral dos projetos

Todo líder precisa estar atualizado de tudo que está acontecendo na equipe que ele está gerindo e deve conhecer cada passo que será dado com o projeto. 

Algumas vezes, você será promovido a essa posição no início de um projeto, mas também pode acontecer de você precisar assumir entregas em andamento. Nessas situações, você precisa estudar e ficar a par de cada detalhe do projeto.

Procure saber não só o que ainda está sendo feito, mas também tudo que foi desenvolvido anteriormente para chegar até o ponto no qual você assumiu. A ideia que deu origem ao projeto, quem cumpriu cada função, os prazos nos quais cada entrega foi finalizada, os percalços pelos quais o planejamento passou e como eles foram solucionados. 

Tudo isso vai te ajudar a ter uma ideia de como conduzir aquele time ao resultado esperado. Sabendo tudo que deu certo e o que não funcionou, você consegue descobrir exatamente como deverá ser sua postura para ter sucesso naquela jornada.

5 – Não tenha medo de arriscar

Espera-se que o líder proponha novos caminhos para a sua equipe e tenha a busca pela inovação como um norte pro seu trabalho. A responsabilidade do cargo pode criar a insegurança de achar que tentar algo novo é arriscar demais. Porém, essa é exatamente a atitude esperada de um líder: propor a tentativa de inovação.

É claro que cada passo deve ser dado com inteligência e analisando se o risco não é maior que o benefício, mas enfrentar riscos é uma característica de todo bom gestor. 

Se manter apenas no tradicional, repetindo aquilo que as outras empresas já fazem só porque dá certo, acaba reduzindo o potencial do time e impedindo que seu produto se destaque. A criatividade e a busca pelo novo sempre devem estar presentes no dia a dia de uma boa equipe.

Chefes de primeira viagem estarão mais preparados se tiverem no currículo uma pós-graduação de qualidade. Conheça as opções da Anhanguera EAD e se aprimore profissionalmente sem sair de casa!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades