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Carreira em Pauta

Adaptação a mudanças nas empresas: como enfrentar esse processo?

adaptação a mudanças nas empresas

Quem já trabalhou durante muitos anos em um mesmo ambiente de trabalho certamente já teve que passar por alguns processos de adaptação a mudanças nas empresas.

Afinal, é através dessas constantes transformações que os líderes de equipes e supervisores conseguem manter-se à frente das indústrias.

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Entretanto, nem sempre é fácil enfrentar esses processos de transmutação, o que pode acabar acarretando em uma maior resistência por parte dos colaboradores.

Apesar das mudanças, em geral, estarem um pouco distantes de nossa zona de conforto, é importante lembrar que processos evolutivos dentro de uma empresa costumam ser positivos.

Por isso, hoje, nós vamos abordar os processos de adaptação a mudanças nas empresas e de quais maneiras é possível enfrentá-los!

Confira.

O que é uma mudança organizacional?

Quando falamos sobre a adaptação a mudanças na empresa, é fundamental esclarecer o que uma transformação organizacional realmente propõe.

Desta maneira, a mudança organizacional é o processo pelo qual uma empresa altera os principais componentes de sua estratégia ou operações. 

E isso pode envolver mudanças na cultura da empresa, nas tecnologias essenciais, na estrutura da organização ou em grandes iniciativas e projetos. 

Dependendo dos objetivos que os líderes executivos estejam tentando alcançar, essa mudança pode ser contínua e permanente, ou intermitente.

Como enfrentar o processo de adaptação a mudanças nas empresas?

Independentemente se for considerado algo positivo ou não, transformações e evoluções organizacionais estão fadadas a acontecer durante os anos.

Afinal, para manter-se à frente dos novos desenvolvimentos tecnológicos e econômicos, as empresas precisam adaptar suas metodologias ao mercado atual.

Entretanto, nem sempre é simples navegar os processos de adaptação a mudanças nas empresas.

Afinal, absorver novas funcionalidades e práticas ao mesmo tempo que “desaprende” costumes e processos antigos não é uma tarefa fácil!

Abaixo, separamos 6 dicas que podem auxiliar nesse processo, fazendo com que a transição seja mais suave e a adaptação a mudanças na empresa aconteça com mais naturalidade.

Confira!

1 – Mantenha uma atitude positiva

Um dos segredos para passar por um processo de adaptação a mudanças nas empresas sem muitas intercorrências é sempre manter uma atitude positiva!

Apesar de ser mais fácil falar do que fazer, manter-se otimista, independentemente de estar ou não de acordo com as mudanças organizacionais, pode ser crucial para uma transição tranquila e serena.

O importante é, apesar de entender que a situação pode estar longe de ser a ideal, tentar tirar o maior proveito da situação. 

2 – Reconheça que mudanças são processos constantes

Quando abordamos o tema de adaptação a mudanças nas empresas, é importante ressaltar a continuidade e constância dos processos de transformação.

Um indivíduo passa por inúmeras mudanças ao longo de sua vida e, no trabalho, não seria diferente.

Ao invés de tentar resistir às mudanças implementadas pela empresa, é essencial reconhecer que, seja agora, seja mais tarde, as evoluções sempre virão!

3 – Comunique-se com os colegas que estão passando pela mesma situação

Mudanças costumam ser difíceis para todos os envolvidos e, por isso, comunicar-se com os colegas sobre a situação pode ser extremamente benéfico.

Além de trocar informações em relação às novas políticas e práticas da empresa, manter uma comunicação efetiva com o time auxilia no processo de adaptação como um todo.

4 – Aprenda novas habilidades

Algumas mudanças organizacionais podem ocorrer de maneira mais profunda e transformativa, o que pode acabar requerendo o aprendizado de novas metodologias e competências.

Por isso, durante o período de adaptação, é importante investir um tempo para aprender novas habilidades que podem ser úteis durante as transformações.

Claro, ninguém espera que um gestor de RH, de repente, aprenda programação e web design.

Mas investir em conhecimento nunca é demais! 

5 – Encontre maneiras de ajudar outros colaboradores

Uma das maneiras de tirar o foco dos próprios problemas é estender a mão a outras pessoas que também podem estar passando por uma situação difícil.

Por isso, durante um processo de evolução organizacional, certifique-se se há algum colega precisando de ajuda em relação às mudanças e o que é possível fazer para ajudá-lo.

Não existe nada melhor para esquecer, mesmo que momentaneamente, os problemas, do que auxiliar outra pessoa em apuros.

6 – Invista na educação formal

Por muitas vezes e, principalmente, durante processos de transformações mais complexas, uma boa maneira de se sentir confortável com as transições é através de uma educação formal.

Iniciar uma pós-graduação no decorrer de uma sequência de mudanças pode gerar mais confiança e segurança aos colaboradores.

Afinal, possuir novos conhecimentos técnicos e habilidades teóricas é primordial para uma transição bem-sucedida.

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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