Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Entrevista em inglês: saiba como se preparar para este momento

entrevista em inglês

Hoje em dia, ter o domínio da língua inglesa é fundamental para ser admitido em qualquer grande empresa, principalmente porque a maioria delas adota a entrevista em inglês como parte do seu processo seletivo.

Para as multinacionais, colaboradores fluentes em inglês são essenciais em qualquer posição hierárquica, mas as demais pedem que o candidato ao menos tenha conhecimentos avançados na língua, visto que é muito comum a criação de parcerias em níveis internacionais com outras empresas. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O ideal é que você estude até sentir que o seu nível de domínio linguístico esteja dentro do requisitado pela maioria das empresas, mas se surgir uma oportunidade antes desse momento, se candidate e siga nossas dicas para ter uma boa preparação!

Como se preparar para uma entrevista em inglês?

1 – Antes de tudo, seja sincero

A candidatura e envio do currículo também fazem parte da preparação para a entrevista. Seja sincero quanto ao seu nível de conhecimento do inglês e, dessa forma, você só será chamado para vagas cujo seu perfil esteja alinhado com o procurado pelo recrutador.

Sendo assim, você chega para a entrevista tranquilo em relação ao que será exigido de você. Caso cometa erros de pronúncia ou compreensão, a “régua” utilizada pelo entrevistador para analisar o seu equívoco será baseada no seu nível de entendimento da língua, e não outro acima, o que com certeza passaria uma má impressão. 

Afinal de contas, confusões básicas são compreensíveis para quem não está se comunicando através da língua materna e possui um nível iniciante ou intermediário do idioma, mas um erro bem mais preocupante se você alega ser fluente em inglês.

2 – Fique calmo durante a conversa

Manter a calma na entrevista, principalmente neste momento, é importante para conseguir um bom desempenho durante a conversa.

Até mesmo profissionais que são fluentes em inglês e acostumados a conversar nesse idioma podem cometer erros básicos se estiverem nervosos no momento da entrevista. Por isso, faça exercícios de respiração e relaxamento dos músculos antes de chegar na empresa para conversar com o recrutador. 

Quando estamos nervosos, acabamos por concentrar nossa tensão no maxilar e região do peito, o que logicamente afeta nossa dicção e articulação verbal. Muitas vezes, a frase que você dirá está correta gramaticalmente, mas não hora de se expressar, devido ao nervosismo, a pronúncia sairá “enrolada” e o interlocutor terá dificuldades para entender o que você disse, entendendo isso como um erro de conversação. 

Fala rápida também pode causar estranhamentos, que será vista como erro dependendo do entrevistador. Manter a calma e estar consciente que você precisa ser muito claro no que está dizendo, articulando as palavras com vagar e um ritmo cadenciado, são preocupações necessárias para que você consiga falar bem no momento da entrevista. 

3 – Tenha atenção com a escolha do vocabulário

Antes da entrevista, estude bastante qual é o vocabulário específico da sua área em inglês, os principais termos usados e a tradução das expressões mais comuns na língua inglesa. 

Em um mundo globalizado, no qual boa parte das expressões utilizadas no dia a dia do mercado de trabalho já são em inglês e conhecidas por profissionais de uma mesma área, dificilmente você encontrará muita dificuldade na sua pesquisa, pois, mesmo sem perceber, já utiliza a maioria das palavras no seu cotidiano. 

Mesmo assim, esse estudo é importante porque sempre descobrimos novos termos ou linguagens que podem ser utilizados no trabalho e são mais comuns fora do Brasil. Ao utilizar esses termos na entrevista, você mostrará conhecimento sobre sua profissão e preparo para representar sua empresa fora do país, saindo à frente na disputa pela vaga no processo seletivo.

Demonstrar domínio do vocabulário da sua área é muito importante para causar uma boa impressão durante a entrevista. Por este motivo, estudar e escolher a dedo as palavras e termos que você usará na conversa é uma estratégia muito inteligente para obter sucesso conquistando a atenção do empregador.

4 – Estude o que pode ser comentado na entrevista

Essa pode ser considerada a dica mais importante. Para montar um discurso coeso e bem estruturado, você precisa estudar quais assuntos poderão ser comentados na conversa e pensar em possíveis respostas com antecedência.

Se você não está acostumado em manter diálogos em inglês ou não tem tanta intimidade com a língua, é muito importante treinar em casa as respostas que serão dadas para cada pergunta. Você não precisa decorar palavra por palavra, mas ter noção de qual será sua linha de raciocínio para não ter que construí-la de improviso. 

Se você não tiver noção do que responder na maior parte dos questionamentos, pode ficar nervoso e se enrolar na hora de falar inglês, ou pior, ficar sem responder algumas questões. Isso pode demonstrar despreparo ou falta de conhecimento da língua, mesmo que sejam apenas impressões erradas do entrevistador.

Caso surja uma pergunta que você não estudou, fique calmo e primeiro tente formular as respostas em inglês na sua cabeça. Mesmo que você demore mais tempo do que o costume para dar uma resposta, o importante é passar confiança na sua voz e mostrar que você domina tanto o idioma como o assunto abordado, mesmo que sua primeira resposta não seja tão profunda. 

O segredo é conseguir levar a conversa para uma “zona de conforto” o mais cedo possível, usando do tópico abordado para chegar até um assunto que você estudou previamente.

Em um processo seletivo, fazer uma entrevista em inglês pode ser intimidador, mas se você se preparar corretamente e treinar bem seu vocabulário e pronúncia terá muito sucesso na conversa. Confira, agora, 7 melhores séries para aprender inglês.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades