Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Calma é uma das habilidades mais desejadas: como desenvolvê-la?

mulher fazendo yoga para ilustrar texto sobre calma

Dezenas de reuniões, apresentações no trabalho, contas para pagar e muitas outras situações de estresse podem deixar a rotina caótica e impactar a sua vida profissional e pessoal. Mas tudo pode ser diferente se você puder aprender como ser uma pessoa calma – essa, inclusive, é uma das habilidades mais desejadas.

É claro que ser calmo e paciente não é algo que acontece do dia para noite. Afinal, sabemos que adquirir novos hábitos é um processo longo e que exige persistência. Porém, se você pensar em como essa habilidade pode te trazer benefícios, verá que vale a pena tentar.

Quer descobrir como? Então, confira as boas dicas que selecionamos para você, a seguir.

Como desenvolver a calma em 7 passos

1 – Crie rotinas

Você sabia que minimizar as situações de tomada de decisão ajudam muito a evitar o estresse?

Então, para isso, é importante criar rotinas. Quando você tem planejamento e rotinas diárias para atividades matinais, refeições e até mesmo a escolha das roupas que você usará no dia seguinte, se expõe menos a situações de ansiedade.

Dessa forma, você poderá direcionar sua energia para lidar com questões mais importantes de forma muito mais serena. 

2 – Pratique mindfulness

Já ouviu falar em mindfulness? O mindfulness é a habilidade de atenção plena que todos nós temos de estar totalmente conscientes e concentrados no momento presente.

Para conseguir desenvolver essa capacidade, você pode aprender técnicas que te ajudarão a acessá-la. Ler um livro, fazer uma refeição, cuidar das plantas e diversas outras atividades podem ser praticadas utilizando o mindfulness. Isso o ajudará a ser uma pessoa mais calma.

3 – Diminua o uso do smartphone

Os smartphones são grandes aliados em vários aspectos da nossa vida, mas quando utilizados em excesso, são capazes de causar danos como ansiedade, estresse e depressão.

Você está dependente do seu smartphone ou tem controle sobre o tempo que dedica às redes sociais e aplicativos de mensagem? Se a primeira opção estiver mais próxima da sua realidade, é hora de fazer mudanças.

Para se tornar uma pessoa mais calma, é preciso que você não deixe o seu aparelho dominar o seu dia.

4 – Desenvolva a sua inteligência emocional

Embora não seja uma jornada tão simples, o desenvolvimento da sua inteligência emocional vai te ajudar muito a manter a calma em situações difíceis. Para isso, é preciso que você procure desenvolver o autoconhecimento, a autogestão, empatia e aprenda a gerenciar os seus relacionamentos.

Quando você busca informações sobre como trabalhar esses quatro pilares da inteligência emocional, percebe que ela é o seu melhor caminho para evitar a ansiedade e a perda do controle.

5 – Aprenda a meditar

A meditação é o processo de treinar a sua mente para focar e redirecionar os seus pensamentos e, embora muita gente não saiba, essa prática tem benefícios comprovados cientificamente, como os seguintes: 

  • Controle da ansiedade;
  • Redução do estresse;
  • Melhora do sono;
  • Diminuição da perda de memória;
  • Aumento da capacidade de atenção.

Estas são apenas algumas das vantagens da prática da meditação que poderão colaborar para que você se torne uma pessoa mais calma e paciente.

6 – Use a respiração a seu favor

Por fim, uma das formas mais rápidas e eficazes de desenvolver a calma é aprendendo a ter controle sobre a sua respiração.

Sabe aquela apresentação que você precisa fazer no trabalho e que te deixa muito nervoso?  A respiração pode te ajudar muito a se acalmar e seguir em frente.

Quando se deparar com uma situação que exija calma, tente o seguinte exercício de respiração conhecido como respiração quadrada.

  • Inspire pelo nariz lentamente;
  • Segure o ar nos pulmões e conte até quatro;
  • Expire pela boca durante quatro segundos;
  • Segure os pulmões vazios e conte até quatro;
  • Comece o ciclo novamente durante 4 a 5 minutos.

Aprenda a inserir a respiração quadrada na sua rotina, dessa forma, quando se deparar com situações de estresse, você já estará habituado e saberá o que fazer para manter a calma.

Viu só como as situações de estresse da sua rotina podem ser encaradas com mais tranquilidade se você colocar esses hábitos no seu dia a dia? Então, aproveite as nossas dicas e comece a desenvolver a calma e ter mais sucesso na sua vida pessoal e no trabalho.

E sabe qual outra dica nós temos para que você evolua na sua carreira? Fazer uma pós-graduação EAD. Confira as opções oferecidas pela pós-graduação Unopar.  

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades