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Pós-graduação em Neuropsicologia: o que o curso oferece?

A atuação do profissional de psicologia tem se mostrado cada vez mais abrangente, o que inclui a necessidade de ter conhecimentos sobre o funcionamento cerebral e da intersecção com áreas médicas, principalmente a neurologia e a psiquiatria, para explicar os comportamentos humanos. Com isso, surge a importância da pós-graduação em Neuropsicologia 

Após a conclusão da especialização, o psicólogo desenvolverá habilidades para compreender os mecanismos cerebrais. Isso porque ele terá como base a aprendizagem do que são as funções cognitivas e como avaliá-las, bem como o que esperar nos casos clínicos mais comuns. 

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Com isso, o profissional poderá realizar hipóteses diagnósticas de acordo com as interações cérebro-comportamento do paciente, bem como oferecer orientação sobre as melhores especialidades para tratamento de seus casos. Dessa forma, a pós-graduação em neuropsicologia traz não apenas a oportunidade de atender casos específicos.

Quais os objetivos da pós-graduação em Neuropsicologia?

A pós-graduação ainda fornecerá subsídios para a abrangência de atuação do psicólogo que terá a oportunidade de estender seus conhecimentos para os casos em que atue em outras abordagens da psicologia. Além disso, a pessoa está capacitada para realizar avaliação neuropsicológica como parte de suas atuações, a partir de queixas associadas a aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais.

Os objetivos do curso também incluem:

✔ Oferecer conhecimento sobre as principais regiões cerebrais e suas correlações funcionais;

✔  Apresentar as funções cognitivas e seus conceitos;

✔ Refletir os principais instrumentos de avaliação de cada função cognitiva;

✔ Conhecer instrumentos de  avaliação neuropsicológica dos principais transtornos da infância/adolescência e adultos/idosos.

Quais as competências e habilidades desenvolvidas?

✔ Conhecer as funções cognitivas e as principais regiões cerebrais associadas a elas, a fim de criar hipóteses diagnósticas a partir das queixas de seus pacientes;

✔ Desenvolver habilidade de identificar quais funções cognitivas possivelmente estarão comprometidas em um paciente;

✔ Associar a queixa do paciente e/ou queixa do familiar e elaborar um plano de ação (protocolo de avaliação neuropsicológica) para checar sua hipótese;

✔ Conhecer os transtornos neurológicos típicos da infância, adolescência, dos adultos e idosos que demandam a atuação do neuropsicólogo. 

O que cada disciplina do curso oferece?

1 – Neurociências e o processo de aprendizagem

A disciplina aborda complexas operações neurofisiológicas e neuropsicológicas e os mecanismos envolvidos, embora não totalmente conhecidos. Compreende, ainda, a importância dos processos neurológicos; o papel da atividade bioelétrica, toda a organização do SN e sua neurofisiologia, como também mecanismos neuroquímicos.

2 – Psicomotricidade e desenvolvimento motor

Esta disciplina tem como alicerce teórico a Psicomotricidade. Este saber é de suma importância para a compreensão do desenvolvimento humano, em especial para os profissionais que atuam com educação ou afins.

3 – Bases morfológicas e funcionais do sistema nervoso

Esta disciplina visa oferecer conhecimento sobre o sistema nervoso central e periférico sob o ponto de vista estrutural e funcional.

4 – Inteligência e funções executivas: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação

Compreensão das inteligências e funções executivas do normal ao patológicas sob o enfoque teórico, prático e na vida diária.

5 – Atenção, memória e aprendizagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação

Compreensão da atenção, memória e aprendizagem do normal ao patológicas sob o enfoque teórico e prático na vida diária e a inter-relação entre essas três funções cognitivas.

6 – Linguagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação

Compreensão da função de linguagem como domínio cognitivo associado à linguagem falada e escrita.

7 – Habilidades visuoespaciais, praxias e gnosias: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação

Desenvolvimento de habilidades para identificar déficits em habilidades visuoespacias, praxias e gnosias.

8 – Neuropsicologia da infância e adolescência

Desenvolvimento de habilidades para o diagnóstico de comprometimentos específicos de crianças e adolescentes.

9 – Neuropsicologia do adulto e idoso

Desenvolvimento de habilidades para o diagnóstico de comprometimentos específicos de adultos e idosos.

Aproveite a oportunidade de fazer uma pós-graduação e se tornar um especialista na sua área de atuação.

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