Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Por que assumir riscos ajuda no desenvolvimento profissional?

assumir riscos

Você já deve ter passado por uma situação profissional na qual sentiu que não estava preparado o suficiente para enfrentar, mas para manter a qualidade da sua entrega, precisou assumir riscos e topar o desafio. 

Momentos como esse são muito comuns no mercado de trabalho e devem ser esperados por todos que desejam crescer profissionalmente. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Faz parte da evolução assumir riscos desde que isso acrescente alguma experiência ou habilidade que será importante para a carreira futuramente. 

Mas você sabe o motivo dessa atitude ser tão fundamental para um bom profissional? Confira!

Por que é importante assumir riscos?

Um bom profissional busca se aprimorar constantemente, e as situações nas quais mais aprendemos são aquelas que aceitamos correr riscos passando por desafios, desenvolvendo novas habilidades e conhecimentos através da prática. 

Por mais que a insegurança seja um sentimento comum nesses momentos, é fundamental que você aceite correr esses riscos para aprender a ser resiliente, lidar com as dificuldades de forma mais natural e ser um profissional mais completo. Ou seja, cada vez mais preparado para atender as expectativas em alto rendimento.

Os empregadores desejam profissionais que sempre aceitem os desafios propostos pelo mercado de forma tranquila e confiante, pois isso é sinal de que, mesmo com dificuldades, o colaborador vai buscar a melhor atuação possível dentro daquelas circunstâncias. 

E mesmo que não consiga atingir seu máximo, a atitude de assumir o risco demonstra motivação em aprender e estar mais preparado para a próxima vez que a mesma situação for proposta, alcançando resultados ainda melhores. 

Como aprender na prática?

A melhor forma de aprender uma função ou desenvolver uma habilidade é através da prática, principalmente se houver algum colega mais ambientado àquela ação para te prestar um suporte. 

Mesmo que não haja nenhum traço em comum entre a nova atividade e o que você está acostumado a exercer, assumir esse risco de aprender enquanto executa é essencial para absorver esse conhecimento da forma mais segura possível. 

Dificilmente seu gerente te designará uma função se ele não acredita na sua capacidade de desempenhá-la. Faça dessa informação sua força. Lembre-se que tudo que você precisa já está ao seu alcance, basta apenas pensar e encontrar quais são as skills que você já possui necessárias para atingir o resultado pedido. 

Normalmente, você também terá à disposição um colega para servir como guia durante a execução da tarefa. Provavelmente, ele não poderá dar atenção exclusiva, mas com o aprendizado através da prática, você pode tirar suas dúvidas enquanto trabalha nesse novo processo, superando os obstáculos de forma muito mais rápida do que se encontrasse as adversidades trabalhando sozinho. 

Não perca as oportunidades de aprender durante a execução do processo. Além das dúvidas que podem ser sanadas na hora, trabalhar com outros colegas ainda permite que você possa absorver conhecimento através da observação, guardando na memória como um colega executa uma atividade para replicá-la depois. 

Existe relação entre assumir riscos e a inteligência emocional?

Sim! Ter calma e confiança para lidar com as dificuldades no ambiente de trabalho é fundamental para a caminhada até o sucesso. Assumir riscos te ajuda a se naturalizar com as dificuldades, reduzindo sua carga de estresse em momentos de dificuldade. 

Isso porque, quando você se acostuma a enfrentar seus desafios convivendo com o risco de falhar, você percebe que é capaz de superar essas adversidades, mesmo que atinja o resultado esperado de imediato ou demore um pouco mais de tempo para se aperfeiçoar como gostaria. 

Sua insegurança começa a afetar menos seu desempenho, você começará a se sentir mais motivado e, aos poucos, perderá o receio de falhar nas suas tentativas de inovar. 

Depois de desenvolvida, sua inteligência emocional passa a ser uma auxiliar na hora de assumir os riscos necessários. Você passará a ter mais paciência para entender que nem sempre o resultado virá da forma esperada e conseguirá analisar a situação com mais clareza, conseguindo montar uma estratégia de execução. 

O segredo de ter sucesso ao assumir riscos é ser determinado e não ter pressa para atingir o resultado. O processo inteiro é um aprendizado, então passe por ele preparado para entender todas as lições que você possa absorver. 

3 cuidados para tomar ao assumir riscos

1 – Não se desespere

Por estar lidando com uma atividade que você vai executar pela primeira vez, tenha calma para que você não se confunda e não consiga alcançar um bom desempenho, gerando muita frustração. 

Realize cada etapa da atividade proposta com muita atenção e cuidado para que você não cometa precipitações no processo. Como toda aprendizagem, é normal sentir dificuldades em alguns momentos e, por isso, manter a calma é tão importante para não se perder. 

2 – Confie no seu potencial 

Assumir riscos é inovar e para isso se exige muita confiança no potencial que você pode alcançar. Acreditar em você mesmo é um passo fundamental para que você persista até chegar o mais próximo possível do resultado esperado. 

Nesses momentos, relembre os seus méritos de ter chegado onde está e pense quais dos seus pontos fortes você pode usar para resolver este desafio. Mesmo inseguro, lembre-se que você é capaz de realizar o que deseja. 

3 – Desenvolva o protagonismo da sua carreira

Ser o protagonista da sua carreira é um passo importante para chegar até o sucesso tomando as decisões corretas e inovando sempre que for possível. Afinal de contas, para se destacar em um mercado de trabalho tão concorrido, você precisa encontrar um diferencial e saber como solidificar sua carreira em cima dessa característica.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades