Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como dar o primeiro passo e assumir o protagonismo da carreira?

dar o primeiro passo

Assumir o controle da sua vida profissional é uma atitude que pode garantir o sucesso do seu trabalho para o resto da vida. Mas, afinal, como é possível dar o primeiro passo para se tornar o protagonista da sua carreira?

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

A verdade é que estamos inseridos em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e, nele, as melhores oportunidades são conquistadas pelos profissionais que saem da sua zona de conforto e sabem onde querem chegar.

Se você acredita que ainda não tem papel de destaque na sua carreira e quer dar início na jornada rumo ao protagonismo, confira as dicas que daremos a seguir.   

Como dar o primeiro passo para ser protagonista da carreira?

Busque o autoconhecimento

Como todo processo que resulta em algo valioso para qualquer aspecto da nossa vida, o primeiro passo é conhecer a si próprio e quem você quer ser profissionalmente.

Para isso, você precisa explorar todas as possibilidades.

Você pode começar revisitando os seus valores, por exemplo. O que você mais preza em um ambiente de trabalho? Equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Diversidade? Ética?

Também é importante refletir sobre os seus talentos, as suas habilidades, suas motivações, paixões e interesses.

Quando você tem controle sobre o que você gosta ou não e sobre o que você sabe e o que precisa melhorar, fica muito mais fácil começar a dominar a sua vida profissional.

Crie uma marca pessoal

Depois de saber exatamente quem você é e quem você quer ser como profissional, é hora de mostrar isso para o mercado.

Criar uma marca pessoal é uma forma de fazer marketing de si próprio e de seus talentos, como se você fosse uma marca.

Para isso, é necessário que você estabeleça uma imagem profissional que conte às outras pessoas quem você é, o que você pode fazer e por que eles deveriam querer trabalhar com você.

E como criar a sua marca pessoal pode contribuir para o protagonismo da carreira?

Quando você cria o seu próprio marketing, está sinalizando os seus valores e a sua postura profissional para futuros empregadores. Além disso, se você não se esforçar para transmitir uma imagem profissional coerente, acaba permitindo que as outras pessoas te interpretem como bem entenderem.

Estabeleça objetivos

Para dar o primeiro passo rumo ao protagonismo da sua carreira, você precisa tomar decisões como se fosse uma empresa. Então, além de ter uma imagem profissional muito bem definida, é preciso ter metas.

Crie uma missão, uma visão e objetivos de longo e curto prazo para a sua vida profissional.

Outra boa ideia é criar um mapa de carreira para avaliar esses objetivos e ajustá-los ao longo do tempo, conforme for necessário.

Ter um planejamento também te ajudará a entender quais são as habilidades mais relevantes para você chegar onde deseja e, dessa forma, determinar com mais precisão quais serão os próximos passos que você dará.

Identifique seus principais gaps

Uma boa forma de dar o primeiro passo para o controle da sua carreira é ter consciência daquilo que você deve melhorar.

Está perdendo prazos de entrega de trabalho? Seus e-mails estão sendo enviados com erros de digitação ou você esquece dos anexos com frequência?

Essas situações podem ser corriqueiras, mas elas dão um sinal de que existem algumas habilidades que você precisa melhorar, como a atenção aos detalhes, a organização e a gestão do tempo.

Transforme a identificação desses gaps em uma missão para que você comece a se sentir mais seguro e ter domínio sobre a sua carreira.

Expanda as suas habilidades

Depois de identificar os pontos que você precisa melhorar, é o momento de desenvolver as habilidades que você precisa para se sentir dono da sua carreira.

Nesse ponto, o que você vai fazer é se preparar para enfrentar o mercado com autoestima suficiente para enfrentar desafios e aceitar boas oportunidades, sem medo.

Para isso, uma boa dica é fazer uma pós-graduação. Com uma especialização, você pode se tornar um especialista na sua área, ganhando um salário mais alto e com muito mais ofertas de emprego.

Além da pós, vale investir em outras formas de expandir suas habilidades, como fazer cursos de idioma e assistir webinars. O importante é que você desenvolva as soft skills e hard skills necessárias para se posicionar como uma referência na sua profissão.

Agora que você já viu o que é preciso para dar o primeiro passo rumo ao protagonismo da sua carreira, é hora de colocar todas essas dicas em prática. Com autoconhecimento, objetivos definidos e uma boa noção sobre as suas habilidades, você tem tudo para começar a assumir o controle da sua vida profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades