Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

6 passos para ter sucesso na carreira: veja quais são

sucesso na carreira

Não há dúvidas de que conquistar sucesso na carreira é desejo comum entre a maioria dos profissionais. O significado de sucesso pode variar de pessoa para pessoa. Para alguns, é ser reconhecido como referência no mercado e ter um cargo alto dentro de uma grande empresa. Para outros, conquistar um salário suficiente para garantir o conforto da família. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Apesar das diferentes percepções sobre o que é sucesso profissional, podemos dizer que há algo comum: as pessoas tem sempre o desejo de atingir objetivos e realizar sonhos. Assim, ao conquistar o que se almeja, o sucesso é alcançado! 

Mas, não basta sonhar. É preciso trabalhar duro, ser estratégico e desenvolver algumas habilidades para ter sucesso profissional.

Como ter mais sucesso na carreira?

Se você deseja “chegar lá”, é preciso muito planejamento e dedicação diária para ser um profissional cada vez melhor. Pensando nisso, listamos seis passos que vão te ajudar a ter mais sucesso na carreira. Quer saber quais são? Confira abaixo! 

card com os passos para ter sucesso na carreira

1 – Planeje a sua carreira

O primeiro passo para uma trajetória profissional de sucesso é fazer um planejamento de carreira. Reserve um tempo para pensar quais são os seus objetivos profissionais: qual área você deseja atuar? Quais empresas gostaria de trabalhar? Qual cargo pretende assumir? Como você se vê profissionalmente daqui 10 ou 20 anos?

Responder perguntas como essas é fundamental para traçar um plano. Com seus objetivos em mente, defina metas profissionais de curto, médio e longo prazo e quais estratégias você deve adotar para alcançá-las. É preciso fazer uma pós-graduação? Investir no networking? Desenvolver um novo projeto no trabalho?

Crie o hábito de consultar essas anotações periodicamente para retomar essas estratégias e seguir por um caminho de sucesso. 

2 – Desenvolva as habilidades interpessoais

Habilidades interpessoais são as famosas soft skills – aquelas competências comportamentais que contribuem para um bom relacionamento com os colegas e te dão mais confiança para trabalhar, entre tantas outras vantagens. 

As soft skills são cada vez mais pontos de atenção para os recrutadores na hora de contratar um novo colaborador. Além de boas habilidades técnicas, é fundamental que o profissional tenha uma boa relação interpessoal, resiliência, empatia, inteligência emocional, organização, etc. 

Você pode estar se perguntando como desenvolvê-las. A dica é investir em autoconhecimento e materiais de estudo sobre o tema. Busque livros, palestras, workshops e trabalhe essas habilidades que vão contribuir não apenas para o seu desenvolvimento profissional, mas também pessoal.

3 – Identifique seus pontos fortes e fracos 

O autoconhecimento é fundamental para uma carreira bem-sucedida. Assim como as soft skills, esse é um processo diário para compreender quais são seus pontos fortes e fracos e como melhorá-los. 

Inclusive, podemos dizer que os passos 2 e 3 para uma carreira de sucesso estão relacionados. Identificar os pontos fortes e fracos é um caminho para compreender quais habilidades interpessoais precisam ser trabalhadas. 

Também vale pensar sobre suas habilidades técnicas e o que ainda precisa ser aprimorado para atingir seus objetivos. Esse autoconhecimento te ajuda a chegar mais preparado nos processos seletivos e conquistar posições de destaque. 

4 – Faça networking

Algumas pessoas confundem fazer networking com fazer amizades, porém são coisas diferentes. Quando falamos em networking estamos pensando em relações profissionais que podem contribuir positivamente para a sua carreira, te recomendando para uma vaga de emprego, por exemplo. 

Cultivar uma boa rede de contatos é essencial no mundo do trabalho. A troca de experiências e informações entre colegas é algo enriquecedor e que só tem a contribuir para você enquanto profissional. 

Essa rede pode começar ainda na faculdade ou na pós-graduação. Além disso, vale investir em contatos no LinkedIn, uma rede social profissional dedicada especialmente para isso. 

5 – Trabalhe bem em equipe 

Desenvolver habilidades interpessoais e investir no networking passam por algo em comum: trabalhar bem em equipe. Quando um colaborador trabalha bem com seus colegas, ele é bem visto no mercado e até elogiado. Afinal, essa é uma das habilidade mais requisitadas e valorizadas entre as empresas. 

Um profissional que trabalha bem em equipe tem a capacidade de ouvir os colegas, absorver ideias e aceitar críticas e sugestões. Para muitas pessoas, isso pode ser um desafio, mas trabalhar diariamente para se dar bem nos trabalhos com outros colaboradores é essencial para alavancar a carreira. 

6 – Invista em uma pós-graduação

Um profissional atualizado tem mais chances de crescer no mercado de trabalho. Um caminho para isso é a pós-graduação. Você pode escolher uma área de interesse e buscar um curso para se especializar em 6 ou 10 meses. 

Com o título de especialista, você passa para uma posição de vantagem nos processos seletivos, além de permitir que você se candidate para cargos com uma remuneração maior. 

Outro ponto importante é que a pós contribui para o seu amadurecimento profissional: ampliando networking e aprimorando habilidades. 

Você pode começar conhecendo a Anhanguera EAD, que oferece opções para você se especializar e conquistar o tão sonhado sucesso na carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades