Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como saber se você está no caminho certo da sua carreira?

caminho certo

Você já se perguntou se está no caminho certo da carreira? Se questionar sobre isso e refletir sobre o momento em que se encontra é mais comum do que você pode imaginar. Inclusive, é até importante fazer essa reflexão em determinado momento, já que, assim, você consegue fazer uma análise da sua carreira e direcionar melhor sua trajetória. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Esse questionamento também é importante para você tomar as rédeas da sua carreira. Afinal, se você não reflete sobre o caminho que está trilhando, pode ser que acabe em uma área ou trabalho que nem faz tanto sentido assim para o que você quer. 

Além disso, pensar sobre o caminho certo e seus objetivos é uma maneira de ser um profissional mais seguro. Dessa forma, você consegue tomar decisões mais assertivas e escolher os melhores caminhos e atalhos para alcançar o que deseja. 

4 perguntas para saber se você está no caminho certo

Refletir sobre a carreira é importante, mas como fazer isso? Para começar, você pode fazer uma retrospectiva da sua carreira, pensar sobre os seus objetivos profissionais e analisar o seu momento atual. 

Para te ajudar nessa missão, preparamos quatro perguntas para você fazer a si mesmo e refletir sobre a sua trajetória profissional e os caminhos que está trilhando. Veja quais são essas perguntas e de que forma elas podem te ajudar:

1 – Como está o seu autoconhecimento?

Faça um rápido exercício: se olhe no espelho e responda se você conhece bem a pessoa que está vendo ali. Questione se você sabe quais são as suas habilidades, sonhos, princípios e prioridades. 

Ficou confuso e não sabe bem o que dizer? Pois é, nem sempre estamos acostumados a trabalhar o autoconhecimento, mas ele é mais poderoso do que você pode imaginar. 

O autoconhecimento é um exercício diário de se perceber e descobrir mais sobre si mesmo. A ideia é se conhecer a ponto de tomar decisões mais conscientes, compreendendo melhor os seus sentimentos e sendo uma pessoa mais confiante. 

Quando o assunto é carreira, o autoconhecimento te ajuda a guiar a sua trajetória de forma mais segura e acertada. Para isso, faça uma retrospectiva da sua vida pessoal e profissional. Lembre quais foram as suas batalhas e conquistas, e o que ainda falta para alcançar seus sonhos. 

2 – Quais são os seus objetivos profissionais?

Definir quais são os seus objetivos profissionais é o primeiro passo para saber se você está no caminho certo. Se imagine daqui a 10 anos e pense onde você gostaria de estar profissionalmente. O que falta para chegar lá? O que ainda precisa ser feito?

Coloque no papel quais são esses objetivos e trace um plano para alcançá-los. Para ajudar e facilitar o processo, você pode definir metas profissionais para curto, médio e longo prazo. Deixe esse plano em um lugar de fácil acesso e o consulte de tempos em tempos. 

Dessa forma, você terá sempre na memória quais são os seus planos e se lembrará deles na hora de tomar uma decisão profissional.

3 – Seu trabalho te dá felicidade?

Muitas vezes, os profissionais se guiam apenas pelo retorno financeiro que um emprego oferece e, quando se dão conta, estão realizando um trabalho pouco satisfatório. Como consequência, vão ficando cada vez mais desmotivados e sem interesse pela vida profissional. 

Para muitas pessoas, a trajetória profissional certa é aquela que une as duas coisas: retorno financeiro e felicidade. Esse é o seu caso? Se sim, vale buscar uma nova oportunidade ou uma área profissional diferente que seja mais animadora e prazerosa. 

Para isso, vale fazer uma especialização, por exemplo, e encontrar novos caminhos para percorrer dentro da sua profissional. Muitas vezes, essa é uma solução para ser um profissional mais realizado.

4 – Você tem qualidade de vida no trabalho?

Na mesma linha da pergunta anterior, a ideia aqui é refletir sobre como está a sua qualidade de vida no trabalho. Você está sobrecarregado? Tem tempo para seus compromissos pessoais? E a saúde mental? Como anda?

Pode ser um desafio encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional, principalmente quando o colaborador está sobrecarregado e com excesso de função. Buscar estabelecer limites e garantir qualidade de vida também no escritório é algo fundamental para ser um profissional mais realizado.

Nesse momento, o autoconhecimento também entra para te ajudar a se sentir mais confiante para levantar essa questão com o seu gestor, se for o caso. Uma boa conversa pode contribuir para deixar a jornada mais leve e equilibrada.

Após responder essas perguntas, você vai perceber como ficou mais fácil identificar onde você está e para onde deseja ir. A partir dessas reflexões, é possível fazer escolhas mais certeiras e definir os rumos da sua trajetória profissional. 

Assim, você também consegue direcionar melhor os seus estudos e até buscar uma especialização, como a Unopar EAD, que oferece opções de pós-graduação para acelerar a sua carreira e te ajudar a trilhar o caminho certo na sua profissão.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades