Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

A Busca Pela Felicidade no Trabalho

Vivemos em um mundo cheio de competitividade, onde produzir a todo momento é fundamental para gerar excelentes resultados. Muito desse pensamento pode vir de frases como a famosa expressão “trabalhe enquanto eles dormem”, o que não necessariamente é o melhor a se fazer, pois pode acabar desenvolvendo uma rotina extremamente cansativa e danosa à saúde de quem a segue.

Não podemos esquecer que a vida não gira só em torno do trabalho e sim nos cuidados, também, com nossa vida social. Devemos ter tempo para praticar a atenção, o carinho e o lazer com a nossa família e amigos. A prática regular de exercícios físicos também se torna fundamental para uma vida saudável e, com isso, nos ajuda na preparação para nossas rotinas habituais.

blog banner desconto em pós-graduação

O que é a felicidade nos dias de hoje?

A felicidade se resume a momentos fragmentados nos dias de hoje. O ser humano não é tratado com valorização, até porque ele não é visto dessa forma, seja na vida cotidiana da sociedade ou no trabalho, e isso nunca traz bons resultados a curto prazo, muito menos a longo prazo. Aproveitar o que a vida tem a oferecer da melhor forma possível, saber se permitir descansar nos momentos possíveis, valorizar quem nos ajuda e está à nossa volta nos incentivando por cada desafio, isso é muito importante.

Muitas vezes você acaba não prestando atenção nos pequenos detalhes por estar se cegando com o resultado maior mais à frente, e isso torna a rotina cansativa, mais difícil de se lidar. Sobretudo, podemos começar direcionando a nossa visão para o colaborador nas organizações que têm os seus pensamentos “engessados”, no qual o colaborador tem que produzir e gerar resultados e não o vê como um “todo”, avaliando não só suas habilidades, mas também as suas necessidades.

É importante manter em mente que a felicidade não se resume àquilo que adquirimos, mas a um estado de espírito, nenhuma soma de prazeres se equivale à sensação genuína de felicidade. Obviamente que, a partir do momento em que você imagina ter “a vida resolvida” na questão profissional, os problemas parecem se resolver mais facilmente, mas a verdade é que, às vezes, toda essa satisfação material pode acabar se tornando supérflua.

Não se adquire materialmente o amor honesto, a amizade sincera ou a simples bondade alheia, mas se colhe com ações, pensamentos claros e a valorização do que você já possui e lutou para conseguir, de todo o seu caminho até onde você se encontra hoje. Por isso é necessário saber equilibrar a vida profissional com a pessoal, ao misturar esses dois universos você pode acabar esquecendo desses conceitos básicos e se perdendo em meio à corporação.

Inteligência emocional

Inteligência emocional vai além de saber controlar seu pensamento no meio empresarial, é uma questão psicológica que vem sendo bastante desenvolvida e procurada por contratantes. A partir do momento em que as frustrações se mostram algo pelo qual todos passam, saber lidar com elas é um atrativo à inteligência emocional e te ajuda a caminhar por veredas menos tortuosas em busca da felicidade.

Entre algumas das questões importantes que se referem ao aspecto da inteligência emocional, encontram-se a habilidade em interações interpessoais, o reconhecimento das emoções alheias, a automotivação e o autoconhecimento. Com isso você pode alcançar um resultado positivo e, ao mesmo tempo, perceber o quão influentes podem ser nossos sentimentos nos nossos comportamentos.

Todas essas características apontadas colaboram para o sucesso dentro e fora do seu ramo profissional, pois você aprende a separar sua vida corporativa da pessoal e, assim, não se cega em frente aos bons momentos que lhe são proporcionados, como um simples almoço em família que poderia acabar sendo ofuscado por um pensamento inconveniente por conta de uma mente presa ao trabalho.

Não se sobrecarregue

Há diversos prejuízos à saúde de quem não consegue realizar esse equilíbrio entre vida pessoal, social e profissional. Dentre esses contras a pessoa pode acabar desenvolvendo ansiedade, alto estresse, depressão ou, até mesmo, doenças físicas por conta da fadiga e da rotina maçante. É facilmente perceptível a necessidade de saber organizar o tempo e a sua atenção da maneira correta para poder dividi-los entre o que você considera importante ao longo da sua vida.

Tenha em mente que apenas você pode cuidar de si, apenas você possui controle sobre seus pensamentos e ações, ao fim do dia você é quem determina aquilo que o importa mais e organiza em sua mente sua rotina do dia seguinte. Os fatores externos que influenciam nossas medidas acrescentam ao agente um outro caminho que somente ele poderá escolher percorrer. É necessário que você seja seu próprio protagonista.

Além do que já foi dito anteriormente, a busca da felicidade não pode ser constante, tem que ser rotina, ser natural, já estar presente em nossas vidas todos os dias. Para que isso venha a ser praticado como rotina, o primeiro passo seria pensarmos como um “Reachbird” (um pássaro voando).

Levando em consideração o que foi supracitado, para uma abordagem final, eu te pergunto e te levo à reflexão:

Como é a Vida de um Pássaro?

Essa é fácil! Uma vida livre para atingir o objetivo que quiser, ser livre para alçar novos voos, se arriscar e ter a liberdade no trabalho para produzir o que tiver vontade, poder expor suas ideias, ter liberdade, tempo para cuidar da saúde e poder estar com amigos e família no ambiente externo aproveitando os bons momentos que a vida tem a nos oferecer!

Uma das maiores belezas a serem observadas na natureza é a capacidade de voar, ao vermos um belo pássaro voando livre por aí, um senso de liberdade pode nos fazer repensar se estamos realmente soltos e vivendo da forma que queremos. Saber viver vai além de ter, é muito mais que isso, é ser. Suas conquistas vêm à medida em que você se permite viver e, com base nisso, se aprimora para aumentar a qualidade da sua rotina e daquilo que você produz.

Isso sim é viver, ser feliz e não sobreviver

Leandro Carraco

Educador Executivo

Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente. – Érico Verissimo

Conheça nossas faculdades